Fóruns
GOL 1.0 Mi - MOTRONIC MP 9.0 - DIFICULDADE DE PARTIDA A QUENTE - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124)
+---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127)
+---- Tópico: GOL 1.0 Mi - MOTRONIC MP 9.0 - DIFICULDADE DE PARTIDA A QUENTE (/showthread.php?tid=2804)



GOL 1.0 Mi - MOTRONIC MP 9.0 - DIFICULDADE DE PARTIDA A QUENTE - Sr.Big - 16-06-2020

Resolvendo Dificuldade de Partida a Quente no VW Gol 1.0 Mi com Sistema Motronic MP 9.0

No VW Gol 1.0 Mi equipado com o sistema de injeção eletrônica Motronic MP 9.0, um problema comum relatado é a dificuldade de partida a quente. Além disso, a marcha lenta pode se tornar irregular, e o motor pode até apagar em algumas situações. Este problema está frequentemente relacionado a um vazamento de carvão ativado do canister, que provoca o emperramento da eletroválvula de purga na posição aberta.



Sintomas do Problema:

Quando um veículo apresenta dificuldade de partida a quente e uma marcha lenta irregular, a causa pode estar relacionada ao sistema de controle de emissões, especialmente o sistema de purga do canister.

Observações Importantes:
  • Dificuldade em dar partida a quente: O motor tem dificuldade para pegar quando o veículo está quente.
  • Marcha lenta irregular: O motor pode apresentar uma marcha lenta instável e, em alguns casos, até apagar.



Causa Identificada: Vazamento de Carvão Ativado do Canister

A causa do problema foi identificada como vazamento de carvão ativado do canister, que resultou no emperramento da eletroválvula de purga na posição aberta. A eletroválvula de purga controla a liberação dos vapores de combustível do canister para o motor. Se o carvão ativado escapar do canister e bloquear a válvula, ela pode ficar travada na posição aberta, o que interfere na mistura de ar-combustível e dificulta a partida a quente.

Como o Vazamento de Carvão Ativado Afeta o Desempenho do Motor?
- Quando a eletroválvula de purga fica emperrada na posição aberta, os vapores de combustível são liberados continuamente para o motor, mesmo quando não são necessários. Isso altera a mistura ar-combustível, causando marcha lenta irregular e dificuldade de partida a quente.



Soluções para o Problema

Há duas abordagens para resolver este problema, dependendo do estado da eletroválvula de purga e do filtro de carvão ativado:

Solução Paliativa:
  • Limpeza da Eletroválvula de Purga do Canister: Remova a eletroválvula de purga e faça uma limpeza completa para remover qualquer carvão ativado ou detritos que possam estar obstruindo seu funcionamento.
  • Instalar um Filtro de Combustível na Linha Entre o Filtro de Carvão Ativado e a Eletroválvula: Este filtro adicional ajudará a capturar qualquer carvão ativado que escape do canister, evitando que a válvula de purga emperre novamente.

Solução Definitiva:
  • Substituir o Filtro de Carvão Ativado do Canister: Troque o filtro de carvão ativado por um novo para garantir que não haja mais partículas de carvão sendo liberadas.
  • Substituir a Eletroválvula de Purga: Se a limpeza da eletroválvula não for eficaz ou se ela continuar emperrada, substitua a válvula de purga por uma nova para garantir um funcionamento correto.



Procedimento para Limpeza e Substituição dos Componentes:
  • Desligar a Bateria: Para garantir a segurança, desconecte o cabo negativo da bateria antes de iniciar qualquer trabalho no sistema de combustível.
  • Remover a Eletroválvula de Purga do Canister: Localize a eletroválvula de purga, que geralmente está conectada ao canister e ao coletor de admissão. Desconecte as mangueiras e os conectores elétricos e remova a válvula.
  • Limpeza da Eletroválvula de Purga: Utilize ar comprimido e um spray de limpeza de contatos elétricos para remover qualquer obstrução de carvão ativado na válvula.
  • Instalar um Filtro de Combustível na Linha de Purga: Instale um filtro de combustível na linha que conecta o canister à eletroválvula de purga para evitar futuras contaminações.
  • Substituição do Filtro de Carvão Ativado do Canister (se necessário): Se o filtro de carvão ativado estiver saturado ou danificado, substitua-o por um novo.
  • Reinstalar a Eletroválvula de Purga ou Instalar uma Nova (se necessário): Se a válvula antiga não puder ser limpa ou continuar com problemas, substitua-a por uma nova.
  • Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte o cabo negativo da bateria, ligue o motor e verifique se a dificuldade de partida a quente foi resolvida e se a marcha lenta está estável.



Comentário Adicional:

O sistema de purga do canister é fundamental para o controle de emissões e o bom funcionamento do motor. Problemas com a válvula de purga ou o canister podem levar a sintomas confusos, como dificuldade de partida a quente e marcha lenta irregular.

É importante considerar todos os componentes do sistema de controle de emissões ao diagnosticar problemas de partida e funcionamento irregular do motor, garantindo uma solução completa e duradoura.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e resolver problemas de partida a quente em veículos como o VW Gol 1.0 Mi com sistema Motronic MP 9.0, assegurando um funcionamento eficiente e seguro do motor.