Palio 1.3 - A lâmpada do imobilizador ficava acesa continuamente e o motor não entrav - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=87) +---- Tópico: Palio 1.3 - A lâmpada do imobilizador ficava acesa continuamente e o motor não entrav (/showthread.php?tid=2266) |
Palio 1.3 - A lâmpada do imobilizador ficava acesa continuamente e o motor não entrav - Sr.Big - 08-06-2020 Sistema: Sistema de injeção Marelli - 5 NF Combustível: Gasolina Veículo: Palio 1.3 - 16 válvulas Componente: Chicote elétrico Problema: A lâmpada do imobilizador ficava acesa continuamente e o motor não entrava em funcionamento Causa: O módulo de comando ECM estava sem aterramento Procedimentos e solução: Esse defeito, segundo relato do cliente, começou a se manifestar após a retífica do cabeçote. Inicialmente, observamos que não havia centelha, nem acionamento da bomba ou terra eletrônico para as válvulas injetoras. Verificamos o sinal do sensor PMS. Ele estava correto. Como a lâmpada do sistema Code estava acesa, suspeitamos que pudesse ser um defeito no sistema de imobilização, mas nada de anormal foi detectado. Testamos a alimentação do ECM. Tanto a alimentação da linha +30 quanto da linha +15 estavam corretas. Testamos o aterramento e detectamos que o ECM não estava aterrado. Fizemos um aterramento direto na sua carcaça. Imediatamente a lâmpada Code apagou e o motor entrou em funcionamento. Instalamos um cabo massa definitivo entre o bloco do motor e a carcaça do ECM. O defeito não se manifestou mais. Esclarecimentos adicionais: Esse módulo de comando não possui fio de aterramento ligado no seu conector. O aterramento é feito diretamente na sua carcaça. |