S10 desligando intermitente, não pega, Como foi resolvido. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Chevrolet - GM - Opel (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=76) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=79) +---- Tópico: S10 desligando intermitente, não pega, Como foi resolvido. (/showthread.php?tid=1932) |
S10 desligando intermitente, não pega, Como foi resolvido. - Sr.Big - 01-06-2020 Explicando de forma simples para aprendizes de mecânica, o vídeo aborda a resolução de um problema de desligamento intermitente em uma S10 Diesel com sistema EDC15C9. Vamos detalhar o processo: ### Problema Inicial: - **Veículo**: S10 Diesel com sistema EDC15C9. - **Sintoma**: Desligamento intermitente e dificuldade em ligar novamente. - **Diagnóstico Inicial**: Outra oficina sugeriu que o problema era na válvula reguladora de pressão Mprop, mas o proprietário estava em dúvida. ### Processo de Diagnóstico e Solução: 1. **Análise Crítica**: - O mecânico enfatizou a importância de um diagnóstico preciso, comparando com a ingestão de coxinha e dor de barriga – não se pode assumir a mesma causa para todos os casos. 2. **Verificação no Local**: - Quando o carro apresentou o problema novamente, o mecânico foi chamado para uma verificação direta. - Em apenas dois minutos, ele identificou que o problema não era a válvula Mprop. 3. **Diagnóstico de Erros**: - O veículo apresentava cerca de dez erros registrados. - O mecânico apagou a memória de erros e reiniciou o veículo, observando que o erro do sensor de rotação persistia. 4. **Teste do Sensor de Rotação**: - Antes de substituir o sensor de rotação, o mecânico realizou testes para confirmar se o problema estava no sensor, no conector, ou no chicote (cabo). - Ele testou a resistência entre os pinos do sensor, observando variações significativas ao mexer no cabo, indicando um curto-circuito. 5. **Conclusão do Diagnóstico**: - O sensor de rotação estava com problemas devido a um curto-circuito causado pelo desgaste dos fios. - O mecânico aconselhou a substituição do sensor após confirmar que o problema não estava no chicote ou no conector. 6. **Autópsia do Sensor**: - Ao inspecionar o sensor mais detalhadamente, constatou-se que os fios estavam desgastados e esfarelando, o que causava os curtos-circuitos e o desligamento intermitente do veículo. ### Aprendizados Chave para Aprendizes: - **Importância do Diagnóstico Completo**: Não assumir que o problema é sempre o mesmo componente. Cada caso deve ser investigado individualmente. - **Testes Elétricos**: Entender como realizar testes de resistência e verificar conexões é crucial. - **Cuidado na Substituição de Componentes**: Antes de substituir qualquer peça, confirme se é realmente necessária a substituição. - **Análise de Conectores e Chicotes**: Frequentemente, o problema pode estar nas conexões ou no desgaste dos cabos, não apenas no componente em si. Este caso realça a importância de um diagnóstico cuidadoso e completo, evitando trocas desnecessárias de peças e garantindo a solução efetiva do problema. |