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GOL 1.0 Mi 8V - SISTEMA MOTRONIC MP 9.0 - MARCHA LENTA OSCILANDO E APAGANDO NAS DESAC - Versão de Impressão

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GOL 1.0 Mi 8V - SISTEMA MOTRONIC MP 9.0 - MARCHA LENTA OSCILANDO E APAGANDO NAS DESAC - Sr.Big - 16-06-2020

Solucionando a Oscilação de Marcha Lenta e Apagamento nas Desacelerações no VW Gol 1.0 Mi 8V com Sistema Motronic MP 9.0

No VW Gol 1.0 Mi 8V com o sistema de injeção eletrônica Motronic MP 9.0, é comum que a marcha lenta oscile ou que o motor apague durante as desacelerações. Este problema pode ser causado por uma série de fatores relacionados ao sistema de arrefecimento, injeção de combustível e ao ajuste dos sensores. A seguir, apresento um guia passo a passo para diagnosticar e resolver esse problema.



Problema: Marcha Lenta Oscilando e Motor Apagando nas Desacelerações

A oscilação da marcha lenta e o apagamento do motor durante as desacelerações podem ser sintomas de ar no sistema de arrefecimento, sujeira nos eletroinjetores e corpo de borboleta, ou um desalinhamento entre o corretor de marcha lenta e o sensor de posição de borboleta.

Observações Importantes:
  • A oscilação da marcha lenta é mais perceptível após desacelerações.
  • O motor pode apagar completamente quando se desacelera para parar, especialmente quando o motor está quente.



Passos para Diagnóstico e Solução:

Siga os passos abaixo para resolver o problema de oscilação de marcha lenta e apagamento do motor:

  1. Verifique a Possibilidade de Existência de Ar no Sistema de Arrefecimento:
      - O ar no sistema de arrefecimento pode afetar o sensor de temperatura do motor, levando a leituras incorretas que causam instabilidade na marcha lenta. Verifique se há bolhas de ar no sistema e, se necessário, realize a purga do arrefecimento para garantir que o sistema esteja livre de ar.

  2. Faça uma Limpeza nos Eletroinjetores e no Corpo de Borboleta:
      - Os eletroinjetores sujos podem afetar a distribuição de combustível, e o corpo de borboleta sujo pode impedir o fechamento correto da borboleta de aceleração, afetando a marcha lenta. Limpe ambos os componentes, prestando atenção ao fechamento da borboleta de aceleração. Um fechamento inadequado pode causar falhas na entrada de ar em marcha lenta.

  3. Realize o Ajuste Básico - Sincronização do Corretor da Marcha Lenta com o Sensor de Posição de Borboleta:
      - Após a limpeza, é essencial sincronizar o corretor da marcha lenta (motor de passo) com o sensor de posição de borboleta. Use um scanner automotivo ou siga os procedimentos específicos do fabricante para realizar esse ajuste. Isso garante que a Unidade de Controle Eletrônico (UCE) esteja alinhada com a posição real da borboleta e ajuste a mistura ar-combustível corretamente.

Se o problema persistir, siga os passos abaixo:

  1. Aqueça o Motor Até o Eletroventilador Disparar 2 Vezes:
      - Ligue o motor e deixe-o aquecer até que o eletroventilador (ventoinha do radiador) entre em funcionamento duas vezes. Isso garante que o motor esteja na temperatura de operação correta.

  2. Acelere o Motor até 2500 RPM e Mantenha por Alguns Segundos:
      - Após o segundo desligamento do eletroventilador, acelere o motor até 2500 RPM e mantenha essa rotação por alguns segundos.

  3. Deixe o Motor em Marcha Lenta por 1 Minuto:
      - Depois de manter a rotação em 2500 RPM, permita que o motor volte à marcha lenta e permaneça assim por 1 minuto.

  4. Repita o Ciclo de Aceleração e Marcha Lenta 10 Vezes:
      - Acelere novamente até 2500 RPM, mantenha por alguns segundos, e depois deixe o motor em marcha lenta por 1 minuto. Repita esse ciclo até completar 10 vezes. Este procedimento ajuda a UCE a "reaprender" a controlar a marcha lenta e ajustar a mistura ar-combustível de forma mais precisa.

  5. Deixe o Motor em Marcha Lenta por 30 Minutos Após o 10º Ciclo:
      - Após completar os 10 ciclos de aceleração e marcha lenta, deixe o motor funcionando em marcha lenta por mais 30 minutos. Este período permite que a UCE se adapte e estabilize os parâmetros de marcha lenta.



Comentário Adicional:

A oscilação na marcha lenta e o apagamento do motor podem ser problemas frustrantes, mas eles geralmente estão relacionados a pequenos ajustes e manutenções preventivas. A combinação de limpeza, sincronização e procedimento de "reaprendizado" da UCE pode resolver a maioria dos casos de instabilidade de marcha lenta em veículos com o sistema Motronic MP 9.0.

Sempre siga uma abordagem passo a passo ao diagnosticar problemas de marcha lenta e certifique-se de que todos os sensores e atuadores estejam funcionando corretamente e sincronizados.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para diagnosticar e solucionar problemas de marcha lenta oscilante e apagamento em veículos Volkswagen, como o Gol 1.0 Mi 8V, garantindo um desempenho de motor seguro e eficiente.