MILLE ELECTRONIC – SISTEMA MICROPLEX MED 613A – MOTOR APAGA - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: MILLE ELECTRONIC – SISTEMA MICROPLEX MED 613A – MOTOR APAGA (/showthread.php?tid=1965) |
MILLE ELECTRONIC – SISTEMA MICROPLEX MED 613A – MOTOR APAGA - Sr.Big - 02-06-2020 Solução para o Problema de Motor Apagando no FIAT Mille Electronic com Sistema Microplex MED 613A Hoje vamos explorar um problema que ocorre no FIAT Mille Electronic, equipado com o sistema de ignição Microplex MED 613A. Este problema envolve o motor apagando inesperadamente, sem que o sistema de diagnóstico registre códigos de falhas. Vamos entender o que causa esse problema e como ele pode ser resolvido de maneira simples, mas eficaz. Problema: Motor Apaga Inesperadamente Modelo Afetado: - FIAT Mille Electronic com sistema de ignição Microplex MED 613A Sintoma Observado: - O motor apaga durante o funcionamento sem nenhum aviso ou padrão específico. - Não há códigos de falhas registrados ao conectar um equipamento de diagnóstico específico. Diagnóstico: Interferência Eletromagnética no Sinal do Sensor de Rotação Situação Inicial e Testes Realizados: 1. Sem Códigos de Falha: - Ao conectar um scanner ou equipamento de diagnóstico, não há registro de códigos de falha no sistema. Isso indica que a Unidade de Controle Eletrônico (U.C.E.) não está detectando problemas diretos nos sensores ou atuadores. 2. Verificação do Sistema de Ignição: - Todo o sistema de ignição foi testado (bobina, velas, cabos de velas, distribuidor, etc.), e não foi encontrada nenhuma falha. Isso exclui problemas comuns de ignição que poderiam causar o motor a apagar. 3. Identificação da Causa: Interferência Eletromagnética: - A causa do problema foi identificada como interferência eletromagnética do alternador sobre o sinal do sensor de rotação. O sensor de rotação é crítico para o funcionamento do motor, pois ele fornece à U.C.E. informações sobre a posição e velocidade de rotação do virabrequim. - O problema ocorreu devido à proximidade do chicote (fiação) do sensor de rotação com a carcaça do alternador. O chicote estava solto, o que permitia que ele ficasse muito próximo do alternador. Essa proximidade causava interferência eletromagnética que perturbava o sinal do sensor, levando a falhas intermitentes que faziam o motor apagar. Importância do Sensor de Rotação: - O sensor de rotação (também conhecido como sensor de posição do virabrequim) é responsável por monitorar a velocidade de rotação do motor e sua posição angular. A U.C.E. utiliza essas informações para ajustar o tempo de ignição e a injeção de combustível. Se o sinal desse sensor for interrompido ou distorcido, a U.C.E. pode cortar o fornecimento de combustível ou faísca, resultando no motor apagando. Solução: Fixação Correta do Chicote do Sensor de Rotação Passo a Passo para Resolver o Problema: 1. Ferramentas Necessárias: - Chave de Fenda ou Alicate de Pressão: Para ajustar e fixar o chicote no local correto. - Presilhas Plásticas ou Abraçadeiras: Para fixar o chicote e garantir que ele fique seguro e longe de fontes de interferência. 2. Inspeção Visual do Chicote do Sensor de Rotação: - Localize o chicote do sensor de rotação no compartimento do motor. Normalmente, ele está próximo ao virabrequim e pode ser identificado seguindo o sensor até a U.C.E. - Verifique se o chicote está solto ou próximo da carcaça do alternador. 3. Fixação Correta do Chicote: - Utilize presilhas plásticas ou abraçadeiras para fixar o chicote do sensor de rotação na posição correta, passando-o pelas presilhas ou suportes existentes no motor. O objetivo é garantir que o chicote fique bem fixo e afastado da carcaça do alternador. - Certifique-se de que o chicote está firme e que não há possibilidade de ele se mover devido à vibração do motor ou movimento do carro. 4. Teste de Funcionamento do Motor: - Após a fixação do chicote, ligue o motor e observe o funcionamento. Verifique se o motor mantém a marcha lenta estável e não apaga. Faça um teste de estrada para garantir que o problema foi resolvido. Dicas para Evitar Problemas Semelhantes no Futuro - Verifique Regularmente a Fixação dos Chicotes: Durante a manutenção de rotina, verifique todos os chicotes e cabos no compartimento do motor para garantir que estejam bem fixados e longe de fontes de interferência eletromagnética, como o alternador. - Use Presilhas e Abraçadeiras Adequadas: Certifique-se de usar presilhas e abraçadeiras de alta qualidade que sejam resistentes ao calor e às vibrações do motor. - Mantenha o Sistema de Ignição em Boas Condições: Embora neste caso o problema tenha sido a interferência eletromagnética, é sempre uma boa prática manter o sistema de ignição em bom estado, incluindo velas de ignição, cabos e bobinas. Conclusão Problemas de interferência eletromagnética são mais comuns do que muitos mecânicos iniciantes podem imaginar, especialmente em veículos mais antigos ou em situações onde os chicotes não estão devidamente fixados. No FIAT Mille Electronic com sistema Microplex MED 613A, uma simples interferência causada pelo posicionamento incorreto do chicote do sensor de rotação pode levar o motor a apagar inesperadamente. Com a fixação adequada e manutenção preventiva, esses problemas podem ser evitados, garantindo o bom funcionamento do veículo e a segurança do motorista. |