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GOL – EEC-IV CFI – MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA. - Versão de Impressão

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GOL – EEC-IV CFI – MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA. - Sr.Big - 16-06-2020

Resolvendo o Problema de Motor que Gira, mas Não Pega no VW Gol – Sistema EEC-IV CFI

O problema de um motor que gira mas não pega é frustrante, especialmente em veículos como o VW Gol com o sistema de injeção eletrônica EEC-IV CFI (Central Fuel Injection). Neste caso, o diagnóstico foi complicado devido à tendência de ignorar códigos de falhas que parecem não estar relacionados ao problema. Vamos entender o que ocorreu, como o problema foi diagnosticado, e a lição importante sobre a lógica da Unidade de Controle Eletrônico (UCE).



Diagnóstico: Motor Gira, mas Não Pega e Eletro-Injetor Não Pulsa

Ao enfrentar um problema onde o motor gira mas não pega, a primeira abordagem é verificar os componentes críticos envolvidos na partida, como a bomba de combustível, eletro-injetores, sensores e a UCE. Neste caso específico, o eletro-injetor não estava pulsando, o que normalmente indicaria um problema na alimentação de combustível ou na UCE.

Informações Relevantes para o Diagnóstico:
  • O eletro-injetor não pulsa, indicando que o combustível não está sendo injetado no motor.
  • Foi registrado um código de falha relacionado ao sensor de posição de borboleta (TPS).
  • Inicialmente, a falha no TPS foi ignorada, pois, teoricamente, uma falha nesse sensor não deveria impedir a pulsação do eletro-injetor.



Causa Identificada: Sensor de Posição de Borboleta (TPS) Defeituoso

Após inúmeros testes e verificações em outros componentes sem encontrar problemas, decidiu-se testar o sensor de posição de borboleta (TPS). O TPS é um componente que informa à UCE a posição da borboleta de aceleração, que é crucial para o controle da mistura de ar-combustível e o tempo de injeção.

Durante o teste, descobriu-se que o TPS estava indicando constantemente que a borboleta estava totalmente aberta (4,45 V). Esta leitura incorreta fez com que a UCE interpretasse que o motor estava sob aceleração máxima, alterando a estratégia de injeção e impedindo a pulsação do eletro-injetor.

Por que o Defeito no TPS Impede a Pulsação do Eletro-Injetor?
- A UCE utiliza o sinal do TPS para determinar o estado de operação do motor. Se o TPS indica que a borboleta está totalmente aberta, a UCE pode entrar em um modo de "corte de combustível" ou outra estratégia de proteção, impedindo a pulsação do eletro-injetor.
- Em casos de falha extrema, a UCE pode "desligar" a injeção de combustível como uma medida de segurança, especialmente se for detectado que o motor está em risco de operar fora dos parâmetros seguros.



Solução: Substituição do Sensor de Posição de Borboleta (TPS)

A solução para o problema foi a substituição do sensor de posição de borboleta defeituoso. Uma vez trocado o sensor, o problema foi resolvido e o motor voltou a funcionar normalmente.

Ferramentas Necessárias para Substituição do TPS:
  • Chave de fenda ou chave Phillips: Para remover o sensor de posição de borboleta antigo.
  • Multímetro: Para verificar a voltagem de saída do novo TPS e garantir que esteja funcionando corretamente.
  • Scanner automotivo: Para limpar os códigos de falha e verificar o funcionamento adequado após a substituição.

Procedimento para Substituição do Sensor de Posição de Borboleta (TPS):
  1. Desconectar a Bateria: Para garantir segurança ao trabalhar com componentes eletrônicos, desconecte o cabo negativo da bateria.
  2. Localizar o TPS no Corpo de Borboleta: O TPS geralmente está montado no eixo da borboleta. Consulte o manual do veículo para a localização exata.
  3. Remover o Sensor Antigo: Utilize a chave de fenda ou Phillips para remover os parafusos que fixam o sensor de posição de borboleta. Desconecte o conector elétrico com cuidado.
  4. Instalar o Novo Sensor de Posição de Borboleta: Coloque o novo sensor no lugar, conecte o conector elétrico e fixe-o com os parafusos.
  5. Verificar a Voltagem de Saída com Multímetro: Com a ignição ligada (motor desligado), meça a voltagem de saída do TPS com o multímetro. A leitura deve variar de aproximadamente 0,5V (borboleta fechada) a 4,5V (borboleta aberta).
  6. Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte a bateria e ligue o motor. Verifique se o motor está funcionando corretamente e se o eletro-injetor está pulsando.
  7. Limpar Códigos de Falha e Testar com Scanner Automotivo: Use o scanner para limpar quaisquer códigos de falha antigos e verifique se não há novos códigos presentes.



Comentário Adicional:

Este caso ilustra a importância de não subestimar os códigos de falhas fornecidos pela UCE. Muitas vezes, os mecânicos podem ignorar um código de falha que parece irrelevante para o problema, mas a lógica de funcionamento da UCE pode ser diferente do que se espera. Trabalhar na resolução de um problema de cada vez e seguir a lógica do sistema pode economizar tempo e esforço durante o diagnóstico.

Sempre considere todas as informações fornecidas pela UCE e use um processo de diagnóstico metódico para garantir que a causa raiz seja encontrada e corrigida com eficiência.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas complexos de injeção eletrônica em veículos como o VW Gol com sistema EEC-IV CFI, utilizando um método lógico e cuidadoso para chegar à solução correta.