Scanner | Quase Trocou Catalisador... Mas Não Era! - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: Scanner | Quase Trocou Catalisador... Mas Não Era! (/showthread.php?tid=1929) |
Scanner | Quase Trocou Catalisador... Mas Não Era! - Sr.Big - 01-06-2020 Neste vídeo, o técnico automotivo trata de um problema comum em diagnósticos de veículos, particularmente em um GM Corsa 1.0 com motor VHC flex. O veículo estava apresentando problemas de partida e funcionamento irregular. Vamos detalhar o processo de diagnóstico e correção do problema, de forma simples para aprendizes de mecânica: ### Problema do Veículo: - **Modelo**: GM Corsa 1.0 motor VHC flex. - **Sintomas**: Dificuldade na partida, funcionamento irregular e falhas no motor. ### Diagnóstico com Scanner: 1. **Verificação Inicial**: - Nenhuma falha armazenada foi encontrada inicialmente no sistema de diagnóstico do veículo. 2. **Reconhecimento do Combustível**: - Foi identificado que o carro estava rodando com etanol, mas possivelmente o sistema estava reconhecendo como gasolina. - O técnico reprogramou o sistema para reconhecer corretamente o etanol. 3. **Teste de Partida e Funcionamento**: - Após a reprogramação, o veículo iniciou e funcionou corretamente, sem os estouros anteriores. 4. **Análise das Sondas Lambda**: - Foram realizadas leituras das sondas lambda (sensores de oxigênio) antes e depois do catalisador, utilizando o gráfico do scanner. - A sonda 1 (antes do catalisador) deve variar entre 100 a 1000 milivolts, indicando uma mistura rica ou pobre de combustível. - A sonda 2 (depois do catalisador) deve manter uma leitura mais estável, em torno de 600 a 700 milivolts. ### Conclusão: - **Correção do Problema**: A reprogramação do sistema para reconhecer corretamente o etanol foi suficiente para corrigir o problema de partida e funcionamento. - **Importância do Diagnóstico Correto**: O técnico enfatiza a importância de não trocar peças desnecessariamente e de realizar um diagnóstico preciso antes de proceder com reparos. - **Uso do Scanner**: Ferramenta crucial para diagnóstico, permitindo uma análise detalhada e correta do sistema do veículo. ### Lições para Aprendizes: - **Diagnóstico Antes de Reparo**: Sempre diagnostique o problema completamente antes de substituir peças. - **Compreensão dos Sintomas**: Entender os sintomas e como eles se relacionam com diferentes sistemas do veículo é fundamental. - **Habilidade no Uso de Ferramentas**: Aprender a interpretar corretamente os dados fornecidos por scanners e outras ferramentas de diagnóstico é essencial. Este vídeo é um exemplo prático de como um diagnóstico bem executado pode evitar reparos desnecessários e custosos, enfatizando a importância da compreensão técnica e do uso correto das ferramentas de diagnóstico. |