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GOL 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 – SISTEMA EEC-IV – DIAGNÓSTICO RÁPIDO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO - Versão de Impressão

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GOL 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 – SISTEMA EEC-IV – DIAGNÓSTICO RÁPIDO DO SISTEMA DE IGNIÇÃO - Sr.Big - 16-06-2020

Diagnóstico Rápido do Sistema de Ignição no VW Gol 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 com Sistema EEC-IV

Quando o motor de um VW Gol 1.0 / 1.6 / 1.8 / 2.0 equipado com o sistema de injeção eletrônica EEC-IV gira, mas não pega, um diagnóstico rápido é essencial para identificar a causa da falha de ignição. A ausência de centelha nos cabos de vela pode indicar problemas tanto no sistema de ignição quanto na Unidade de Controle Eletrônico (UCE) da injeção. A seguir, vamos detalhar o passo a passo para diagnosticar a falta de centelha e determinar a origem do problema.



Cenário: Motor Gira, mas Não Pega e Não Há Centelha

Se o motor gira mas não pega e, ao usar um visualizador de centelha em um dos cabos de vela, verifica-se que não existe centelha, isso indica que algo está impedindo a geração de faísca necessária para a combustão. Para diagnosticar a falha, siga o procedimento abaixo.

Procedimento de Diagnóstico:

  1. Remover o Conector de Ajuste do Ponto (Shorting Plug) e Refazer o Teste de Centelha: O "shorting plug" é um conector utilizado para ajuste do ponto de ignição. Remova-o e refaça o teste de centelha. Dependendo do resultado, você terá duas possibilidades:



Possibilidade 1: Centelha Aparece Após Remover o Conector de Ajuste do Ponto

Se a centelha aparecer após a remoção do conector de ajuste do ponto, o problema está relacionado à UCE da injeção eletrônica. As causas mais prováveis, na ordem de prioridade, são:
  • Falha no Relê Principal: O relê principal é responsável por alimentar a UCE e outros componentes essenciais do sistema de injeção. Se ele estiver com defeito, a UCE pode não receber alimentação suficiente para operar corretamente.
    Solução: Verifique o relê principal e substitua-o se necessário. Utilize um multímetro para verificar a continuidade e o funcionamento correto do relê.

  • Falta de Aterramento na Central de Injeção: A UCE precisa de um bom aterramento para funcionar corretamente. Conexões soltas, oxidadas ou sujas podem impedir o funcionamento adequado.
    Solução: Verifique todas as conexões de aterramento da UCE, especialmente no chassi e no motor. Certifique-se de que estejam limpas e bem apertadas.

  • Descontinuidade da Fiação do Sensor de Rotação até a Central de Injeção (Terminal 56): O sensor de rotação fornece informações críticas à UCE sobre a posição do virabrequim. Uma falha na fiação entre o sensor de rotação e a UCE pode resultar em falta de sinal.
    Solução: Verifique a continuidade da fiação entre o sensor de rotação e o terminal 56 da UCE. Corrija qualquer desconexão ou dano nos fios.

  • Falha na UCE: Se todas as outras possibilidades forem eliminadas, a UCE em si pode estar com defeito.
    Solução: Teste a UCE utilizando um scanner automotivo compatível ou, se possível, teste a UCE em outro veículo. Substitua a UCE se necessário.



Possibilidade 2: Sem Centelha Mesmo Após Remover o Conector de Ajuste do Ponto

Se a centelha ainda não aparece após remover o conector de ajuste do ponto, o problema está relacionado ao sistema de ignição. Os componentes a serem verificados incluem:
  • Sensor de Rotação e PMS (Incluindo Fiação: Positivo, Negativo e Sinal): O sensor de rotação e PMS (Ponto Morto Superior) é responsável por informar à UCE a posição do virabrequim. Sem esse sinal, não há comando para a ignição.
    Solução: Verifique o funcionamento do sensor de rotação e PMS com um multímetro, certificando-se de que os sinais de positivo, negativo e saída estejam corretos. Repare ou substitua o sensor e a fiação se necessário.

  • Bobina de Ignição: A bobina de ignição é responsável por aumentar a tensão da bateria para gerar a centelha nas velas. Uma bobina defeituosa pode não fornecer a faísca necessária.
    Solução: Teste a bobina de ignição com um multímetro para verificar a resistência nos enrolamentos primário e secundário. Substitua a bobina se ela estiver fora dos parâmetros.

  • Módulo de Ignição (Incluindo Fiação: Positivo, Negativo, Sinal de Rotação e Comando da Bobina): O módulo de ignição recebe o sinal do sensor de rotação e controla a bobina de ignição. Um módulo de ignição defeituoso ou com fiação incorreta pode impedir a geração de centelha.
    Solução: Verifique o módulo de ignição e sua fiação (positivo, negativo, sinal de rotação e comando da bobina). Substitua o módulo se necessário.

  • Rotor, Distribuidor e Cabo de Bobina: O rotor e o distribuidor direcionam a alta tensão da bobina para as velas de ignição na ordem correta. Se o rotor, o distribuidor ou o cabo da bobina estiverem desgastados ou danificados, a centelha pode não ser transmitida.
    Solução: Inspecione o rotor, distribuidor e cabo de bobina. Substitua os componentes que apresentarem desgaste excessivo ou danos.



Comentário Adicional:

Este guia de diagnóstico rápido para o sistema de ignição no VW Gol com sistema EEC-IV enfatiza a importância de uma abordagem metódica. Ao verificar cada componente individualmente, é possível identificar rapidamente a causa da falha e resolver o problema de forma eficiente. Isso evita a substituição desnecessária de peças e economiza tempo no processo de reparo.

Uma abordagem lógica e organizada é essencial ao diagnosticar falhas no sistema de ignição e injeção eletrônica. Certifique-se sempre de verificar a continuidade da fiação e o funcionamento dos sensores e módulos para um diagnóstico preciso.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e solucionar problemas de ignição em veículos Volkswagen com sistema EEC-IV, assegurando um funcionamento seguro e eficiente do motor.