KADETT EFI – MOTOR TEM PARTIDA, MAS ÀS VEZES APAGA EM SEGUIDA - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: KADETT EFI – MOTOR TEM PARTIDA, MAS ÀS VEZES APAGA EM SEGUIDA (/showthread.php?tid=1591) |
KADETT EFI – MOTOR TEM PARTIDA, MAS ÀS VEZES APAGA EM SEGUIDA - Sr.Big - 22-05-2020 Resolvendo o Problema de Desligamento Intermitente do Motor no Chevrolet Kadett EFI: Substituição do Corretor da Marcha Lenta
No Chevrolet Kadett EFI, o problema de o motor apagar logo após a partida pode ser desafiador de diagnosticar, especialmente quando ocorre de forma intermitente e sem a geração de códigos de falhas na Unidade de Controle Eletrônico (UCE). Vamos explorar o problema, identificar a causa e aplicar a solução adequada. Diagnóstico: Motor Apaga Após a Partida de Forma Intermitente Quando o motor de um Kadett EFI dá partida, mas ocasionalmente apaga em seguida, o problema pode estar relacionado a componentes que regulam a marcha lenta e o fluxo de ar no motor. A dificuldade no diagnóstico se deve ao fato de que, muitas vezes, o problema ocorre de maneira intermitente e não é registrado na UCE como um código de falha. Observações Importantes:
Causa Identificada: Defeito Mecânico no Corretor da Marcha Lenta A causa do problema foi identificada como um defeito mecânico no corretor da marcha lenta. Embora a resistência elétrica do componente estivesse dentro dos valores especificados, o defeito mecânico impedia o perfeito funcionamento. O corretor da marcha lenta (também conhecido como atuador de marcha lenta ou IAC - Idle Air Control) é responsável por controlar a quantidade de ar que entra no motor quando o acelerador está fechado, mantendo a marcha lenta estável. Como o Defeito no Corretor da Marcha Lenta Causa o Problema? - Controle Inadequado da Marcha Lenta: Um corretor de marcha lenta com defeito pode não abrir ou fechar corretamente, resultando em um fornecimento inadequado de ar ao motor. Isso pode fazer com que o motor apague logo após a partida. - Falha Intermitente: O defeito pode não ser constante, fazendo com que o problema apareça apenas ocasionalmente, dificultando o diagnóstico. Solução: Substituição do Corretor da Marcha Lenta A solução para o problema é substituir o corretor da marcha lenta defeituoso por um novo que esteja dentro das especificações e funcione corretamente. Ferramentas Necessárias:
Procedimento para Substituição do Corretor da Marcha Lenta:
Comentário Adicional: Substituir o corretor da marcha lenta é uma tarefa relativamente simples, mas fundamental para manter a estabilidade da marcha lenta do motor e evitar desligamentos repentinos. Ao realizar a substituição, é sempre bom limpar o alojamento e garantir que o novo componente esteja funcionando perfeitamente. A limpeza da memória da UCE pode ser necessária em alguns casos para garantir que todos os parâmetros estejam ajustados ao novo corretor. Garantir que todos os componentes de controle de marcha lenta estejam em boas condições é crucial para a operação suave e eficiente do motor, especialmente em veículos com sistemas de injeção eletrônica mais antigos, como o Kadett EFI. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão melhor preparados para diagnosticar e solucionar problemas de marcha lenta em veículos como o Chevrolet Kadett EFI, assegurando um desempenho confiável e seguro do motor.
|