GOL 1.0 Mi 8V e 16V – CARBONIZAÇÃO EXCESSIVA NO CORPO DE BORBOLETA - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL 1.0 Mi 8V e 16V – CARBONIZAÇÃO EXCESSIVA NO CORPO DE BORBOLETA (/showthread.php?tid=2808) |
GOL 1.0 Mi 8V e 16V – CARBONIZAÇÃO EXCESSIVA NO CORPO DE BORBOLETA - Sr.Big - 16-06-2020 Resolvendo o Problema de Carbonização Excessiva no Corpo de Borboleta no VW Gol 1.0 Mi 8V e 16V
Nos modelos VW Gol 1.0 Mi 8V e 16V, a carbonização excessiva no corpo de borboleta é um problema recorrente que pode levar a uma marcha lenta oscilante ou até mesmo à ausência de marcha lenta. Este problema é frequentemente causado pelo excesso de óleo no cárter, que contamina o sistema de admissão, especialmente o corpo de borboleta. Sintomas do Problema: Quando há carbonização excessiva no corpo de borboleta, o motor pode apresentar uma marcha lenta instável ou falhar em manter a marcha lenta. O acúmulo de carbono afeta a passagem de ar e a resposta da borboleta, resultando em problemas de desempenho. Principais Sintomas:
Serviço a Ser Executado: Para resolver o problema de carbonização excessiva no corpo de borboleta, é necessário realizar uma limpeza completa e uma regulação adequada do ajuste básico do sistema de injeção eletrônica. Passos para Limpeza e Regulação do Corpo de Borboleta:
Alerta: Em determinados casos, a carbonização pode ser tão severa ou o dano ao corpo de borboleta tão avançado que a simples limpeza e ajuste básico não serão suficientes. Nesses casos, a substituição completa do corpo de borboleta pode ser necessária para restaurar o desempenho adequado do motor. Causa Identificada: Excesso de Óleo no Cárter do Motor A causa raiz da carbonização excessiva muitas vezes está relacionada ao excesso de óleo no cárter do motor. Em algumas trocas de óleo, é comum que o cárter seja preenchido com 3,5 litros de óleo, enquanto a capacidade correta é de 3,3 litros. O excesso de óleo pode ser aspirado para o sistema de admissão, causando o acúmulo de carbono. Como o Excesso de Óleo Causa Carbonização? - Quando há óleo em excesso no cárter, ele pode ser empurrado para o sistema de ventilação do cárter (PCV), que eventualmente se mistura com o ar de admissão, resultando na formação de depósitos de carbono no corpo de borboleta e no coletor de admissão. Solução Completa: Após a limpeza do corpo de borboleta e a regulação do ajuste básico, é essencial substituir o óleo e o filtro utilizando o volume correto de óleo, evitando o excesso e, consequentemente, a carbonização futura. Passos para Substituir o Óleo e o Filtro com o Volume Correto:
Comentário Adicional: Este problema ressalta a importância de seguir as especificações do fabricante para a quantidade de óleo no motor. O excesso de óleo pode causar uma série de problemas, incluindo a carbonização do corpo de borboleta, que afeta o desempenho e a marcha lenta do motor. Sempre siga as especificações corretas para a quantidade de óleo e realize a manutenção preventiva regularmente para evitar problemas de carbonização e desempenho no motor. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas de carbonização no corpo de borboleta em veículos Volkswagen como o Gol 1.0 Mi 8V e 16V, garantindo um funcionamento suave e eficiente do motor.
|