GOL / PARATI / SAVEIRO - LÂMPADA INDICADORA DE ALTA TEMPERATURA DO MOTOR ACENDE - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL / PARATI / SAVEIRO - LÂMPADA INDICADORA DE ALTA TEMPERATURA DO MOTOR ACENDE (/showthread.php?tid=2795) |
GOL / PARATI / SAVEIRO - LÂMPADA INDICADORA DE ALTA TEMPERATURA DO MOTOR ACENDE - Sr.Big - 16-06-2020 Solução para o Problema de Lâmpada Indicadora de Alta Temperatura Acendendo no VW Gol, Parati e Saveiro
Nos veículos Volkswagen Gol, Parati e Saveiro, um problema comum que pode ocorrer é a lâmpada indicadora de alta temperatura do motor acender mesmo quando o sistema de arrefecimento está funcionando corretamente. O problema costuma aparecer logo após o acionamento do eletro-ventilador, o que pode levar os motoristas a pensar que o motor está superaquecendo. No entanto, a causa geralmente é algo diferente e envolve a resistência elétrica nas conexões de massa do veículo. Diagnóstico: Lâmpada de Alta Temperatura do Motor Acende Mesmo com o Sistema em Boas Condições Quando a lâmpada de alta temperatura do motor acende logo após o eletro-ventilador entrar em funcionamento, mas o sistema de arrefecimento (radiador, válvula termostática, sensores, etc.) parece estar em perfeitas condições, é um forte indicativo de um problema relacionado à massa elétrica do veículo. Este problema pode ocorrer mesmo que todo o sistema de injeção e o sistema elétrico do veículo pareçam estar funcionando normalmente. Sinais do Problema:
Causa Identificada: Resistência Elétrica nas Conexões de Massa A causa do problema é uma resistência elétrica entre os pontos de fixação da massa no chassi e no bloco do motor. A massa (negativo) do sistema elétrico do veículo deve ter uma conexão limpa e de baixa resistência entre a bateria, o chassi e o motor. Qualquer oxidação, sujeira ou conexão solta pode criar resistência elétrica, que é suficiente para acionar a lâmpada indicadora de alta temperatura do motor. Por que a Resistência de Massa Causa o Problema? - A lâmpada de alta temperatura é sensível a variações de tensão. Se houver resistência na conexão de massa, a diferença de potencial pode aumentar, fazendo com que a lâmpada acenda indevidamente. - Mesmo que o sistema de arrefecimento esteja em boas condições, o módulo de controle pode interpretar a resistência adicional como um sinal de falha, acionando a luz de advertência. Solução: Limpeza e Solda dos Terminais de Massa Para resolver o problema, é necessário melhorar a conexão de massa entre o chassi, o motor e o negativo da bateria. Isso envolve limpar as conexões, reapertar os terminais e adicionar solda para garantir uma conexão de baixa resistência. Passos para Corrigir a Resistência de Massa:
Comentário Adicional: Este problema ilustra a importância de uma boa conexão de massa no sistema elétrico de qualquer veículo. Mesmo que todo o sistema de injeção e arrefecimento esteja em boas condições, a resistência em uma conexão de massa pode enganar o módulo de controle do motor, resultando em avisos errados e levando o motorista a acreditar que há um problema de superaquecimento. Sempre verifique as conexões de massa e certifique-se de que estão limpas, seguras e bem conectadas. Isso evitará problemas elétricos que podem ser difíceis de diagnosticar. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e corrigir problemas elétricos em veículos Volkswagen, como o Gol, Parati e Saveiro, garantindo um sistema de arrefecimento e de sinalização de temperatura funcional e confiável.
|