Fiat Palio, Palio Weekend, Brava 1.6 16V: Partida do motor muito longa - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: Fiat Palio, Palio Weekend, Brava 1.6 16V: Partida do motor muito longa (/showthread.php?tid=2156) |
Fiat Palio, Palio Weekend, Brava 1.6 16V: Partida do motor muito longa - Sr.Big - 05-06-2020 DEFEITO: Este Fiat Palio 1.6 16V (Dica valida para toda linha FIAT 1.6 16V) estava com uma partida muito demorada, principalmente quando o carro ficava um período de mais de 30 minutos desligado. motor-palio-16v CAUSA: Por já ter conhecimento de vários problemas como este na linha 1.6 16V da Fiat, nós decidimos iniciar o diagnostico com os testes de pressão, vazão e estanqueidade da bomba de combustível. Ao ligarmos o motor foi obtido uma pressão e vazão normal (pressão 3 bar e vazão acima de 700 ml/minuto), o que já era esperado pois o funcionamento do motor após ligado não apresentava nenhuma anomalia. Após desligarmos o motor notamos que a pressão na linha de combustível que deveria permanecer acima de 2 bar caiu rapidamente para 0 bar o que não é normal. Ao analisarmos superficialmente toda linha de combustível (bomba de combustível,filtro, regulador de pressão, canos e mangueiras, flauta, bicos injetores) não vimos nenhum problema, mas ao retirarmos a flauta para uma analise das peças que à compõe, vimos que o tubo de retorno (imagem a Baixo) que fica na parte interna da flauta estava trincado, causando a perca de pressão da linha de combustível quando a bomba era desligada. Tubo de retorno: fica na parte interna da Galeria de Bicos Injetores (flauta) Esta queda na pressão provocava a demora na partida, pois quando se acionava o motor a bomba de combustível tinha que encher toda a linha de combustível até o mesmo chegar aos bicos injetores. SOLUÇÃO: Foi feito a troca do Tubo e após novos testes foi observado que pressão agora se mantinha acima de 2bar com o motor desligado, solucionando o problema. Este defeito é muito comum e geralmente ele é causado por um manuseio incorreto da flauta, seja na troca do regulador ou no aperto excessivo das conexões onde vão as mangueiras de combustível. Como este tubo de retorno é muito frágil, qualquer vacilo na hora de executar um serviço como os citados a cima pode provocar a trinca da peça, prejudicando a partida do motor que precisa de uma pressão inicial na linha de combustível para que o funcionamento seja facilitado. |