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CORSA MPFI – SÓ LIGA UM DOS ELETROVENTILADORES E NA 2A VELOCIDADE - Versão de Impressão

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CORSA MPFI – SÓ LIGA UM DOS ELETROVENTILADORES E NA 2A VELOCIDADE - Sr.Big - 22-05-2020

Diagnóstico e Solução para o Problema de Funcionamento dos Eletroventiladores no Chevrolet Corsa MPFI: Chicote Interrompido

O sistema de arrefecimento no Chevrolet Corsa MPFI depende de dois eletroventiladores que trabalham em conjunto para garantir que o motor opere em uma faixa de temperatura segura. Quando um dos eletroventiladores não funciona ou só funciona na segunda velocidade, é sinal de um problema elétrico que precisa ser corrigido. Vamos entender o problema, como diagnosticá-lo e a solução recomendada.



Diagnóstico: Apenas um Eletroventilador Funciona e Somente na Segunda Velocidade

No Chevrolet Corsa MPFI, existem dois eletroventiladores: um primário e um secundário. Eles são controlados por relês que regulam suas velocidades. Neste caso, o problema é que apenas um dos eletroventiladores está funcionando, e apenas na segunda velocidade. Para entender o problema, é necessário analisar como o circuito elétrico dos relês e dos eletroventiladores está configurado.

Detalhes do Diagnóstico:
  • Na 1ª velocidade, ambos os eletroventiladores deveriam operar em série, mas o relê do eletroventilador 1 não está sendo acionado devido à interrupção no chicote próximo ao terminal 85 do relê.
  • Na 2ª velocidade, o eletroventilador 1 deveria funcionar independentemente, mas continua desligado pelo mesmo motivo - o contato 30/87 do relê do eletroventilador 1 permanece aberto.
  • O eletroventilador 2 na 2ª velocidade opera em um circuito separado que não depende do relê defeituoso, por isso ele funciona normalmente.

Essa configuração indica que o problema está no chicote elétrico próximo ao terminal 85 do relê do eletroventilador 1, que é responsável por energizar a bobina do relê e permitir que o contato 30/87 feche, completando o circuito.



Causa Identificada: Chicote Interrompido Próximo ao Terminal 85 do Relê do Eletroventilador 1

O problema é causado por uma interrupção no chicote elétrico que leva o sinal ao terminal 85 do relê do eletroventilador 1. Essa interrupção impede que a bobina do relê seja energizada, resultando no contato 30/87 permanecendo aberto e, consequentemente, o eletroventilador 1 não opera na 1ª velocidade. Na 2ª velocidade, o circuito ainda depende do fechamento do contato 30/87 do relê do eletroventilador 1, que também não ocorre devido ao mesmo problema de chicote.

Como o Chicote Interrompido Afeta o Sistema de Arrefecimento?
- Falta de Comando para o Relê do Eletroventilador 1: A ausência de comando no terminal 85 impede que o relê funcione, mantendo o circuito aberto e impedindo que o eletroventilador 1 funcione nas velocidades necessárias.
- Dependência dos Eletroventiladores para o Arrefecimento Adequado: O não funcionamento correto dos eletroventiladores pode levar ao superaquecimento do motor, especialmente em trânsito lento ou em dias quentes.



Solução: Refazer o Chicote, Eliminando a Interrupção

A solução para este problema é refazer o chicote elétrico, eliminando a interrupção que impede o funcionamento correto do relê do eletroventilador 1. Este procedimento garante que ambos os eletroventiladores operem conforme projetado pelo sistema de arrefecimento do veículo.

Ferramentas Necessárias:
  • Multímetro: Para verificar a continuidade do chicote e identificar o ponto exato da interrupção.
  • Ferro de solda e estanho: Para refazer as conexões do chicote, garantindo uma conexão segura.
  • Alicate de corte e decapagem: Para cortar o fio danificado e preparar as extremidades para a solda.
  • Fita isolante e tubo termo-retrátil: Para isolar as conexões reparadas e protegê-las contra umidade e danos futuros.

Procedimento para Refazer o Chicote Elétrico do Eletroventilador:
  1. Desconectar a Bateria: Sempre desconecte a bateria para evitar curtos-circuitos e garantir a segurança durante o trabalho elétrico.
  2. Localizar a Interrupção no Chicote Próximo ao Terminal 85 do Relê do Eletroventilador 1: Use o multímetro para verificar a continuidade do chicote elétrico. Siga o fio desde o relê até o ponto onde o sinal está interrompido.
  3. Cortar e Preparar o Fio para Reparo: Use o alicate de corte para remover a seção danificada do chicote. Decape as extremidades dos fios restantes com o alicate de decapagem.
  4. Refazer a Conexão com Solda: Utilize o ferro de solda e estanho para unir as extremidades dos fios de forma segura. Isso garantirá que a conexão seja durável e resistente a vibrações.
  5. Isolar a Conexão com Fita Isolante e Tubo Termo-Retrátil: Proteja a conexão com fita isolante e finalize com tubo termo-retrátil para evitar umidade e garantir durabilidade.
  6. Verificar o Funcionamento dos Eletroventiladores: Reconecte a bateria e teste o funcionamento dos eletroventiladores em ambas as velocidades. O funcionamento correto deve ser restabelecido.
  7. Revisar o Sistema de Arrefecimento: Teste o veículo em diferentes condições para garantir que os eletroventiladores operem corretamente e o motor mantenha a temperatura adequada.



Comentário Adicional:

Os problemas de chicote interrompido são comuns em veículos que passaram por reparos ou modificações, especialmente se a fiação não foi protegida ou instalada corretamente. É fundamental, ao lidar com sistemas elétricos de veículos, garantir conexões firmes e isoladas para evitar problemas como o descrito.

A manutenção adequada dos sistemas elétricos e a verificação regular dos chicotes elétricos garantem a longevidade do sistema de arrefecimento e previnem falhas que podem resultar em danos graves ao motor.

Conclusão: Com essas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais capacitados para diagnosticar e reparar falhas nos sistemas de eletroventiladores do Chevrolet Corsa MPFI, assegurando que o sistema de arrefecimento funcione corretamente para manter o motor na temperatura ideal.