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GOL 1.0 MI 16V – SISTEMA IAW 1AVS – FALHANDO EM MARCHA LENTA E NORMAL EM OUTROS REGIM - Sr.Big - 16-06-2020 Solucionando Falhas em Marcha Lenta no VW Gol 1.0 Mi 16V com Sistema IAW 1AVS
No VW Gol 1.0 Mi 16V com o sistema de injeção eletrônica IAW 1AVS, um problema comum relatado é o motor "falhando" ou "balançando" em marcha lenta, embora a rotação permaneça normal e o motor funcione bem em outros regimes. Este problema pode ser causado por dois fatores diferentes: aterramento inadequado da Unidade de Controle Eletrônico (UCE) ou uma discrepância significativa na vazão dos eletroinjetores. Sintomas do Problema: Quando o motor falha em marcha lenta, mas funciona normalmente em regimes mais altos, isso pode indicar problemas com a distribuição de combustível ou com a eletrônica de controle. Os detalhes específicos dos sintomas são: Principais Sintomas:
Causas Identificadas: Foram identificadas duas possíveis causas para esse problema de falha em marcha lenta: 1. **Aterramento Deficiente da UCE (Unidade de Controle Eletrônico):** - O aterramento da UCE foi encontrado com uma resistência de aproximadamente 40 Ω. Um aterramento inadequado pode causar mau funcionamento da UCE e afetar o controle da injeção de combustível e a ignição. 2. **Diferença de Vazão Entre os Eletroinjetores:** - Em um teste de vazão específico, verificou-se que um dos eletroinjetores estava com vazão inferior aos demais. Durante o teste de pulsação por 1 minuto (pulsos de 12ms variando entre 900 e 5000 RPM), três injetores mostraram uma vazão de 41ml (100%), enquanto um injetor apresentou apenas 31ml (75,6%), resultando em uma diferença de 24,4%. Soluções para os Casos Identificados: Dependendo da causa identificada, o procedimento de solução é diferente: Solução para Caso 1: Aterramento Deficiente da UCE Para resolver o problema de aterramento deficiente da UCE, é necessário limpar e desoxidar o terminal de aterramento. Passos para Limpeza e Desoxidação do Terminal de Aterramento da UCE:
Solução para Caso 2: Diferença de Vazão entre Eletroinjetores Para o problema de vazão desigual dos eletroinjetores, a solução é realizar uma limpeza cuidadosa dos injetores até que a diferença de vazão entre eles seja mínima. Passos para Limpeza dos Eletroinjetores:
Comentário Adicional: Este caso ilustra como problemas de marcha lenta podem ter múltiplas causas. A análise cuidadosa de componentes como o aterramento da UCE e a uniformidade da vazão dos injetores é crucial para um diagnóstico preciso. Ao diagnosticar falhas em marcha lenta, sempre verifique o aterramento e a uniformidade da vazão dos injetores para garantir um desempenho ideal do motor. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas de falhas em marcha lenta em veículos Volkswagen como o Gol 1.0 Mi 16V com sistema IAW 1AVS, garantindo um funcionamento eficiente e seguro do motor.
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