MODELOS VW e FORD COM SISTEMA LE- JETRONIC - AFOGAMENTO DO MOTOR AO ARRANCAR A QUENTE - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: MODELOS VW e FORD COM SISTEMA LE- JETRONIC - AFOGAMENTO DO MOTOR AO ARRANCAR A QUENTE (/showthread.php?tid=2791) |
MODELOS VW e FORD COM SISTEMA LE- JETRONIC - AFOGAMENTO DO MOTOR AO ARRANCAR A QUENTE - Sr.Big - 16-06-2020 Resolvendo o Problema de Afogamento do Motor ao Arrancar a Quente em Veículos VW e Ford com Sistema LE-Jetronic
Veículos da VW e Ford equipados com o sistema LE-Jetronic possuem um mecanismo específico para facilitar a partida do motor quando está quente. Este sistema inclui um relé de partida a quente que é crucial para garantir uma partida eficiente e evitar o afogamento do motor. Vamos entender como este sistema funciona, quais são as possíveis modificações e os problemas que podem ocorrer quando o relé correto não é usado. Como Funciona o Relé de Partida a Quente no Sistema LE-Jetronic? O sistema LE-Jetronic é um sistema de injeção eletrônica que gerencia a quantidade de combustível injetado no motor com base em vários sensores, incluindo o sensor de temperatura do motor. Em condições de partida a quente, há o risco de formação de bolhas de vapor no sistema de combustível, o que pode dificultar o arranque do motor. Para combater esse problema, esses veículos são equipados com um relé de partida a quente. Funcionamento do Relé de Partida a Quente:
Modificações no Sistema em Alguns Veículos: - Em alguns veículos, o termostato do coletor foi movido para a tampa do motor. Isso pode alterar ligeiramente o comportamento do sistema, mas o princípio de funcionamento do relé de partida a quente permanece o mesmo. Problema: Afogamento do Motor ao Arrancar a Quente Um problema comum que pode ocorrer é o afogamento do motor ao tentar arrancar quando está quente. Este problema geralmente está relacionado ao uso de um relé incorreto. Causa do Problema: - Uso de Relé Comum no Lugar do Relé de Partida a Quente: Se o relé de partida a quente for substituído por um relé comum, o sistema não conseguirá ajustar o tempo de injeção corretamente. Como resultado, pode haver injeção excessiva de combustível, causando afogamento do motor. Por que o Uso de um Relé Comum Causa Afogamento? - Um relé comum não tem a função de colocar a resistência em série com o sensor de temperatura. Assim, o tempo de injeção de combustível não é ajustado, levando a uma mistura muito rica de combustível ao tentar arrancar a quente, causando o afogamento. Solução: Uso do Relé Correto para Partida a Quente A solução para evitar o problema de afogamento do motor ao arrancar a quente é garantir que o relé de partida a quente correto seja usado. Passos para Verificar e Substituir o Relé de Partida a Quente:
Comentário Adicional: O uso do relé correto de partida a quente é crucial para o funcionamento adequado do sistema LE-Jetronic em veículos VW e Ford. Este é um exemplo de como um simples componente pode impactar significativamente o desempenho do motor. É importante que os mecânicos e proprietários de veículos estejam cientes dessas especificidades ao realizar a manutenção. Ao substituir componentes elétricos ou eletrônicos em sistemas de injeção, sempre consulte o manual do fabricante e utilize peças que atendam às especificações corretas. Isso evitará problemas como o afogamento ao arrancar a quente e garantirá o bom funcionamento do motor. Conclusão: Seguindo estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão melhor preparados para diagnosticar e resolver problemas de afogamento ao arrancar a quente em veículos VW e Ford com sistema LE-Jetronic, garantindo uma partida eficiente e segura.
|