CORSA 1.6 MPFI - NA FASE FRIA O MOTOR NÃO TINHA POTÊNCIA, DAVA ESTOUROS PELA ADMISSÃO - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: CORSA 1.6 MPFI - NA FASE FRIA O MOTOR NÃO TINHA POTÊNCIA, DAVA ESTOUROS PELA ADMISSÃO (/showthread.php?tid=1582) |
CORSA 1.6 MPFI - NA FASE FRIA O MOTOR NÃO TINHA POTÊNCIA, DAVA ESTOUROS PELA ADMISSÃO - Sr.Big - 22-05-2020 Resolvendo Problemas de Baixa Potência e Estouro na Admissão no Chevrolet Corsa 1.6 MPFI Durante a Fase Fria
Um problema comum em veículos como o Chevrolet Corsa 1.6 MPFI é a falta de potência e os estouros pela admissão durante a fase fria do motor. Essa situação pode ser frustrante para o motorista e desafiadora para o mecânico, especialmente quando o diagnóstico inicial não encontra falhas óbvias. Vamos explorar este problema em detalhe, entender as causas e aprender como corrigi-lo corretamente. Diagnóstico: Falta de Potência e Estouro na Admissão Durante a Fase Fria Quando um motor apresenta falta de potência e estoura pela admissão ao estar frio, a primeira reação é verificar os sistemas básicos que poderiam causar esses sintomas. No caso do Chevrolet Corsa 1.6 MPFI, um diagnóstico completo foi realizado sem encontrar problemas evidentes. Etapas de Diagnóstico Realizadas:
Causa Identificada: Vazão Inadequada dos Eletro-Injetores Após identificar que o motor estava com uma mistura pobre de ar-combustível, a próxima etapa foi investigar os eletro-injetores. Eles foram removidos para teste em bancada, e foi constatado que a vazão dos injetores era muito baixa para um motor 1.6. Descobriu-se que os injetores instalados eram, na verdade, de um motor 1.0. Essa diferença na especificação dos componentes levou ao problema de falta de potência e estouros pela admissão, pois os injetores de menor vazão não conseguiam fornecer a quantidade necessária de combustível para o motor 1.6. Importância dos Eletro-Injetores Corretos: - Eletro-injetores de 1.0 vs. 1.6: Os injetores de um motor 1.0 têm uma vazão menor, projetada para um motor com menor demanda de combustível. No motor 1.6, eles não conseguem suprir a quantidade de combustível necessária, resultando em mistura pobre e problemas de desempenho. - Mistura Pobre e Sintomas: Uma mistura pobre pode causar uma combustão incompleta, resultando em falta de potência e estouros pela admissão, especialmente em temperaturas frias quando o motor exige uma mistura mais rica. Solução: Substituição dos Eletro-Injetores por Outros de Aplicação Correta A solução para esse problema é substituir os eletro-injetores inadequados pelos injetores corretos para o motor 1.6 MPFI. A seguir, apresentamos um procedimento passo a passo para a substituição dos eletro-injetores: Ferramentas Necessárias:
Procedimento de Substituição dos Eletro-Injetores:
Comentário Adicional: Este caso destaca a importância de verificar a procedência dos componentes, especialmente em veículos que passaram por sinistros ou furtos. Muitas vezes, peças de desmanche são usadas sem verificar sua compatibilidade com o modelo e tipo de motor, o que pode causar problemas graves de desempenho. Mecânicos devem sempre investigar a origem de qualquer peça e garantir que ela seja a aplicação correta para o veículo. Isso evita retrabalho, melhora o desempenho do motor e garante a satisfação do cliente. Conclusão: Com essas informações, os aprendizes de mecânica aprenderão a importância de selecionar corretamente os componentes de um veículo, especialmente em sistemas de injeção, para evitar problemas de mistura pobre e manter o motor funcionando suavemente.
|