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GOL 1.0 MI 16V – SISTEMA IAW 1AVS – FALHANDO EM MARCHA LENTA E NORMAL EM OUTROS REGIM - Versão de Impressão

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GOL 1.0 MI 16V – SISTEMA IAW 1AVS – FALHANDO EM MARCHA LENTA E NORMAL EM OUTROS REGIM - Sr.Big - 16-06-2020

Solucionando Falhas em Marcha Lenta no VW Gol 1.0 Mi 16V com Sistema IAW 1AVS

No VW Gol 1.0 Mi 16V com o sistema de injeção eletrônica IAW 1AVS, um problema comum relatado é o motor "falhando" ou "balançando" em marcha lenta, embora a rotação permaneça normal e o motor funcione bem em outros regimes. Este problema pode ser causado por dois fatores diferentes: aterramento inadequado da Unidade de Controle Eletrônico (UCE) ou uma discrepância significativa na vazão dos eletroinjetores.



Sintomas do Problema:

Quando o motor falha em marcha lenta, mas funciona normalmente em regimes mais altos, isso pode indicar problemas com a distribuição de combustível ou com a eletrônica de controle. Os detalhes específicos dos sintomas são:

Principais Sintomas:
  • Motor "balança" demais em marcha lenta, mas a rotação permanece normal.
  • Ao desligar cada bico injetor individualmente, a rotação do motor cai de maneira uniforme, indicando que todos os cilindros estão contribuindo igualmente.
  • Compressão do motor está normal.
  • O avanço inicial de ignição é de 6º, que está dentro do padrão.



Causas Identificadas:

Foram identificadas duas possíveis causas para esse problema de falha em marcha lenta:

1. **Aterramento Deficiente da UCE (Unidade de Controle Eletrônico):** 
  - O aterramento da UCE foi encontrado com uma resistência de aproximadamente 40 Ω. Um aterramento inadequado pode causar mau funcionamento da UCE e afetar o controle da injeção de combustível e a ignição.

2. **Diferença de Vazão Entre os Eletroinjetores:** 
  - Em um teste de vazão específico, verificou-se que um dos eletroinjetores estava com vazão inferior aos demais. Durante o teste de pulsação por 1 minuto (pulsos de 12ms variando entre 900 e 5000 RPM), três injetores mostraram uma vazão de 41ml (100%), enquanto um injetor apresentou apenas 31ml (75,6%), resultando em uma diferença de 24,4%.



Soluções para os Casos Identificados:

Dependendo da causa identificada, o procedimento de solução é diferente:

Solução para Caso 1: Aterramento Deficiente da UCE

Para resolver o problema de aterramento deficiente da UCE, é necessário limpar e desoxidar o terminal de aterramento.

Passos para Limpeza e Desoxidação do Terminal de Aterramento da UCE:
  • Desligar a Bateria: Desconecte o cabo negativo da bateria para garantir segurança ao trabalhar no sistema elétrico.
  • Localizar o Terminal de Aterramento da UCE: O aterramento geralmente está localizado no chassi ou na estrutura do motor, próximo à UCE.
  • Remover o Terminal de Aterramento e Limpar os Contatos: Solte o terminal de aterramento da UCE e utilize uma escova de aço ou lixa fina para limpar o terminal e a superfície de contato. Certifique-se de remover qualquer oxidação ou sujeira.
  • Aplicar Spray de Limpeza de Contato Elétrico: Aplique um spray de limpeza de contatos elétricos para garantir que os terminais fiquem livres de qualquer resíduo.
  • Reinstalar o Terminal de Aterramento e Apertar Firmemente: Recoloque o terminal de aterramento, apertando bem para garantir um bom contato.
  • Testar o Motor em Marcha Lenta: Reconecte o cabo negativo da bateria e ligue o motor. Verifique se a falha em marcha lenta foi resolvida.

Solução para Caso 2: Diferença de Vazão entre Eletroinjetores

Para o problema de vazão desigual dos eletroinjetores, a solução é realizar uma limpeza cuidadosa dos injetores até que a diferença de vazão entre eles seja mínima.

Passos para Limpeza dos Eletroinjetores:
  • Remover os Eletroinjetores do Coletor de Admissão: Desconecte as linhas de combustível e os conectores elétricos e remova os injetores com cuidado.
  • Realizar a Limpeza dos Injetores em Máquina de Teste de Vazão: Utilize uma máquina de teste de vazão específica para injetores, que aplica pulsos de 12ms variando a frequência entre 900 e 5000 RPM. O objetivo é garantir que todos os injetores tenham uma vazão uniforme.
  • Repetir o Procedimento de Limpeza, se Necessário: Se a diferença de vazão ainda for significativa após a primeira limpeza, repita o processo até que a diferença seja menor do que 3%.
  • Reinstalar os Injetores e Testar o Motor: Após a limpeza, reinstale os injetores, reconecte as linhas de combustível e os conectores elétricos, e teste o motor em marcha lenta.



Comentário Adicional:

Este caso ilustra como problemas de marcha lenta podem ter múltiplas causas. A análise cuidadosa de componentes como o aterramento da UCE e a uniformidade da vazão dos injetores é crucial para um diagnóstico preciso.

Ao diagnosticar falhas em marcha lenta, sempre verifique o aterramento e a uniformidade da vazão dos injetores para garantir um desempenho ideal do motor.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas de falhas em marcha lenta em veículos Volkswagen como o Gol 1.0 Mi 16V com sistema IAW 1AVS, garantindo um funcionamento eficiente e seguro do motor.