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GOL 1.0 – SISTEMA EEC-IV - MOTOR VAI PERDENDO POTÊNCIA ATÉ APAGAR - Sr.Big - 16-06-2020 Resolvendo o Problema de Perda de Potência até o Motor Apagar no VW Gol 1.0 com Sistema EEC-IV
Nos veículos Volkswagen Gol 1.0 com sistema de injeção eletrônica EEC-IV, um problema comum relatado é o motor que começa a perder potência gradualmente até apagar completamente. Esse tipo de problema pode ser causado por diversos fatores relacionados à alimentação de combustível, ignição ou sensores defeituosos. Neste caso, a causa foi identificada como um curto-circuito no chicote da sonda lambda, levando ao envio de um sinal incorreto para a central de injeção. Diagnóstico: Perda de Potência Gradual até o Motor Apagar Quando um motor começa a perder potência gradualmente até apagar, o primeiro passo é verificar os sistemas que controlam a mistura de ar-combustível, a ignição e o gerenciamento do motor. No caso do Gol 1.0 com sistema EEC-IV, foi identificado que a sonda lambda estava enviando um sinal incorreto de alta voltagem para a Unidade de Controle Eletrônico (UCE). Observações Importantes Durante o Diagnóstico:
Causa Identificada: Curto-Circuito no Chicote da Sonda Lambda A causa do problema foi identificada como um curto-circuito no chicote da sonda lambda. Um curto-circuito nos fios do chicote pode levar a um sinal incorreto sendo enviado para a UCE, causando leituras erradas e ajustes inadequados da mistura de combustível. Como o Curto-Circuito na Sonda Lambda Afeta o Desempenho do Motor? - A sonda lambda é um sensor crítico que monitora a concentração de oxigênio nos gases de escape, permitindo que a UCE ajuste a mistura de ar-combustível para um funcionamento ideal. - Um sinal de 5 a 6 volts é fora do intervalo de operação normal da sonda lambda e indica um problema elétrico. Esse sinal errado leva a UCE a ajustar incorretamente a mistura, causando perda de potência e até o apagamento do motor. Solução: Inspeção e Correção do Chicote da Sonda Lambda Para corrigir o problema, é necessário avaliar o estado geral da sonda lambda e corrigir o curto-circuito no chicote. Este procedimento envolve inspeção visual, testes elétricos e, possivelmente, reparo ou substituição de fios danificados. Ferramentas Necessárias para Inspeção e Reparo do Chicote da Sonda Lambda:
Procedimento para Corrigir o Problema do Curto-Circuito na Sonda Lambda:
Comentário Adicional: Este exemplo destaca a importância de considerar todos os componentes do sistema de injeção eletrônica ao diagnosticar problemas de desempenho do motor. Às vezes, problemas elétricos no chicote ou conectores de sensores podem causar leituras erradas, levando a diagnósticos incorretos se não forem verificados adequadamente. Sempre inspecione e teste o chicote elétrico e os conectores dos sensores ao diagnosticar problemas de injeção eletrônica. Componentes que parecem estar funcionando podem estar comprometidos devido a falhas elétricas subjacentes. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e solucionar problemas de perda de potência no VW Gol 1.0 com sistema EEC-IV, garantindo um funcionamento eficiente e seguro do motor.
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