Fóruns
Sistema de Partida da Pcx 150 2014 passo a Passo - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19)
+---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22)
+---- Tópico: Sistema de Partida da Pcx 150 2014 passo a Passo (/showthread.php?tid=5645)



Sistema de Partida da Pcx 150 2014 passo a Passo - admin - 03-05-2024



Olá, aprendizes de mecânica de motocicletas! Eu sou Ivan, e hoje vamos mergulhar no sistema de partida da Honda PCX 150, modelo 2014. Vou explicar detalhadamente o processo, utilizando um diagrama elétrico para facilitar o entendimento.

### Sistema de Partida da Honda PCX 150 2014:

1. **Bateria:**
  - A bateria é a fonte de energia. Ela tem dois terminais principais: positivo e negativo.
  - O fio vermelho sai do polo positivo e se direciona para o relé de partida e de carga.
  - O fio verde conectado ao polo negativo serve como aterramento.

2. **Relé de Partida:**
  - O relé de partida é crucial para iniciar o processo de ignição.
  - Ele recebe energia do fio vermelho vindo da bateria.

3. **Fusíveis:**
  - Há fusíveis importantes no circuito: um fusível principal de 20 amperes e um secundário de 10 amperes.
  - O fusível de 20A está ligado a um fio vermelho com uma listra branca, que se dirige ao relé principal.
  - O fusível de 10A está conectado a um fio vermelho que passa pela chave de ignição.

4. **Chave de Ignição:**
  - Quando a chave de ignição é ativada, ela altera o fluxo de energia de um fio vermelho com listra branca para um fio preto com listra branca.
  - Isso ativa o relé principal, permitindo a passagem da corrente.

5. **Circuito de Partida:**
  - Ao pressionar o botão de partida, a corrente flui do fio rosa (que é ativado pelo inibidor de partida) para um fio amarelo com listra verde, que se conecta à ECM (Engine Control Module).
  - A ECM, ao receber o sinal, ativa o relé de partida enviando um sinal negativo através de um fio amarelo, que completa o circuito necessário para iniciar o motor.

6. **Funcionamento do Relé de Partida:**
  - O relé de partida jumpeia os fios vermelho com branco e vermelho com preto, garantindo que a corrente chegue ao motor de partida.
  - Este processo é o que efetivamente inicia o motor da motocicleta.

7. **Inibidores de Partida:**
  - A PCX 150 tem inibidores de partida, como o sensor de cavalete lateral, que impedem a partida do motor se não estiverem na posição correta.

### Diagnóstico e Testes:

- **Uso do Multímetro:**
  - Para diagnosticar problemas no sistema de partida, o uso de um multímetro é essencial.
  - Teste os pontos de conexão para verificar se a voltagem está correta em diferentes estágios do circuito de partida.

- **Verificação dos Fusíveis e Relés:**
  - Verifique se os fusíveis estão em bom estado e se os relés estão funcionando corretamente.

### Dicas para Aprendizes:

1. **Estudo do Diagrama Elétrico:**
  - Familiarize-se com o diagrama elétrico da PCX 150 para entender como os componentes estão conectados.

2. **Prática Cuidadosa:**
  - Ao fazer testes, seja cuidadoso para não causar curtos-circuitos ou danos aos componentes elétricos.

3. **Compreensão do Sistema:**
  - Entenda que cada componente tem um papel específico no sistema de partida e que qualquer falha pode impedir o funcionamento correto da motocicleta.

4. **Consulta aos Manuais de Serviço:**
  - Consulte sempre os manuais de serviço para procedimentos específicos e detalhes técnicos.

Lembrando que a prática e o estudo contínuo são fundamentais para se tornar um mecânico competente. Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o sistema de partida da Honda PCX 150 2014. Com dedicação e atenção aos detalhes, você será capaz de diagnosticar e resolver problemas em sistemas elétricos de motocicletas com confiança. Boa sorte em seus estudos e práticas!