Fóruns
Ford Courier 1.4 Zetec - Motor perde potência quando exigido em altas rotações. - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: FORD (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=88)
+---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=91)
+---- Tópico: Ford Courier 1.4 Zetec - Motor perde potência quando exigido em altas rotações. (/showthread.php?tid=2378)



Ford Courier 1.4 Zetec - Motor perde potência quando exigido em altas rotações. - Sr.Big - 09-06-2020

Marca: Ford
Sistema: Injeção
Modelo: Courier
Fabricante: FIC
Motor: 1.4 Zetec
Versão: EEC V
Ano: 2001
Combustível: Gasolina

Problema: Motor perde potência quando exigido em altas rotações.
Retorno do Scanner: Sem código de falhas.

Histórico/Causa do Problema:
Sempre que exigido em altas rotações o motor ia “morrendo”, chegava até a apagar.
Minutos após ocorrer o defeito o funcionamento voltava ao normal.
Na análise com o scanner o sinal da sonda lambda indicava mistura pobre.
Medimos a pressão na linha de combustível e constatamos que no momento da falha a pressão caía para próximo de 1bar.

Substituímos a bomba de combustível e o filtro de combustível o defeito foi sanado, porém, voltou a ocorrer uma semana depois.

Causa: Copo de alojamento da bomba de combustível e pré-filtro da bomba impregnado de sujeira devido à contaminação do tanque do combustível.
Mesmo tendo feito a limpeza durante a primeira substituição da bomba de combustível o “copo” de alojamento da bomba voltou a ser impregnado de sujeira.
Pesquisamos junto ao cliente que era da zona rural e constamos que frequentemente ele abastecia o veículo utilizando um galão, o que possivelmente facilitava a contaminação do combustível.

Solução: Limpeza do tanque de combustível e substituição da bomba, pré-filtro e filtro de combustível.