GM CLASSIC 2011 Só acelera até 3000 RPM - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: GM CLASSIC 2011 Só acelera até 3000 RPM (/showthread.php?tid=1925) |
GM CLASSIC 2011 Só acelera até 3000 RPM - Sr.Big - 01-06-2020 Neste vídeo da série "CarboDicas", o mecânico Sandro aborda um problema com um GM Classic 2011 que apresenta dificuldades no sistema eletrônico de controle de aceleração. Vamos detalhar o diagnóstico e a abordagem para resolver o problema: ### Descrição do Problema: - **Modelo do Veículo**: GM Classic 2011. - **Sintomas**: - A aceleração do veículo fica limitada a aproximadamente 3000 RPM. - Luz da injeção acesa. - Problemas relacionados ao sistema eletrônico de controle de aceleração. ### Diagnóstico Inicial: 1. **Análise do Módulo**: - Suspeita de que o módulo de controle do veículo (ECU - Unidade de Controle Eletrônico) pode estar com defeito. - Outro veículo (referido como "aquele carro lá") tem um módulo com problemas similares. 2. **Problema com o MAP (Sensor de Pressão do Coletor de Admissão)**: - O sensor MAP está travado e mostra leituras altas. - Ao acelerar, o MAP não muda conforme esperado, indicando um problema. 3. **Testes Realizados**: - Teste da resposta do MAP ao acelerar. - Avaliação em marcha lenta revelou que o módulo tem um problema de controle de aceleração. - Identificação de múltiplos códigos de erro relacionados ao atuador de borboleta e ao sistema de controle de borboleta. ### Solução Proposta: - **Reparo do Módulo de Controle**: - O foco inicial é reparar o módulo do carro para resolver os problemas de controle de aceleração. - Solução do problema do MAP para evitar confusões adicionais no diagnóstico. ### Conclusão e Lições para Aprendizes: - **Análise Cuidadosa**: A importância de analisar cuidadosamente os sintomas e os códigos de erro para entender a raiz do problema. - **Uso de Referências**: Comparação com um veículo semelhante pode ser útil para identificar problemas comuns e validar diagnósticos. - **Entendimento dos Componentes**: Conhecimento sobre como diferentes componentes, como o MAP e o sistema de controle de aceleração, afetam o desempenho do veículo. - **Reparo Preciso**: Foco no reparo preciso do módulo e do sensor para garantir que o problema seja completamente resolvido. Este vídeo é um excelente recurso para aprendizes de mecânica automotiva, mostrando a importância de um diagnóstico detalhado e a necessidade de entender a interação dos diferentes sistemas eletrônicos em um veículo moderno. |