GOL – EEC-IV CFI – MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL – EEC-IV CFI – MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA. (/showthread.php?tid=2793) |
GOL – EEC-IV CFI – MOTOR GIRA MAS NÃO PEGA. - Sr.Big - 16-06-2020 Resolvendo o Problema de Motor que Gira, mas Não Pega no VW Gol – Sistema EEC-IV CFI
O problema de um motor que gira mas não pega é frustrante, especialmente em veículos como o VW Gol com o sistema de injeção eletrônica EEC-IV CFI (Central Fuel Injection). Neste caso, o diagnóstico foi complicado devido à tendência de ignorar códigos de falhas que parecem não estar relacionados ao problema. Vamos entender o que ocorreu, como o problema foi diagnosticado, e a lição importante sobre a lógica da Unidade de Controle Eletrônico (UCE). Diagnóstico: Motor Gira, mas Não Pega e Eletro-Injetor Não Pulsa Ao enfrentar um problema onde o motor gira mas não pega, a primeira abordagem é verificar os componentes críticos envolvidos na partida, como a bomba de combustível, eletro-injetores, sensores e a UCE. Neste caso específico, o eletro-injetor não estava pulsando, o que normalmente indicaria um problema na alimentação de combustível ou na UCE. Informações Relevantes para o Diagnóstico:
Causa Identificada: Sensor de Posição de Borboleta (TPS) Defeituoso Após inúmeros testes e verificações em outros componentes sem encontrar problemas, decidiu-se testar o sensor de posição de borboleta (TPS). O TPS é um componente que informa à UCE a posição da borboleta de aceleração, que é crucial para o controle da mistura de ar-combustível e o tempo de injeção. Durante o teste, descobriu-se que o TPS estava indicando constantemente que a borboleta estava totalmente aberta (4,45 V). Esta leitura incorreta fez com que a UCE interpretasse que o motor estava sob aceleração máxima, alterando a estratégia de injeção e impedindo a pulsação do eletro-injetor. Por que o Defeito no TPS Impede a Pulsação do Eletro-Injetor? - A UCE utiliza o sinal do TPS para determinar o estado de operação do motor. Se o TPS indica que a borboleta está totalmente aberta, a UCE pode entrar em um modo de "corte de combustível" ou outra estratégia de proteção, impedindo a pulsação do eletro-injetor. - Em casos de falha extrema, a UCE pode "desligar" a injeção de combustível como uma medida de segurança, especialmente se for detectado que o motor está em risco de operar fora dos parâmetros seguros. Solução: Substituição do Sensor de Posição de Borboleta (TPS) A solução para o problema foi a substituição do sensor de posição de borboleta defeituoso. Uma vez trocado o sensor, o problema foi resolvido e o motor voltou a funcionar normalmente. Ferramentas Necessárias para Substituição do TPS:
Procedimento para Substituição do Sensor de Posição de Borboleta (TPS):
Comentário Adicional: Este caso ilustra a importância de não subestimar os códigos de falhas fornecidos pela UCE. Muitas vezes, os mecânicos podem ignorar um código de falha que parece irrelevante para o problema, mas a lógica de funcionamento da UCE pode ser diferente do que se espera. Trabalhar na resolução de um problema de cada vez e seguir a lógica do sistema pode economizar tempo e esforço durante o diagnóstico. Sempre considere todas as informações fornecidas pela UCE e use um processo de diagnóstico metódico para garantir que a causa raiz seja encontrada e corrigida com eficiência. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas complexos de injeção eletrônica em veículos como o VW Gol com sistema EEC-IV CFI, utilizando um método lógico e cuidadoso para chegar à solução correta.
|