FIAT Brava 1.6 16V: Motor Vira mas Não Pega - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: FIAT Brava 1.6 16V: Motor Vira mas Não Pega (/showthread.php?tid=2147) |
FIAT Brava 1.6 16V: Motor Vira mas Não Pega - Sr.Big - 05-06-2020 DEFEITO: Este FIAT Brava 1.6 16V (IAW1AF) dava partida normalmente mas o motor não entrava em funcionalmente, sendo que este defeito era intermitente, ou seja, não ocorria a todo momento. O Cliente também relatou que ouve casos em que o carro simplesmente morria e não pegava mais. brava-motor-16v DIAGNÓSTICO: Quando este carro foi trazido para ser reparado o mesmo estava funcionando perfeitamente, por este motivo iniciamos os teste básicos como teste de pressão e vazão do combustível, rastreamento com scanner automotivo, testes elétricos e do sistema de de ignição (velas de ignição,cabos de velas e bobina) com o intuito de encontrarmos alguma alteração no funcionamento do motor, mas nada foi encontrado. Partimos então para os testes ponto-a-ponto utilizando o multímetro automotivo e ao iniciarmos os teste do sensor de rotação percebemos que o mesmo estava enviando um sinal muito fraco. Apos verificarmos se a distancia entre o sensor e roda fônica estava dentro do recomendado, retiramos o sensor de rotação para medirmos sua resistência e vimos que ele estava com uma resistência bem acima do normal que neste casos deveria esta entre 0,7 KΩ a 0,9 KΩ. Fazendo com que o sensor enviasse informações erradas para a unidade de comando. SOLUÇÃO: Para solucionar este problema foi necessário efetuar a troca do sensor de rotação. Código do Sensor de Rotação do Brava 1.6 16V N° Original: 46476975 / 55187332 / 55189515 N° MTE: 7056 Como vocês podem observar nesta dica o defeito foi resolvido sem que o carro estivesse apresentando o problema reclamado pelo cliente. A melhor forma de descobrir defeitos intermitentes é testando as peças individualmente com um multímetro, mas em muitos casos o diagnostico não será tão fácil como este pois existe situações em que nem este tipo de procedimento pode resolver o problema, necessitando assim que o defeito ocorra para que o mesmo seja solucionado. Por isto a paciência tanto do Profissional que esta efetuando o diagnostico quanto do proprietário do carro é essencial para que o problema seja resolvido. |