GOL 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 – SISTEMA EEC-IV – DIAGNÓSTICO RÁPIDO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 – SISTEMA EEC-IV – DIAGNÓSTICO RÁPIDO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO (/showthread.php?tid=2797) |
GOL 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 – SISTEMA EEC-IV – DIAGNÓSTICO RÁPIDO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO - Sr.Big - 16-06-2020 Diagnóstico Rápido do Sistema de Ignição no VW Gol 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 com Sistema EEC-IV
Quando o motor de um VW Gol 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 equipado com o sistema de injeção eletrônica EEC-IV gira, mas não pega, um diagnóstico rápido é essencial para identificar a causa da falha de ignição. A ausência de centelha nos cabos de vela pode indicar problemas tanto no sistema de ignição quanto na Unidade de Controle Eletrônico (UCE) da injeção. A seguir, vamos detalhar o passo a passo para diagnosticar a falta de centelha e determinar a origem do problema. Cenário: Motor Gira, mas Não Pega e Não Há Centelha
Se o motor gira mas não pega e, ao usar um visualizador de centelha em um dos cabos de vela, verifica-se que não existe centelha, isso indica que algo está impedindo a geração de faísca necessária para a combustão. Para diagnosticar a falha, siga o procedimento abaixo. Procedimento de Diagnóstico:
Possibilidade 1: Centelha Aparece Após Remover o Conector de Ajuste do Ponto
Se a centelha aparecer após a remoção do conector de ajuste do ponto, o problema está relacionado à UCE da injeção eletrônica. As causas mais prováveis, na ordem de prioridade, são:
Possibilidade 2: Sem Centelha Mesmo Após Remover o Conector de Ajuste do Ponto
Se a centelha ainda não aparece após remover o conector de ajuste do ponto, o problema está relacionado ao sistema de ignição. Os componentes a serem verificados incluem:
Comentário Adicional:
Este guia de diagnóstico rápido para o sistema de ignição no VW Gol com sistema EEC-IV enfatiza a importância de uma abordagem metódica. Ao verificar cada componente individualmente, é possível identificar rapidamente a causa da falha e resolver o problema de forma eficiente. Isso evita a substituição desnecessária de peças e economiza tempo no processo de reparo. Uma abordagem lógica e organizada é essencial ao diagnosticar falhas no sistema de ignição e injeção eletrônica. Certifique-se sempre de verificar a continuidade da fiação e o funcionamento dos sensores e módulos para um diagnóstico preciso. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e solucionar problemas de ignição em veículos Volkswagen com sistema EEC-IV, assegurando um funcionamento seguro e eficiente do motor.
|