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GOL 1.0 8V Mi – BOBINA OU MÓDULO DE IGNIÇÃO QUEIMANDO - Versão de Impressão

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GOL 1.0 8V Mi – BOBINA OU MÓDULO DE IGNIÇÃO QUEIMANDO - Sr.Big - 16-06-2020

Solucionando o Problema de Bobina ou Módulo de Ignição Queimando no VW Gol 1.0 8V Mi

No VW Gol 1.0 8V Mi, um problema comum relatado é o superaquecimento da bobina de ignição ou o módulo de ignição queimando, mesmo com o motor desligado. Esse problema geralmente está relacionado a um aterramento deficiente da central de injeção eletrônica. Vamos entender o problema, a causa e a solução passo a passo para garantir um funcionamento seguro do sistema de ignição.



Detalhes do Problema:

Quando a bobina de ignição aquece muito, mesmo com o motor desligado, e há pulso da central de injeção para o módulo de ignição, mas o motor não funciona, é importante investigar problemas relacionados ao aterramento e à integridade do sistema elétrico.

Observações Importantes:
  • A bobina de ignição aquece excessivamente, mesmo com a chave de ignição ligada e o motor desligado.
  • O módulo-bobina danificado também apresenta superaquecimento.
  • Existe um pulso da central de injeção para o módulo de ignição, mas o motor não dá partida.



Causa Identificada: Deficiência de Aterramento da Central de Injeção

A causa do problema foi identificada como uma deficiência de aterramento da central de injeção. Apesar do teste de continuidade do aterramento indicar um valor normal de 0Ω, a adição de um cabo de massa direto da bateria resolveu o problema de aquecimento e permitiu que o motor funcionasse normalmente quando o conjunto módulo-bobina foi trocado.

Como a Deficiência de Aterramento Causa o Problema?
- Um aterramento inadequado pode causar resistência adicional no circuito, fazendo com que a bobina de ignição e o módulo aqueçam excessivamente.
- Isso pode levar ao mau funcionamento ou até à queima do conjunto módulo-bobina.



Solução: Melhoria do Aterramento do Sistema de Ignição

A solução envolve a limpeza, ajuste e soldagem dos terminais de aterramento para garantir uma boa conexão de massa entre a bateria, o chassi e o câmbio do veículo.

Passos para Melhorar o Aterramento e Resolver o Problema:
  • Soltar o Cabo de Massa que Liga a Bateria ao Chassi e à Carcaça do Câmbio: Localize o cabo de massa que conecta o negativo da bateria ao chassi e ao câmbio do motor. Solte os parafusos e porcas que prendem o cabo aos pontos de fixação.
  • Limpar e Desoxidar os Terminais e Bases de Fixação: Utilize uma lixa fina ou uma escova de aço para limpar qualquer oxidação ou sujeira dos terminais de fixação e dos pontos de contato no chassi e no câmbio. Certifique-se de que as superfícies estejam limpas e brilhantes para garantir um bom contato.
  • Reapertar os Terminais aos Cabos e Soldar com Estanho: Verifique se a conexão entre o cabo de massa e o terminal está firme. Solde com estanho o terminal ao cabo de massa para garantir uma conexão sólida e de baixa resistência.
  • Fixar Novamente o Cabo de Massa ao Veículo: Reinstale o cabo de massa no chassi e na carcaça do câmbio. Aperte bem os parafusos e porcas de fixação para garantir uma conexão segura.
  • Testar o Conjunto Danificado com a Chave de Ignição Ligada: Ligue a chave de ignição e monitore o conjunto por cerca de 1 minuto. Se o conjunto não aquecer, a correção de aterramento foi eficaz. Se o conjunto ainda aquecer, reveja os procedimentos de aterramento.
  • Substituir o Conjunto Danificado e Testar o Motor: Caso o problema de aquecimento tenha sido resolvido, substitua o módulo-bobina danificado por um novo e ligue o motor para verificar o funcionamento normal.



Comentário Adicional:

Este caso destaca a importância de verificar o aterramento em sistemas elétricos e de ignição. Mesmo que um teste de continuidade indique 0Ω, isso não significa que o aterramento seja adequado sob carga. A soldagem e a limpeza dos terminais de aterramento são essenciais para garantir que o sistema elétrico funcione sem falhas.

Ao diagnosticar problemas elétricos relacionados a componentes de ignição, sempre verifique o aterramento e certifique-se de que as conexões estejam limpas, bem fixadas e com boa condutividade.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas de aterramento que possam causar o superaquecimento de componentes de ignição, como a bobina e o módulo de ignição, em veículos Volkswagen como o Gol 1.0 8V Mi.