PALIO – SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR /ELETRO VENTILADOR FUNCIONANDO CONSTANTEMENTE - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: PALIO – SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR /ELETRO VENTILADOR FUNCIONANDO CONSTANTEMENTE (/showthread.php?tid=1969) |
PALIO – SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR /ELETRO VENTILADOR FUNCIONANDO CONSTANTEMENTE - Sr.Big - 02-06-2020 Solução para Superaquecimento do Motor e Funcionamento Contínuo do Eletroventilador no FIAT Palio Hoje vamos explorar um problema de superaquecimento do motor no FIAT Palio, onde o eletroventilador (ventoinha) do sistema de arrefecimento funciona constantemente. Esse problema pode ser bastante comum e é crucial para a segurança e durabilidade do motor, especialmente ao usar o sistema de ar condicionado. Vamos entender o que causa esse problema, os diagnósticos que devem ser feitos e como resolver de forma eficaz. Problema: Superaquecimento do Motor e Eletroventilador Funcionando Constantemente Modelo Afetado: - FIAT Palio (vários anos de fabricação e motorização) Sintomas Observados: - O motor está superaquecendo mesmo após a verificação de todo o sistema de arrefecimento (radiador, bomba d'água, mangueiras, termostato, etc.). - Ao ligar o ar condicionado, a segunda velocidade do eletroventilador não é acionada como esperado. - Após substituir o relê de alta velocidade do eletroventilador, o ventilador passa a funcionar constantemente ao girar a chave de ignição, independentemente da temperatura do motor. Diagnóstico: Relê de Alta Velocidade Defeituoso e Problemas de Corrente Reversa Análise dos Componentes do Sistema de Arrefecimento: - O sistema de arrefecimento do FIAT Palio utiliza eletroventiladores (ventoinhas) para ajudar a resfriar o radiador, especialmente quando o carro está parado ou em trânsito lento. Normalmente, o sistema possui duas velocidades de funcionamento: baixa e alta. A alta velocidade é acionada quando o motor atinge uma temperatura mais elevada ou quando o ar condicionado é ligado. Verificação Inicial: 1. Exame do Sistema de Arrefecimento: Todos os componentes como radiador, bomba d'água, válvula termostática, e nível de fluido de arrefecimento foram verificados e estão em bom estado de funcionamento. 2. Verificação do Circuito Elétrico: O circuito elétrico que aciona o eletroventilador também foi testado, incluindo fusíveis, conectores, chicotes e o módulo de controle, sem detectar falhas aparentes. Problema Identificado: - O problema foi diagnosticado como um relê de alta velocidade defeituoso. Quando o relê foi substituído por outro de mesma referência, o comportamento anômalo mudou: o eletroventilador começou a funcionar continuamente assim que a chave de ignição era ligada. Causa Provável: - Ao investigar mais a fundo, descobriu-se que o relê de alta velocidade estava permitindo uma corrente reversa na bobina do relê. Isso faz com que o circuito de acionamento permaneça ativado constantemente, mesmo quando não deveria, fazendo o eletroventilador funcionar o tempo todo. Solução: Substituição do Relê Defeituoso e Instalação de um Diodo para Bloqueio de Corrente Reversa Passo a Passo para Resolver o Problema: 1. Ferramentas Necessárias: - Multímetro: Para verificar a tensão e a continuidade no circuito do relê e identificar correntes reversas. - Chave de Fenda ou Chave Torx: Para acessar a caixa de fusíveis e relês do veículo. - Relê Novo de Alta Velocidade: Substituir o relê defeituoso por um novo, de preferência genuíno ou de marca confiável. - Diodo de 0,2V: Este diodo será utilizado para impedir a corrente reversa na bobina do relê. - Ferro de Solda e Estanho: Para soldar o diodo no conector do relê. - Alicate de Corte e Decapador de Fios: Para cortar e ajustar os fios durante a instalação do diodo. 2. Substituição do Relê Defeituoso: - Localize a caixa de fusíveis e relês do FIAT Palio, que geralmente fica no compartimento do motor ou próxima ao volante. - Identifique o relê de alta velocidade do eletroventilador (consulte o manual do proprietário ou o diagrama de fusíveis/relês). - Remova o relê defeituoso e substitua-o por um novo com a mesma especificação. 3. Instalação do Diodo no Conector do Relê: - Para evitar a corrente reversa que causa o acionamento contínuo do eletroventilador, será necessário instalar um diodo de 0,2V em série com a bobina do relê (fio preto/verde). - Identifique o fio preto/verde que alimenta a bobina do relê. Corte este fio e solde o diodo em série, garantindo que a polaridade do diodo esteja correta (o lado do anel do diodo deve estar voltado para o lado que conecta à bobina do relê). - Verifique a Polaridade: A polaridade correta do diodo é crucial para bloquear a corrente reversa. Certifique-se de que o diodo está orientado corretamente para permitir a corrente em um sentido e bloquear no outro. 4. Teste de Funcionamento: - Após a instalação, ligue a chave de ignição e verifique o funcionamento do eletroventilador. O ventilador deve funcionar apenas quando a temperatura do motor exigir ou quando o ar condicionado estiver ligado. A segunda velocidade do eletroventilador também deve acionar corretamente ao ligar o ar condicionado. - Use o multímetro para verificar a tensão no conector do relê e certifique-se de que não há corrente reversa. 5. Teste de Estrada: - Faça um teste de rodagem, mantendo o ar condicionado ligado e o motor funcionando em diversas condições de carga e temperatura. Verifique se o motor não apresenta superaquecimento e se o eletroventilador funciona conforme necessário. Dicas para Evitar Problemas Semelhantes no Futuro - Manutenção Regular do Sistema de Arrefecimento: Verifique regularmente o nível do fluido de arrefecimento, a integridade do radiador, a bomba d'água, mangueiras e termostato. - Uso de Componentes Originais: Sempre que possível, use componentes originais ou de alta qualidade, como relês e diodos, para garantir a durabilidade e o funcionamento correto do sistema. - Inspeção Periódica de Relês e Conexões: Relês e conexões elétricas podem falhar com o tempo devido ao desgaste, calor e vibração. Verifique regularmente a condição dos relês e conectores. Conclusão O problema de superaquecimento do motor e o funcionamento constante do eletroventilador no FIAT Palio podem ser resolvidos ao identificar o relê de alta velocidade defeituoso e ao instalar um diodo para bloquear a corrente reversa. Para um mecânico, entender o funcionamento dos circuitos de relés e a importância de proteger os circuitos contra correntes indesejadas é essencial para garantir a eficiência e segurança dos sistemas automotivos. |