Mitsubishi L200 2.5 TD C/ HPE 141 CV - Motor expele muita fumaça ou não funciona. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Mitsubishi (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=104) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=107) +---- Tópico: Mitsubishi L200 2.5 TD C/ HPE 141 CV - Motor expele muita fumaça ou não funciona. (/showthread.php?tid=2686) |
Mitsubishi L200 2.5 TD C/ HPE 141 CV - Motor expele muita fumaça ou não funciona. - Sr.Big - 15-06-2020 Marca: Mitsubishi Sistema: Injeção Modelo: L200 Versão: EDC Motor: 2.5 TD C/ HPE 141 CV Combustível: Diesel Problema: Motor expele muita fumaça ou não funciona. Retorno do Scanner: Não utilizado Histórico/Causa do Problema: Primeiramente checar se o controle da pressão do turbo está operando, caso não esteja: Desligar o módulo HPE do seu conector localizado junto ao módulo de controle da injeção abaixo do porta-luvas. Ao desligá-lo os sintomas do defeito deverão desaparecer, indicando que a falha se encontra no módulo HPE. Outro fator que identifica o defeito no módulo HPE é a percepção de cheiro de queimado no componente na maioria dos casos. Causa: Ligação em paralelo de outra bateria para auxiliar na partida (“chupeta” na bateria), ocorre a queima do módulo quando após funcionar o motor os cabos de “encherto” são removidos com a bateria ainda totalmente sem carga. O procedimento ideal nesse caso é instalar a bateria carregada no lugar da descarregada. Solução: Substituição do módulo HPE. Esclarecimentos Adicionais: Nesses modelos o turbocompressor é do tipo VTG-Variable Turbine Geometry-Turbina de Geometria Variável. O módulo HPE, trabalha em conjunto com o módulo de injeção esse sistema proporciona ao motor um gerenciamento mais “trabalhado” em relação aos modelos sem HPE, nele o controle da pressão do turbo e da bomba de injetora possuem um mapeamento diferenciado, passando a potência de 121 CV para 141 CV. |