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MODELOS VW e FORD COM SISTEMA LE- JETRONIC - AFOGAMENTO DO MOTOR AO ARRANCAR A QUENTE - Versão de Impressão

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MODELOS VW e FORD COM SISTEMA LE- JETRONIC - AFOGAMENTO DO MOTOR AO ARRANCAR A QUENTE - Sr.Big - 16-06-2020

Resolvendo o Problema de Afogamento do Motor ao Arrancar a Quente em Veículos VW e Ford com Sistema LE-Jetronic

Veículos da VW e Ford equipados com o sistema LE-Jetronic possuem um mecanismo específico para facilitar a partida do motor quando está quente. Este sistema inclui um relé de partida a quente que é crucial para garantir uma partida eficiente e evitar o afogamento do motor. Vamos entender como este sistema funciona, quais são as possíveis modificações e os problemas que podem ocorrer quando o relé correto não é usado.



Como Funciona o Relé de Partida a Quente no Sistema LE-Jetronic?

O sistema LE-Jetronic é um sistema de injeção eletrônica que gerencia a quantidade de combustível injetado no motor com base em vários sensores, incluindo o sensor de temperatura do motor. Em condições de partida a quente, há o risco de formação de bolhas de vapor no sistema de combustível, o que pode dificultar o arranque do motor. Para combater esse problema, esses veículos são equipados com um relé de partida a quente.

Funcionamento do Relé de Partida a Quente:
  • Quando a temperatura do coletor de admissão está acima de 108°C, o relé de partida a quente é acionado.
  • Este relé coloca uma resistência em série com o sensor de temperatura do motor. Essa resistência simula uma temperatura mais baixa, em torno de 40°C.
  • A UCE (Unidade de Controle Eletrônico) percebe que o motor está "mais frio" do que realmente está, aumentando o tempo de injeção de combustível.
  • Esse aumento no tempo de injeção ajuda a eliminar possíveis bolhas de ar no sistema de combustível, garantindo uma partida rápida e eficiente.

Modificações no Sistema em Alguns Veículos:
- Em alguns veículos, o termostato do coletor foi movido para a tampa do motor. Isso pode alterar ligeiramente o comportamento do sistema, mas o princípio de funcionamento do relé de partida a quente permanece o mesmo.



Problema: Afogamento do Motor ao Arrancar a Quente

Um problema comum que pode ocorrer é o afogamento do motor ao tentar arrancar quando está quente. Este problema geralmente está relacionado ao uso de um relé incorreto.

Causa do Problema:
- Uso de Relé Comum no Lugar do Relé de Partida a Quente: Se o relé de partida a quente for substituído por um relé comum, o sistema não conseguirá ajustar o tempo de injeção corretamente. Como resultado, pode haver injeção excessiva de combustível, causando afogamento do motor.

Por que o Uso de um Relé Comum Causa Afogamento?
- Um relé comum não tem a função de colocar a resistência em série com o sensor de temperatura. Assim, o tempo de injeção de combustível não é ajustado, levando a uma mistura muito rica de combustível ao tentar arrancar a quente, causando o afogamento.



Solução: Uso do Relé Correto para Partida a Quente

A solução para evitar o problema de afogamento do motor ao arrancar a quente é garantir que o relé de partida a quente correto seja usado.

Passos para Verificar e Substituir o Relé de Partida a Quente:
  1. Localizar o Relé de Partida a Quente: O relé de partida a quente geralmente está localizado na caixa de fusíveis ou próximo ao módulo de controle do motor. Consulte o manual de serviço do veículo para a localização exata.
  2. Identificar o Relé Correto: Verifique o número de peça e as especificações do relé de partida a quente. Ele deve ser específico para o sistema LE-Jetronic. Relés comuns ou de outros sistemas não têm a funcionalidade de resistência em série necessária.
  3. Substituir o Relé Incorreto: Se um relé comum ou um relé incorreto estiver instalado, substitua-o pelo relé de partida a quente correto especificado pelo fabricante.
  4. Testar o Sistema Após a Substituição: Ligue o motor e teste a partida a quente. O motor deve arrancar sem afogamento e funcionar de forma estável.
  5. Verificar Modificações no Sistema: Em alguns veículos, pode haver modificações, como o deslocamento do termostato do coletor para a tampa do motor. Certifique-se de que todas as modificações estejam bem compreendidas e que o relé correto seja utilizado conforme a configuração atual.



Comentário Adicional:

O uso do relé correto de partida a quente é crucial para o funcionamento adequado do sistema LE-Jetronic em veículos VW e Ford. Este é um exemplo de como um simples componente pode impactar significativamente o desempenho do motor. É importante que os mecânicos e proprietários de veículos estejam cientes dessas especificidades ao realizar a manutenção.

Ao substituir componentes elétricos ou eletrônicos em sistemas de injeção, sempre consulte o manual do fabricante e utilize peças que atendam às especificações corretas. Isso evitará problemas como o afogamento ao arrancar a quente e garantirá o bom funcionamento do motor.

Conclusão: Seguindo estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão melhor preparados para diagnosticar e resolver problemas de afogamento ao arrancar a quente em veículos VW e Ford com sistema LE-Jetronic, garantindo uma partida eficiente e segura.