MILLE EP – SISTEMA G7.11 – MARCHA LENTA ACELERADA - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: MILLE EP – SISTEMA G7.11 – MARCHA LENTA ACELERADA (/showthread.php?tid=1967) |
MILLE EP – SISTEMA G7.11 – MARCHA LENTA ACELERADA - Sr.Big - 02-06-2020 Solução para Marcha Lenta Acelerada no FIAT Mille EP com Sistema de Injeção Eletrônica G7.11 Vamos analisar um problema comum no FIAT Mille EP, que utiliza o sistema de injeção eletrônica G7.11, onde a marcha lenta do motor fica acelerada, ou seja, o motor mantém uma rotação mais alta do que o normal quando deveria estar em marcha lenta. Esse problema pode ser causado por um mau funcionamento do interruptor de mínimo e máximo, afetando o avanço de ignição e os níveis de Monóxido de Carbono (CO) no escape. Vamos entender como diagnosticar e resolver esse problema de forma eficaz. Problema: Marcha Lenta Acelerada Modelo Afetado: - FIAT Mille EP com sistema de injeção eletrônica G7.11 Sintomas Observados: - Marcha lenta acelerada, ou seja, o motor fica com RPM (rotações por minuto) mais alto do que o normal quando deveria estar em repouso. - Avanço de ignição fora do ponto, o que pode afetar o desempenho do motor e aumentar o consumo de combustível. - Monóxido de Carbono (CO) acima do especificado nos gases de escape, indicando uma mistura de combustível rica ou uma queima incompleta. Diagnóstico: Mau Contato no Interruptor de Mínimo e Máximo Causa Identificada: - O problema é causado por um mau contato no interruptor de mínimo e máximo. Este interruptor é responsável por informar à Unidade de Controle Eletrônico (U.C.E.) a posição da borboleta do acelerador. A borboleta controla a entrada de ar no motor e, portanto, afeta diretamente a mistura de ar/combustível e o avanço de ignição. Funcionamento Esperado do Interruptor de Mínimo e Máximo: - Borboleta Fechada: 0 ohms (Ω) de resistência, indicando que o acelerador está na posição de repouso (marcha lenta). - Borboleta Meia Aberta: Resistência infinita, indicando que o acelerador está parcialmente aberto. - Borboleta Totalmente Aberta: 0 ohms (Ω) de resistência, indicando que o acelerador está totalmente aberto. Se o interruptor não estiver funcionando corretamente ou houver mau contato, a U.C.E. pode interpretar a posição da borboleta de forma errada, resultando em uma marcha lenta acelerada e avanço de ignição fora do ponto. Solução: Ajuste e Limpeza dos Contatos do Interruptor de Mínimo e Máximo Passo a Passo para Resolver o Problema: 1. Ferramentas Necessárias: - Chave de Fenda ou Chave Torx: Para remover o interruptor de mínimo e máximo. - Multímetro: Para medir a resistência nos diferentes pontos de abertura da borboleta e verificar o funcionamento do interruptor. - Spray Limpador de Contatos Elétricos: Para limpar os contatos do interruptor e remover qualquer sujeira ou oxidação que possa estar causando mau contato. 2. Localização do Interruptor de Mínimo e Máximo: - O interruptor de mínimo e máximo está localizado próximo ao corpo de borboleta no sistema de admissão de ar. Siga o cabo do acelerador para localizar o componente. 3. Remoção e Inspeção do Interruptor: - Desconecte o interruptor do chicote elétrico do veículo. Utilize a chave de fenda ou Torx para removê-lo. - Inspecione visualmente o interruptor e seus conectores para verificar sinais de desgaste, sujeira ou corrosão. 4. Teste do Interruptor com o Multímetro: - Com o interruptor desconectado, use o multímetro para medir a resistência em três posições da borboleta: - Borboleta Fechada: Deve mostrar 0Ω de resistência. - Borboleta Meia Aberta: Deve mostrar resistência infinita (sem continuidade). - Borboleta Totalmente Aberta: Deve mostrar 0Ω de resistência. - Se o multímetro não mostrar essas leituras, o interruptor está com mau contato ou defeituoso. 5. Limpeza dos Contatos: - Use o spray limpador de contatos elétricos para limpar bem os contatos do interruptor e os conectores do chicote. Aguarde alguns minutos para o limpador secar completamente antes de reconectar o interruptor. 6. Ajuste e Reinstalação do Interruptor: - Se necessário, ajuste o interruptor conforme o manual de serviço do veículo para garantir que ele esteja corretamente posicionado. Reinstale o interruptor e conecte o chicote elétrico. 7. Teste de Funcionamento do Motor: - Ligue o motor e observe o comportamento em marcha lenta. A rotação do motor deve voltar ao normal, e o avanço de ignição deve estar ajustado corretamente. Use um scanner automotivo para verificar se o CO está dentro da faixa especificada. Dicas para Evitar Problemas Semelhantes no Futuro - Manutenção Regular dos Sensores: Realize a manutenção preventiva dos sensores e interruptores relacionados à injeção eletrônica para garantir um bom contato e funcionamento. - Uso de Combustíveis de Qualidade: Combustíveis de baixa qualidade podem deixar resíduos que afetam o desempenho dos componentes eletrônicos. - Verificações Periódicas: Durante as revisões regulares, peça ao mecânico para verificar o funcionamento do interruptor de mínimo e máximo, especialmente se houver sintomas de marcha lenta instável. Conclusão O problema de marcha lenta acelerada no FIAT Mille EP com o sistema de injeção eletrônica G7.11 pode ser facilmente resolvido com a verificação e limpeza do interruptor de mínimo e máximo. Entender o funcionamento dos componentes do sistema de injeção e como eles afetam o desempenho do motor é fundamental para qualquer aprendiz de mecânica. Com uma abordagem cuidadosa e uso adequado de ferramentas de diagnóstico, você pode garantir o funcionamento suave e eficiente do motor. |