GOL 1.0 8V Mi – BOBINA OU MÓDULO DE IGNIÇÃO QUEIMANDO - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL 1.0 8V Mi – BOBINA OU MÓDULO DE IGNIÇÃO QUEIMANDO (/showthread.php?tid=2802) |
GOL 1.0 8V Mi – BOBINA OU MÓDULO DE IGNIÇÃO QUEIMANDO - Sr.Big - 16-06-2020 Solucionando o Problema de Bobina ou Módulo de Ignição Queimando no VW Gol 1.0 8V Mi
No VW Gol 1.0 8V Mi, um problema comum relatado é o superaquecimento da bobina de ignição ou o módulo de ignição queimando, mesmo com o motor desligado. Esse problema geralmente está relacionado a um aterramento deficiente da central de injeção eletrônica. Vamos entender o problema, a causa e a solução passo a passo para garantir um funcionamento seguro do sistema de ignição. Detalhes do Problema: Quando a bobina de ignição aquece muito, mesmo com o motor desligado, e há pulso da central de injeção para o módulo de ignição, mas o motor não funciona, é importante investigar problemas relacionados ao aterramento e à integridade do sistema elétrico. Observações Importantes:
Causa Identificada: Deficiência de Aterramento da Central de Injeção A causa do problema foi identificada como uma deficiência de aterramento da central de injeção. Apesar do teste de continuidade do aterramento indicar um valor normal de 0Ω, a adição de um cabo de massa direto da bateria resolveu o problema de aquecimento e permitiu que o motor funcionasse normalmente quando o conjunto módulo-bobina foi trocado. Como a Deficiência de Aterramento Causa o Problema? - Um aterramento inadequado pode causar resistência adicional no circuito, fazendo com que a bobina de ignição e o módulo aqueçam excessivamente. - Isso pode levar ao mau funcionamento ou até à queima do conjunto módulo-bobina. Solução: Melhoria do Aterramento do Sistema de Ignição A solução envolve a limpeza, ajuste e soldagem dos terminais de aterramento para garantir uma boa conexão de massa entre a bateria, o chassi e o câmbio do veículo. Passos para Melhorar o Aterramento e Resolver o Problema:
Comentário Adicional: Este caso destaca a importância de verificar o aterramento em sistemas elétricos e de ignição. Mesmo que um teste de continuidade indique 0Ω, isso não significa que o aterramento seja adequado sob carga. A soldagem e a limpeza dos terminais de aterramento são essenciais para garantir que o sistema elétrico funcione sem falhas. Ao diagnosticar problemas elétricos relacionados a componentes de ignição, sempre verifique o aterramento e certifique-se de que as conexões estejam limpas, bem fixadas e com boa condutividade. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas de aterramento que possam causar o superaquecimento de componentes de ignição, como a bobina e o módulo de ignição, em veículos Volkswagen como o Gol 1.0 8V Mi.
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