CORSA MPFI – SÓ LIGA UM DOS ELETROVENTILADORES E NA 2A VELOCIDADE - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: CORSA MPFI – SÓ LIGA UM DOS ELETROVENTILADORES E NA 2A VELOCIDADE (/showthread.php?tid=1588) |
CORSA MPFI – SÓ LIGA UM DOS ELETROVENTILADORES E NA 2A VELOCIDADE - Sr.Big - 22-05-2020 Diagnóstico e Solução para o Problema de Funcionamento dos Eletroventiladores no Chevrolet Corsa MPFI: Chicote Interrompido
O sistema de arrefecimento no Chevrolet Corsa MPFI depende de dois eletroventiladores que trabalham em conjunto para garantir que o motor opere em uma faixa de temperatura segura. Quando um dos eletroventiladores não funciona ou só funciona na segunda velocidade, é sinal de um problema elétrico que precisa ser corrigido. Vamos entender o problema, como diagnosticá-lo e a solução recomendada. Diagnóstico: Apenas um Eletroventilador Funciona e Somente na Segunda Velocidade No Chevrolet Corsa MPFI, existem dois eletroventiladores: um primário e um secundário. Eles são controlados por relês que regulam suas velocidades. Neste caso, o problema é que apenas um dos eletroventiladores está funcionando, e apenas na segunda velocidade. Para entender o problema, é necessário analisar como o circuito elétrico dos relês e dos eletroventiladores está configurado. Detalhes do Diagnóstico:
Essa configuração indica que o problema está no chicote elétrico próximo ao terminal 85 do relê do eletroventilador 1, que é responsável por energizar a bobina do relê e permitir que o contato 30/87 feche, completando o circuito. Causa Identificada: Chicote Interrompido Próximo ao Terminal 85 do Relê do Eletroventilador 1 O problema é causado por uma interrupção no chicote elétrico que leva o sinal ao terminal 85 do relê do eletroventilador 1. Essa interrupção impede que a bobina do relê seja energizada, resultando no contato 30/87 permanecendo aberto e, consequentemente, o eletroventilador 1 não opera na 1ª velocidade. Na 2ª velocidade, o circuito ainda depende do fechamento do contato 30/87 do relê do eletroventilador 1, que também não ocorre devido ao mesmo problema de chicote. Como o Chicote Interrompido Afeta o Sistema de Arrefecimento? - Falta de Comando para o Relê do Eletroventilador 1: A ausência de comando no terminal 85 impede que o relê funcione, mantendo o circuito aberto e impedindo que o eletroventilador 1 funcione nas velocidades necessárias. - Dependência dos Eletroventiladores para o Arrefecimento Adequado: O não funcionamento correto dos eletroventiladores pode levar ao superaquecimento do motor, especialmente em trânsito lento ou em dias quentes. Solução: Refazer o Chicote, Eliminando a Interrupção A solução para este problema é refazer o chicote elétrico, eliminando a interrupção que impede o funcionamento correto do relê do eletroventilador 1. Este procedimento garante que ambos os eletroventiladores operem conforme projetado pelo sistema de arrefecimento do veículo. Ferramentas Necessárias:
Procedimento para Refazer o Chicote Elétrico do Eletroventilador:
Comentário Adicional: Os problemas de chicote interrompido são comuns em veículos que passaram por reparos ou modificações, especialmente se a fiação não foi protegida ou instalada corretamente. É fundamental, ao lidar com sistemas elétricos de veículos, garantir conexões firmes e isoladas para evitar problemas como o descrito. A manutenção adequada dos sistemas elétricos e a verificação regular dos chicotes elétricos garantem a longevidade do sistema de arrefecimento e previnem falhas que podem resultar em danos graves ao motor. Conclusão: Com essas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais capacitados para diagnosticar e reparar falhas nos sistemas de eletroventiladores do Chevrolet Corsa MPFI, assegurando que o sistema de arrefecimento funcione corretamente para manter o motor na temperatura ideal.
|