PÁLIO 1.6 ie – MOTOR QUANDO QUENTE APAGA EM DESACELERAÇÕES - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: PÁLIO 1.6 ie – MOTOR QUANDO QUENTE APAGA EM DESACELERAÇÕES (/showthread.php?tid=1990) |
PÁLIO 1.6 ie – MOTOR QUANDO QUENTE APAGA EM DESACELERAÇÕES - Sr.Big - 02-06-2020 Reclamação: • Motor quando quente apaga em desacelerações; Diagnóstico: • Sem código de falhas; •Com o scanner ligado e com o veículo em movimento, nenhum parâmetro aparece fora da faixa normal de funcionamento quando surge a falha; • Conectado um manômetro ao coletor de admissão, a pressão indicada é normal; • Conectado outro manômetro na linha da tomada de vácuo do sensor de pressão verificou-se indicações diferentes de pressão entre um manômetro e outro. Sendo que o segundo manômetro apresentou uma variação lenta comparado ao primeiro manômetro. Conclusão: • A tomada de vácuo do sensor de pressão estava obstruída. Causa: • Com o aquecimento do motor a mangueira fica muito ‘mole’ e o vácuo da desaceleração torna-se mais do que suficiente para fazer a mangueira murchar-se e vedar a passagem. O sistema em desaceleração e muitas vezes em cut-off não consegue recuperar-se e apaga. Comentário: • Interessante notar que não foi percebida a falha com o scanner. E na verdade não era para ser, pois os parâmetros realmente ficavam dentro da normalidade, apenas existia uma ‘lentidão’ na resposta do sensor de pressão devido a obstrução momentânea da mangueira. Solução: • Substituir a mangueira do sensor de pressão e tentar, na medida do possível, afasta-la do coletor de admissão. |