PALIO 1.0 – IAW 1G7 - ESTOURO NO COLETOR DE ADMISSÃO - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: PALIO 1.0 – IAW 1G7 - ESTOURO NO COLETOR DE ADMISSÃO (/showthread.php?tid=1971) |
PALIO 1.0 – IAW 1G7 - ESTOURO NO COLETOR DE ADMISSÃO - Sr.Big - 02-06-2020 Solução para Estouro no Coletor de Admissão no FIAT Palio 1.0 com Sistema de Injeção IAW 1G7 O problema de estouro no coletor de admissão é uma situação comum que pode ocorrer no FIAT Palio 1.0 com o sistema de injeção IAW 1G7. Estouro no coletor de admissão é um sintoma que indica que há uma queima de combustível ocorrendo fora do ciclo normal de combustão do motor. Isso pode ser causado por uma série de fatores mecânicos e eletrônicos. Vamos analisar cada uma das possíveis causas para entender melhor o problema e encontrar a solução mais adequada. Problema: Estouro no Coletor de Admissão Modelo Afetado: - FIAT Palio 1.0 com sistema de injeção eletrônica IAW 1G7 Sintoma Observado: - O motor apresenta estouros ou "backfires" no coletor de admissão, que são pequenas explosões que ocorrem fora da câmara de combustão, frequentemente acompanhadas por um ruído alto e queda de desempenho. Possíveis Causas e Soluções Vamos explorar as causas mais comuns para o estouro no coletor de admissão e as soluções recomendadas para cada caso. A) Sincronismo Mecânico Causa: - A montagem da correia dentada sem o uso da ferramenta específica pode resultar em um sincronismo incorreto entre o virabrequim e o comando de válvulas. Isso pode levar a uma abertura e fechamento de válvulas fora do tempo correto, resultando em explosões no coletor de admissão. Solução: - Revisão do Sincronismo da Correia Dentada: Use a ferramenta específica para ajustar a correia dentada corretamente. Alinhe as marcações de sincronismo do comando de válvulas e do virabrequim conforme especificado pelo fabricante. - Ferramentas Necessárias: Conjunto de ferramentas de sincronização específicas para o motor FIAT 1.0, chave de torque para apertar os parafusos na especificação correta. B) Mau Assentamento de Válvulas Causa: - Válvulas mal assentadas podem permitir que gases de combustão vazem para o coletor de admissão durante a fase de compressão ou combustão, causando o estouro. Solução: - Revisão e Assentamento de Válvulas: Remova a cabeça do cilindro e revise o assentamento das válvulas. Utilize uma pasta de assentamento de válvulas para garantir que elas estejam bem ajustadas. - Ferramentas Necessárias: Conjunto de válvulas de assentamento, pasta de assentamento, e ferramentas de desmontagem do cabeçote. C) Regulagem de Válvulas Causa: - Uma válvula presa pode resultar na abertura antecipada das válvulas de admissão, levando a explosões no coletor de admissão. Solução: - Ajuste de Válvulas: Verifique e ajuste a folga das válvulas conforme especificações do fabricante. Certifique-se de que todas as válvulas abram e fechem corretamente. - Ferramentas Necessárias: Chave de ajuste de válvulas, calibrador de lâminas. D) Avanço de Ignição - Troca dos Fios do Sensor de Detonação Causa: - Alguns chicotes foram montados com os fios do sensor de detonação invertidos, o que pode interferir no avanço de ignição. Solução: - Verificação e Correção do Chicote: Verifique o chicote do sensor de detonação e corrija a inversão dos fios, conforme o esquema elétrico. - Ferramentas Necessárias: Multímetro para verificar a continuidade e polaridade dos fios, diagrama elétrico do veículo. E) Avanço de Ignição - Software da Central de Injeção Causa: - Algumas centrais de injeção apresentavam problemas no avanço inicial de ignição, resultando em uma centelha fora de sincronia, especialmente a frio. Solução: - Substituição da Central de Injeção: Troque a central de injeção por uma com software atualizado. - Alternativa Temporária: Aumente a distância de abertura dos eletrodos das velas de ignição para minimizar o problema. - Ferramentas Necessárias: Scanner automotivo para verificar a versão do software da U.C.E., jogo de velas e calibrador de velas. F) Avanço de Ignição - Sincronismo do Sensor de Ponto Morto Superior (PMS) Causa: - Se o sincronismo do sensor de PMS estiver incorreto, o motor pode gerar uma centelha de descarga no cilindro durante o início do processo de admissão, causando uma explosão no coletor. Solução: - Sincronização Correta do Sensor de PMS: Verifique o posicionamento do sensor de PMS e ajuste conforme necessário para garantir o sincronismo adequado. - Ferramentas Necessárias: Scanner automotivo e multímetro para verificar o sincronismo. G) Carbonização da Câmara de Combustão Causa: - A carbonização excessiva pode provocar mau assentamento das válvulas de admissão ou formar pontos quentes que iniciam uma combustão precoce durante o período de cruzamento de válvulas. Solução: - Limpeza da Câmara de Combustão: Utilize um produto descarbonizante para remover os depósitos de carbono ou, se necessário, desmonte o cabeçote para uma limpeza completa. - Ferramentas Necessárias: Produto descarbonizante, ferramentas de desmontagem do cabeçote. H) Mistura Pobre Causa: - Uma mistura pobre (excesso de ar ou falta de combustível) pode causar estouros no coletor de admissão. Isso pode ser devido a injetores sujos, uma sonda lambda lenta, baixa pressão de linha de combustível, ou entupimento da mangueira do sensor MAP. Solução: - Limpeza ou Substituição dos Eletro-injetores: Limpe os injetores de combustível ou substitua-os se a limpeza não for eficaz. - Verificação da Sonda Lambda e Sensor MAP: Teste a resposta da sonda lambda e verifique se a mangueira do sensor MAP está desentupida. - Ferramentas Necessárias: Limpador de injetores, scanner automotivo para verificar a resposta da sonda lambda, manômetro de pressão de combustível. I) Qualidade do Combustível Causa: - Combustível de má qualidade pode causar detonação irregular e explosões no coletor de admissão. Solução: - Verificação e Substituição do Combustível: Drene o tanque e reabasteça com combustível de alta qualidade. Verifique também o filtro de combustível e substitua-o se necessário. - Ferramentas Necessárias: Bomba de drenagem de combustível, chave de filtro de combustível. Conclusão O problema de estouro no coletor de admissão no FIAT Palio 1.0 com sistema de injeção IAW 1G7 pode ter várias causas, desde problemas de sincronismo mecânico e mau assentamento de válvulas até questões relacionadas ao avanço de ignição e qualidade do combustível. Uma abordagem sistemática para diagnosticar e resolver cada possível causa é essencial para garantir que o motor funcione corretamente e sem falhas. Conhecer o funcionamento dos componentes e utilizar as ferramentas corretas são habilidades cruciais para qualquer mecânico. |