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CG 150 FAN ESDI 2012 Dificuldade para funcionar fria e falhando ao esquentar - Versão de Impressão

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CG 150 FAN ESDI 2012 Dificuldade para funcionar fria e falhando ao esquentar - admin - 28-04-2024



Olá, sou Ivan, professor de mecânica de motos. Vou explicar detalhadamente e de forma simples a resolução do problema apresentado em uma Honda CG 150 FAN ESDi 2012, que estava com dificuldade para funcionar quando fria e falhando ao esquentar.

**Problemas Iniciais:**
1. **Dificuldade para Ligar Quando Fria:** A moto estava com problemas para ligar, principalmente quando o motor estava frio.
2. **Falhas ao Esquentar:** Quando o motor aquecia, a moto começava a falhar.

**Diagnóstico Inicial:**
- Verificou-se que, ao ligar a chave de ignição, as luzes indicativas de problemas não acendiam, sugerindo uma falha no sistema.

**Passos para a Solução:**

1. **Verificação do Conector e Lâmpadas Indicativas:**
  - Foi identificado que o conector das lâmpadas indicativas estava desconectado, e uma das lâmpadas estava queimada. Após a reconexão e substituição da lâmpada, foi possível realizar o diagnóstico.

2. **Códigos de Erro:**
  - A moto apresentou o código de erro número 7, indicando um problema com o sensor de temperatura (ECT - Engine Coolant Temperature).

3. **Análise da Fiação e Conectores:**
  - Foram feitas verificações detalhadas na fiação e nos conectores, incluindo reparos no chicote elétrico e limpeza de conectores.

4. **Teste do Sensor de Temperatura:**
  - Foi realizado um teste de resistência no sensor de temperatura, que indicou que o sensor estava defeituoso. Após a substituição por um sensor em bom estado, o código de erro não foi mais apresentado.

5. **Verificação do Sistema de Combustível:**
  - A pressão e a vazão da bomba de combustível foram medidas. Identificou-se que a pressão estava abaixo do esperado, indicando um problema com o refil da bomba. Após a substituição do refil, a pressão retornou ao normal.
  - Foi também identificado um problema com o regulador de pressão da bomba, que foi substituído.

6. **Reset no Mapa de Combustível:**
  - Foi realizado um reset no mapa de combustível, que havia sido alterado devido ao sensor de temperatura defeituoso.

7. **Testes Finais:**
  - Após todas as correções, a moto foi testada novamente e funcionou corretamente.

**Conclusão:**
Este caso ilustra a importância de uma abordagem sistemática e abrangente no diagnóstico de problemas mecânicos e elétricos em motocicletas. A utilização de ferramentas adequadas, como multímetros e manômetros, e o conhecimento técnico são fundamentais para identificar e solucionar problemas complexos de forma eficaz.