GM S-10 2.8 Turbo - Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: GM S-10 2.8 Turbo - Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM. (/showthread.php?tid=1761) |
GM S-10 2.8 Turbo - Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM. - Sr.Big - 28-05-2020 Marca: GM - Chevrolet Sistema: Injeção Modelo: S10 Fabricante: Bosch Motor: 2.8 Turbo Versão: EDC 16C9 (Common Rail) Ano: 2008 Combustível: Diesel Problema: Motor falha, “amarra” e perde potência ao atingir 3000 RPM. Retorno do scanner: Código P0234 - Falha no controle da pressão do turbo. Histórico/Causa do Problema: Esse modelo possui uma eletroválvula de 3 vias de controle da pressão do turbo situada na parte posterior do cabeçote junto ao reservatório de óleo da direção hidráulica. A eletroválvula atua controlando o vácuo oriundo da câmara de vácuo sobre a válvula "wastegate" (válvula pneumática que controla o fluxo de gases de escape sobre a turbina). Uma das vias da eletroválvula, é ligada a atmosfera e fica com a tomada (ponta) voltada para cima, sujeita à obstrução por sujeiras do ambiente externo, o que de fato constatamos ao examinarmos a peça. Com a eletroválvula obstruída não havia controle sobre a pressão do turbo que subia exageradamente ocasionando a falha. O defeito foi resolvido quando fizemos uma limpeza e eliminamos a obstrução, além disso, para evitar a repetição do problema, instalamos na eletroválvula uma mangueira de 30cm aproximadamente com a ponta voltada para uma região mais protegida no vão do motor. Solução: Limpeza e eliminação da obstrução na eletroválvula de controle da pressão do, turbo. |