Fiat Palio 1.0 - Tempo de injeção (TI) muito alto. Odor forte no catalisador. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: Fiat Palio 1.0 - Tempo de injeção (TI) muito alto. Odor forte no catalisador. (/showthread.php?tid=2099) |
Fiat Palio 1.0 - Tempo de injeção (TI) muito alto. Odor forte no catalisador. - Sr.Big - 04-06-2020 Marca: Fiat Sistema: Injeção Modelo: Palio Fabricante: Magneti Marelli Motor: 1.0 Versão: IAW 4SF Ano: 2006 Combustível: Flex Problema: Tempo de injeção (TI) muito alto. Odor forte no catalisador. Retorno do Scanner: Falha na sonda lambda. Histórico/Causa do Problema: Após dar partida a luz da injeção acendia. O sinal de tensão da sonda lambda ficava oscilando em torno de 0 (zero) volt. O tempo de injeção ia subindo progressivamente após a partida e um odor forte era percebido nos gases de escape indicando mistura excessivamente rica. O defeito ocorreu após o câmbio ter sido removido para reparos. A resistência de aquecimento da sonda estava sendo alimentada normalmente, havia positivo no pino 4 (que vem do relé principal) e também negativo pulsante no pino 3. (vem do módulo da injeção através do pino 41). Ao checar com o multímetro o sinal de tensão que saía da sonda, foi constatado que era o mesmo indicado no teste com o scanner, o que poderia indicar uma falha na sonda realmente. Substituída a sonda o defeito persistiu. Ao testar continuidade do chicote entre pino 2 no conector da sonda e pino 11 do módulo (fio verde) foi detectado uma descontinuidade nesse fio, ao abrir o chicote o fio estava "partido". A ruptura do fio provavelmente foi causada durante a reparação do câmbio. Solução: Reparo do chicote da sonda - fio verde. |