GM Vectra 2.2 8V - Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: GM Vectra 2.2 8V - Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável. (/showthread.php?tid=1698) |
GM Vectra 2.2 8V - Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável. - Sr.Big - 26-05-2020 Marca: GM Sistema: Injeção Modelo: Vectra Fabricante: Bosch Motor: 2.2 8V Versão: M1.5.4 Ano: 1998 Combustível: Gasolina Problema: Luz da injeção acesa direto e marcha-lenta instável. Retorno do scanner: Não utilizado. Histórico/Causa do Problema: Não dispondo de scanner na ocasião foi efetuado um jump (ponte) entre os pinos 4 e 6 da tomada de diagnose situada sob a alavanca do freio-de-mão. Ao ligar a chave foi obtido o código de piscadas 39 que indica alta voltagem da sonda lâmbda. Substituída a sonda lâmbda o defeito persistiu! Colhendo informações sobre o histórico do veículo junto ao cliente, soubemos que o veículo havia trabalhado com gás durante um período. Analisando sobre possíveis conseqüências em função do uso gás decidimos medir vazamentos nos cilindros e pressão de compressão. Curioso é que a pressão de compressão estava normal, porém identificamos uma minúscula perda no teste de vazamento de cilindros entre os cilindros 2 e 3. Removido o cabeçote identificamos uma falha mínima na vedação da junta entre os cilindros 2 e 3. Substituída a junta do cabeçote o defeito foi sanado. Solução: Reparo do cabeçote. Esclarecimentos Adicionais: O uso do gás promove na câmara de combustão um ambiente de temperatura mais elevada e mais desprovido de lubrificação em relação à gasolina (uma espécie de ressecamento), que a longo prazo pode implicar em conseqüências indesejáveis nos componentes do cabeçote. |