GOL 1.0 Mi - MOTRONIC MP 9.0 - DIFICULDADE DE PARTIDA A QUENTE - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL 1.0 Mi - MOTRONIC MP 9.0 - DIFICULDADE DE PARTIDA A QUENTE (/showthread.php?tid=2804) |
GOL 1.0 Mi - MOTRONIC MP 9.0 - DIFICULDADE DE PARTIDA A QUENTE - Sr.Big - 16-06-2020 Resolvendo Dificuldade de Partida a Quente no VW Gol 1.0 Mi com Sistema Motronic MP 9.0
No VW Gol 1.0 Mi equipado com o sistema de injeção eletrônica Motronic MP 9.0, um problema comum relatado é a dificuldade de partida a quente. Além disso, a marcha lenta pode se tornar irregular, e o motor pode até apagar em algumas situações. Este problema está frequentemente relacionado a um vazamento de carvão ativado do canister, que provoca o emperramento da eletroválvula de purga na posição aberta. Sintomas do Problema: Quando um veículo apresenta dificuldade de partida a quente e uma marcha lenta irregular, a causa pode estar relacionada ao sistema de controle de emissões, especialmente o sistema de purga do canister. Observações Importantes:
Causa Identificada: Vazamento de Carvão Ativado do Canister A causa do problema foi identificada como vazamento de carvão ativado do canister, que resultou no emperramento da eletroválvula de purga na posição aberta. A eletroválvula de purga controla a liberação dos vapores de combustível do canister para o motor. Se o carvão ativado escapar do canister e bloquear a válvula, ela pode ficar travada na posição aberta, o que interfere na mistura de ar-combustível e dificulta a partida a quente. Como o Vazamento de Carvão Ativado Afeta o Desempenho do Motor? - Quando a eletroválvula de purga fica emperrada na posição aberta, os vapores de combustível são liberados continuamente para o motor, mesmo quando não são necessários. Isso altera a mistura ar-combustível, causando marcha lenta irregular e dificuldade de partida a quente. Soluções para o Problema Há duas abordagens para resolver este problema, dependendo do estado da eletroválvula de purga e do filtro de carvão ativado: Solução Paliativa:
Solução Definitiva:
Procedimento para Limpeza e Substituição dos Componentes:
Comentário Adicional: O sistema de purga do canister é fundamental para o controle de emissões e o bom funcionamento do motor. Problemas com a válvula de purga ou o canister podem levar a sintomas confusos, como dificuldade de partida a quente e marcha lenta irregular. É importante considerar todos os componentes do sistema de controle de emissões ao diagnosticar problemas de partida e funcionamento irregular do motor, garantindo uma solução completa e duradoura. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas de partida a quente em veículos como o VW Gol 1.0 Mi com sistema Motronic MP 9.0, assegurando um funcionamento eficiente e seguro do motor.
|