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PALIO 1.0 – IAW 1G7 - ESTOURO NO COLETOR DE ADMISSÃO - Versão de Impressão

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PALIO 1.0 – IAW 1G7 - ESTOURO NO COLETOR DE ADMISSÃO - Sr.Big - 02-06-2020

Solução para Estouro no Coletor de Admissão no FIAT Palio 1.0 com Sistema de Injeção IAW 1G7

O problema de estouro no coletor de admissão é uma situação comum que pode ocorrer no FIAT Palio 1.0 com o sistema de injeção IAW 1G7. Estouro no coletor de admissão é um sintoma que indica que há uma queima de combustível ocorrendo fora do ciclo normal de combustão do motor. Isso pode ser causado por uma série de fatores mecânicos e eletrônicos. Vamos analisar cada uma das possíveis causas para entender melhor o problema e encontrar a solução mais adequada.

Problema: Estouro no Coletor de Admissão

Modelo Afetado:
- FIAT Palio 1.0 com sistema de injeção eletrônica IAW 1G7

Sintoma Observado:
- O motor apresenta estouros ou "backfires" no coletor de admissão, que são pequenas explosões que ocorrem fora da câmara de combustão, frequentemente acompanhadas por um ruído alto e queda de desempenho.

Possíveis Causas e Soluções

Vamos explorar as causas mais comuns para o estouro no coletor de admissão e as soluções recomendadas para cada caso.

A) Sincronismo Mecânico

Causa:
- A montagem da correia dentada sem o uso da ferramenta específica pode resultar em um sincronismo incorreto entre o virabrequim e o comando de válvulas. Isso pode levar a uma abertura e fechamento de válvulas fora do tempo correto, resultando em explosões no coletor de admissão.

Solução:
- Revisão do Sincronismo da Correia Dentada: Use a ferramenta específica para ajustar a correia dentada corretamente. Alinhe as marcações de sincronismo do comando de válvulas e do virabrequim conforme especificado pelo fabricante.
- Ferramentas Necessárias: Conjunto de ferramentas de sincronização específicas para o motor FIAT 1.0, chave de torque para apertar os parafusos na especificação correta.

B) Mau Assentamento de Válvulas

Causa:
- Válvulas mal assentadas podem permitir que gases de combustão vazem para o coletor de admissão durante a fase de compressão ou combustão, causando o estouro.

Solução:
- Revisão e Assentamento de Válvulas: Remova a cabeça do cilindro e revise o assentamento das válvulas. Utilize uma pasta de assentamento de válvulas para garantir que elas estejam bem ajustadas.
- Ferramentas Necessárias: Conjunto de válvulas de assentamento, pasta de assentamento, e ferramentas de desmontagem do cabeçote.

C) Regulagem de Válvulas

Causa:
- Uma válvula presa pode resultar na abertura antecipada das válvulas de admissão, levando a explosões no coletor de admissão.

Solução:
- Ajuste de Válvulas: Verifique e ajuste a folga das válvulas conforme especificações do fabricante. Certifique-se de que todas as válvulas abram e fechem corretamente.
- Ferramentas Necessárias: Chave de ajuste de válvulas, calibrador de lâminas.

D) Avanço de Ignição - Troca dos Fios do Sensor de Detonação

Causa:
- Alguns chicotes foram montados com os fios do sensor de detonação invertidos, o que pode interferir no avanço de ignição.

Solução:
- Verificação e Correção do Chicote: Verifique o chicote do sensor de detonação e corrija a inversão dos fios, conforme o esquema elétrico.
- Ferramentas Necessárias: Multímetro para verificar a continuidade e polaridade dos fios, diagrama elétrico do veículo.

E) Avanço de Ignição - Software da Central de Injeção

Causa:
- Algumas centrais de injeção apresentavam problemas no avanço inicial de ignição, resultando em uma centelha fora de sincronia, especialmente a frio.

Solução:
- Substituição da Central de Injeção: Troque a central de injeção por uma com software atualizado.
- Alternativa Temporária: Aumente a distância de abertura dos eletrodos das velas de ignição para minimizar o problema.
- Ferramentas Necessárias: Scanner automotivo para verificar a versão do software da U.C.E., jogo de velas e calibrador de velas.

F) Avanço de Ignição - Sincronismo do Sensor de Ponto Morto Superior (PMS)

Causa:
- Se o sincronismo do sensor de PMS estiver incorreto, o motor pode gerar uma centelha de descarga no cilindro durante o início do processo de admissão, causando uma explosão no coletor.

Solução:
- Sincronização Correta do Sensor de PMS: Verifique o posicionamento do sensor de PMS e ajuste conforme necessário para garantir o sincronismo adequado.
- Ferramentas Necessárias: Scanner automotivo e multímetro para verificar o sincronismo.

G) Carbonização da Câmara de Combustão

Causa:
- A carbonização excessiva pode provocar mau assentamento das válvulas de admissão ou formar pontos quentes que iniciam uma combustão precoce durante o período de cruzamento de válvulas.

Solução:
- Limpeza da Câmara de Combustão: Utilize um produto descarbonizante para remover os depósitos de carbono ou, se necessário, desmonte o cabeçote para uma limpeza completa.
- Ferramentas Necessárias: Produto descarbonizante, ferramentas de desmontagem do cabeçote.

H) Mistura Pobre

Causa:
- Uma mistura pobre (excesso de ar ou falta de combustível) pode causar estouros no coletor de admissão. Isso pode ser devido a injetores sujos, uma sonda lambda lenta, baixa pressão de linha de combustível, ou entupimento da mangueira do sensor MAP.

Solução:
- Limpeza ou Substituição dos Eletro-injetores: Limpe os injetores de combustível ou substitua-os se a limpeza não for eficaz.
- Verificação da Sonda Lambda e Sensor MAP: Teste a resposta da sonda lambda e verifique se a mangueira do sensor MAP está desentupida.
- Ferramentas Necessárias: Limpador de injetores, scanner automotivo para verificar a resposta da sonda lambda, manômetro de pressão de combustível.

I) Qualidade do Combustível

Causa:
- Combustível de má qualidade pode causar detonação irregular e explosões no coletor de admissão.

Solução:
- Verificação e Substituição do Combustível: Drene o tanque e reabasteça com combustível de alta qualidade. Verifique também o filtro de combustível e substitua-o se necessário.
- Ferramentas Necessárias: Bomba de drenagem de combustível, chave de filtro de combustível.

Conclusão

O problema de estouro no coletor de admissão no FIAT Palio 1.0 com sistema de injeção IAW 1G7 pode ter várias causas, desde problemas de sincronismo mecânico e mau assentamento de válvulas até questões relacionadas ao avanço de ignição e qualidade do combustível. Uma abordagem sistemática para diagnosticar e resolver cada possível causa é essencial para garantir que o motor funcione corretamente e sem falhas. Conhecer o funcionamento dos componentes e utilizar as ferramentas corretas são habilidades cruciais para qualquer mecânico.