C20 4.1 - SISTEMA MOTRONIC M2.8.1 - MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: C20 4.1 - SISTEMA MOTRONIC M2.8.1 - MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA (/showthread.php?tid=1576) |
C20 4.1 - SISTEMA MOTRONIC M2.8.1 - MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA - Sr.Big - 22-05-2020 Solução de Emergência e Definitiva para o Problema de Partida no Chevrolet C20 4.1 com Sistema Motronic M2.8.1 Quando um veículo, como o Chevrolet C20 com motor 4.1 e sistema de injeção eletrônica Motronic M2.8.1, apresenta o problema de "motor gira, mas não pega", um dos culpados mais comuns é o relê principal queimado. Entender o funcionamento dos relês no sistema de injeção eletrônica e como improvisar soluções de emergência pode ser crucial para mecânicos, especialmente quando a opção de rebocar o veículo não é ideal. Identificando a Causa do Problema: Relê Principal Queimado O relê principal é um componente elétrico fundamental no sistema de injeção eletrônica do motor. Ele é responsável por alimentar a Unidade de Controle Eletrônico (UCE), que gerencia o funcionamento de diversos sensores e atuadores do motor, incluindo a bomba de combustível. Se o relê principal estiver queimado, o circuito de alimentação da UCE fica interrompido, impedindo o motor de funcionar, embora ele ainda gire ao dar a partida. Relês e Seu Funcionamento no Chevrolet C20 4.1: - Relê Principal: Controla a alimentação de diversos componentes críticos do sistema de injeção, como a UCE. - Relê da Bomba de Combustível: Controla o acionamento da bomba de combustível, que pressuriza o sistema de injeção para permitir que o combustível chegue aos injetores. Solução de Emergência para Levar o Veículo à Oficina sem Rebocá-lo Se o relê principal estiver queimado e você precisar levar o veículo até a oficina sem usar um reboque, existe uma solução prática que pode ser aplicada: 1. Trocar o Relê Principal pelo Relê da Bomba de Combustível: - Procedimento: 1. Localização dos Relês: No Chevrolet C20, os relês geralmente estão localizados na caixa de fusíveis, sob o capô, perto da parede corta-fogo. 2. Identificação e Troca: Identifique o relê principal e o relê da bomba de combustível. Retire o relê da bomba de combustível e coloque-o no lugar do relê principal queimado. 3. Ajuste do Sistema de Combustível: O sistema agora usará o interruptor de pressão do óleo para acionar a bomba de combustível. Esse interruptor é uma redundância presente em vários veículos GM, incluindo Monza, Kadett, Ipanema EFI, S10, Blazer, Omega 2.2 e 4.1. Quando a pressão do óleo atinge um certo nível durante a partida, o interruptor fecha o circuito e a bomba de combustível é acionada, permitindo que o motor funcione. - Resultado: Esta solução permite que o motor funcione e o veículo seja dirigido até a oficina para uma reparação adequada. Ferramentas Necessárias para a Solução de Emergência: - Chave de fenda ou alicate de bico: Para retirar os relês de seus encaixes. - Manual do proprietário ou diagrama elétrico do veículo: Para localizar e identificar corretamente os relês. Solução Definitiva: Substituição do Relê Danificado e Inspeção do Chicote Elétrico Após levar o veículo à oficina, é fundamental aplicar uma solução definitiva para o problema: 1. Substituição do Relê Danificado: - Compra de Novo Relê: Adquira um relê novo que corresponda às especificações do relê principal original. Certifique-se de que ele é compatível com o sistema Motronic M2.8.1. - Instalação do Novo Relê: Substitua o relê principal queimado pelo novo, garantindo que ele esteja bem encaixado na caixa de fusíveis. 2. Inspeção do Chicote Elétrico: - Ferramentas Necessárias: - Multímetro: Para verificar a continuidade e identificar possíveis curtos-circuitos. - Fita isolante e conectores de reparo: Para consertar quaisquer falhas no chicote elétrico. - Verificação Completa: Use o multímetro para inspecionar o chicote elétrico que alimenta o relê principal e outros componentes associados. Verifique se há fios danificados, conectores corroídos ou curtos-circuitos que possam ter causado a queima do relê. - Reparo do Chicote (se necessário): Repare ou substitua as seções danificadas do chicote para evitar problemas futuros. Observações Adicionais sobre Veículos GM com Interruptores de Pressão de Óleo: Nos modelos como Monza, Kadett, Ipanema EFI, S10, Blazer e Omega 2.2 e 4.1, o sistema de combustível tem um interruptor de pressão de óleo que pode acionar a bomba de combustível, além do relê específico. Esta redundância é útil como uma solução de emergência, mas é importante notar que o motor pode ter dificuldade de partida ou partida prolongada usando esse método. - Dicas para os Aprendizes: - Sempre verifique o estado dos relês durante a manutenção preventiva: Relês danificados ou desgastados podem causar falhas intermitentes ou completas. - Esteja ciente de que a solução de emergência não é uma solução a longo prazo: Embora trocar os relês possa ser uma maneira rápida de sair de uma situação difícil, a falha subjacente deve ser corrigida para evitar problemas futuros. - Familiarize-se com o diagrama elétrico do veículo: Isso ajudará a identificar relês, fusíveis e outras conexões críticas durante a solução de problemas. Ao seguir essas orientações e práticas de diagnóstico, os aprendizes de mecânica estarão melhor preparados para lidar com falhas elétricas e compreender a importância dos relês no sistema de injeção eletrônica, garantindo um reparo seguro e eficaz para veículos como o Chevrolet C20 e outros modelos GM. |