GOL 1.0 16V – MARCHA LENTA IRREGULAR, OSCILANDO MUITO - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL 1.0 16V – MARCHA LENTA IRREGULAR, OSCILANDO MUITO (/showthread.php?tid=2799) |
GOL 1.0 16V – MARCHA LENTA IRREGULAR, OSCILANDO MUITO - Sr.Big - 16-06-2020 Solucionando Problema de Marcha Lenta Irregular no VW Gol 1.0 16V: Correia Dentada Desalinhada
No VW Gol 1.0 16V, a marcha lenta irregular e a oscilação excessiva podem ser sintomas de problemas de sincronismo no motor. Neste caso específico, o problema foi identificado como uma correia dentada que estava adiantada em um dente, afetando o funcionamento do motor. Detalhes do Problema: Quando um veículo apresenta marcha lenta irregular e outros sintomas associados, é importante verificar tanto o sistema de injeção quanto o sistema mecânico para encontrar a causa raiz. No caso deste Gol 1.0 16V, os sintomas foram:
Causa Identificada: Correia Dentada Adiantada em 1 Dente Após uma análise detalhada, a causa da marcha lenta irregular foi determinada como sendo a correia dentada adiantada em um dente. A correia dentada controla o sincronismo entre o virabrequim e o comando de válvulas. Se a correia estiver desalinhada, mesmo que apenas um dente, isso pode causar problemas sérios no tempo de abertura e fechamento das válvulas, afetando a mistura de ar-combustível e o desempenho geral do motor. Como a Correia Dentada Adiantada Causa Marcha Lenta Irregular? - Um dente fora de alinhamento pode alterar o tempo de abertura das válvulas, resultando em uma combustão ineficiente. - A UCE tenta corrigir o problema ajustando o tempo de injeção e a mistura de ar-combustível, o que explica o tempo de injeção alto e a correção da sonda lambda fora da faixa normal. - A perda de vácuo causada pelo desalinhamento também pode afetar o servo-freio, resultando em um pedal de freio mais duro. Solução: Reposicionamento e Retensionamento da Correia Dentada A solução para o problema foi realizar o reposicionamento e o retensionamento da correia dentada para garantir o sincronismo correto do motor. Passos para Reposicionar e Retensionar a Correia Dentada:
Comentário Adicional: Este exemplo mostra a importância de verificar o sincronismo do motor quando se enfrentam problemas de marcha lenta irregular e outros sintomas como tempo de injeção alto e perda de vácuo. Uma correia dentada desalinhada é um problema relativamente simples de corrigir, mas pode causar muitos sintomas que confundem o diagnóstico. Certifique-se sempre de verificar o alinhamento da correia dentada durante o diagnóstico de problemas de desempenho do motor. Pequenos desvios podem causar grandes problemas. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e solucionar problemas de marcha lenta irregular em veículos Volkswagen, garantindo um desempenho de motor seguro e eficiente.
|