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GOL 1.0 16V - IAW 1AVI - MOTOR NÃO PEGA - Versão de Impressão

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GOL 1.0 16V - IAW 1AVI - MOTOR NÃO PEGA - Sr.Big - 16-06-2020

Diagnóstico e Solução para o Problema de Motor que Não Pega no VW Gol 1.0 16V - IAW 1AVI

O problema de um motor que não pega pode ser frustrante tanto para o cliente quanto para o mecânico, especialmente quando o defeito é intermitente e difícil de reproduzir. No caso de um VW Gol 1.0 16V com sistema IAW 1AVI, o problema estava relacionado ao imobilizador, mais especificamente à antena da bobina do imobilizador que falhava sob certas condições de temperatura.



Histórico do Problema:
  • O cliente relatou que o veículo não pegava e ligou para a oficina.
  • O veículo foi rebocado até a oficina. Ao chegar lá, funcionou normalmente.
  • No dia seguinte, o cliente voltou a reclamar do mesmo problema. O carro foi novamente rebocado e, na oficina, funcionou sem problemas.
  • Mais um dia se passou e o problema foi novamente relatado. O veículo voltou para a oficina, onde mais uma vez funcionou perfeitamente.
  • Desta vez, a concessionária utilizou um equipamento de diagnóstico que detectou uma falha na bobina da antena do imobilizador.
  • Quando o veículo chegou na oficina, o problema desapareceu e ele funcionou como deveria.



Conclusão do Diagnóstico:

A causa do problema foi finalmente identificada como sendo a elevação da resistência da bobina da antena do imobilizador devido à alta temperatura. Quando o veículo era estacionado ao sol, o aumento de temperatura fazia com que a resistência da bobina da antena aumentasse, impedindo que o imobilizador reconhecesse a chave corretamente. Uma vez rebocado para a oficina e deixado à sombra, a temperatura da bobina baixava, a resistência voltava ao normal, e o imobilizador funcionava como esperado.



Solução:
  • Substituir a Antena da Bobina do Imobilizador: A solução para o problema foi substituir a antena da bobina do imobilizador por uma nova, que não fosse afetada pelas variações de temperatura.



Comentário Adicional:

Este caso ilustra como problemas intermitentes, especialmente aqueles relacionados a componentes eletrônicos sensíveis à temperatura, podem ser desafiadores de diagnosticar. É fundamental considerar o ambiente e as condições em que o problema ocorre ao diagnosticar falhas no veículo. A antena do imobilizador é uma parte crítica do sistema de segurança do veículo, e qualquer falha nela pode impedir que o motor pegue.

Ao diagnosticar problemas intermitentes, sempre considere fatores como temperatura, umidade e condições ambientais que podem afetar o funcionamento de componentes eletrônicos.

Conclusão: Com esta orientação, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar problemas relacionados ao imobilizador e componentes eletrônicos em veículos como o VW Gol 1.0 16V com sistema IAW 1AVI, garantindo um funcionamento seguro e confiável.