PÁLIO / SIENA / STRADA 1.0 ou 1.5 MPI - MARCHA LENTA OSCILANDO. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: PÁLIO / SIENA / STRADA 1.0 ou 1.5 MPI - MARCHA LENTA OSCILANDO. (/showthread.php?tid=1970) |
PÁLIO / SIENA / STRADA 1.0 ou 1.5 MPI - MARCHA LENTA OSCILANDO. - Sr.Big - 02-06-2020 Solução para Marcha Lenta Oscilando no FIAT Palio, Siena, e Strada 1.0 ou 1.5 MPI Vamos abordar o problema de marcha lenta oscilante, comum nos modelos FIAT Palio, Siena e Strada com motorização 1.0 ou 1.5 MPI. Esse problema pode ser causado por várias razões, e é importante entender cada uma delas para um diagnóstico preciso e uma solução eficaz. Vamos explorar as possíveis causas e as respectivas soluções. Problema: Marcha Lenta Oscilando Modelos Afetados: - FIAT Palio 1.0/1.5 MPI - FIAT Siena 1.0/1.5 MPI - FIAT Strada 1.0/1.5 MPI Sintomas Observados: - A marcha lenta do motor fica oscilando, com variações na rotação do motor (RPM) quando o veículo está parado e o motor em funcionamento. Isso pode causar desconforto na condução e pode ser um indicador de problemas mais sérios no sistema de alimentação de combustível e ar. Possíveis Causas e Soluções 1. Presença de Ar no Sistema de Arrefecimento Causa: - Se houver ar preso no sistema de arrefecimento, isso pode afetar a leitura do sensor de temperatura do motor, que influencia diretamente o controle da marcha lenta. O ar pode causar flutuações na temperatura percebida pelo sensor, levando a uma oscilação da marcha lenta. Solução: - Sangramento do Sistema de Arrefecimento: Realize o processo de sangramento do sistema para remover qualquer bolha de ar. Isso pode ser feito abrindo as válvulas de purga de ar enquanto o motor está em funcionamento até que apenas fluido de arrefecimento saia, sem bolhas de ar. 2. Batente da Borboleta de Aceleração Desregulado ou Impedimento no Fechamento da Borboleta Causa: - A borboleta de aceleração controla a entrada de ar no motor. Se o batente da borboleta estiver desregulado (especialmente se o lacre de fábrica foi removido) ou se houver um "calo" no difusor que impede o fechamento completo da borboleta, o fluxo de ar pode ser irregular, causando oscilações na marcha lenta. Solução: - Verificação e Ajuste da Borboleta de Aceleração: Inspecione visualmente a borboleta de aceleração. Verifique se ela está fechando completamente e se o batente está ajustado corretamente. Se houver desgaste ou um "calo", é necessário lixar ou polir a área afetada para garantir um fechamento suave e completo. - Ferramentas Necessárias: Chave de fenda, lixa fina ou lima e spray de limpeza de componentes. 3. Sujeira no Corpo de Borboleta, Injetores, Corretor de Marcha Lenta e Tomada de Vácuo do Sensor de Pressão Absoluta (MAP) Causa: - Acúmulo de sujeira e resíduos nos componentes como o corpo de borboleta, injetores de combustível, corretor de marcha lenta, e na tomada de vácuo do sensor MAP pode restringir o fluxo de ar ou combustível, resultando em uma marcha lenta instável. Solução: - Limpeza dos Componentes: Utilize um spray de limpeza apropriado para limpar o corpo de borboleta, os injetores e a tomada de vácuo do sensor MAP. Desmonte o corretor de marcha lenta e limpe-o cuidadosamente. Assegure-se de que todos os componentes estejam livres de sujeira e operando corretamente. - Ferramentas Necessárias: Spray de limpeza automotivo, escova de dentes velha para áreas de difícil acesso, e um pano limpo. 4. Problemas Relacionados à Bateria e Picos de Tensão Causa: - O uso inadequado de "chupeta" para dar partida, uso direto de recarregador, substituição da bateria com o motor em funcionamento ou picos de tensão podem causar danos ao circuito interno da U.C.E. (Unidade de Controle Eletrônico) que controla o corretor da marcha lenta. A U.C.E. tem uma estratégia para reposicionar o corretor da marcha lenta após desligar o motor, e picos de tensão podem interferir nesse processo, resultando em uma marcha lenta instável. Solução: - Verificação da U.C.E. e Cuidados com a Bateria: Evite dar partida com "chupeta" ou substituir a bateria com o motor em funcionamento. Se já houver dano à U.C.E., o mais seguro é substituir a U.C.E. danificada. - Ferramentas Necessárias: Multímetro para verificar a tensão da bateria e ferramentas padrão para substituição da U.C.E., caso necessário. Conclusão A oscilação na marcha lenta no FIAT Palio, Siena, e Strada 1.0 ou 1.5 MPI pode ter várias causas, desde problemas simples como a presença de ar no sistema de arrefecimento até questões mais complexas envolvendo a U.C.E. Entender e diagnosticar corretamente cada uma dessas causas é fundamental para resolver o problema de maneira eficaz. Com uma abordagem metódica e o uso das ferramentas certas, você pode garantir que o motor mantenha uma marcha lenta estável, proporcionando uma condução suave e eficiente. |