GOL 1.6 – EEC-IV – CÓDIGO DE FALHA 14 (FALHA NO PULSO HALL) - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: GOL 1.6 – EEC-IV – CÓDIGO DE FALHA 14 (FALHA NO PULSO HALL) (/showthread.php?tid=2810) |
GOL 1.6 – EEC-IV – CÓDIGO DE FALHA 14 (FALHA NO PULSO HALL) - Sr.Big - 16-06-2020 Resolvendo o Código de Falha 14 (Falha no Pulso Hall) no VW Gol 1.6 com Sistema EEC-IV
No VW Gol 1.6 equipado com o sistema de injeção eletrônica EEC-IV, o código de falha 14, relacionado a uma falha no pulso Hall, pode aparecer na memória de erros da Unidade de Controle Eletrônico (UCE). Embora o código pareça indicar um problema no distribuidor, a causa pode ser diferente. Este caso específico revela como um eletroinjetor defeituoso pode ser a origem do problema. Diagnóstico do Problema: O código de falha 14 geralmente se refere a uma falha no sinal do sensor de pulso Hall, que é um componente fundamental no controle da ignição e da sincronização do motor. No entanto, mesmo após a substituição do distribuidor, o código de falha persistiu, sugerindo que o problema estava em outro componente. Observações Importantes:
Causa Identificada: Eletroinjetor com Vazão Abaixo do Normal e Ruído Anômalo A causa do código de falha 14 foi identificada como sendo um eletroinjetor com vazão abaixo do normal que também apresentava um ruído anormal. Este ruído sugeria um problema elétrico que estava afetando o sinal de pulso Hall, levando ao código de erro na UCE. Como um Eletroinjetor Defeituoso Pode Afetar o Pulso Hall? - Um eletroinjetor que apresenta problemas elétricos, como baixa vazão ou um ruído semelhante ao de um transformador, pode criar interferências eletromagnéticas ou gerar ruídos no circuito elétrico. - Essas interferências podem afetar o sinal do sensor de pulso Hall, levando a leituras incorretas pela UCE e resultando no armazenamento do código de falha 14. Solução: Substituição do Eletroinjetor Defeituoso A solução para o problema foi substituir o eletroinjetor defeituoso, que estava causando o ruído anômalo e a vazão inadequada. Após a substituição, o código de falha 14 desapareceu, indicando que o problema foi resolvido. Passos para Substituir o Eletroinjetor Defeituoso:
Comentário Adicional: Este caso demonstra que nem sempre a causa aparente de um código de falha é a causa real. Um diagnóstico cuidadoso deve considerar todos os componentes que podem influenciar o sistema. No caso do código de falha 14, a causa foi um eletroinjetor defeituoso e não o distribuidor, como normalmente seria esperado. Ao lidar com códigos de falha, é importante realizar uma inspeção abrangente e considerar todas as possibilidades antes de substituir componentes que pareçam estar relacionados ao problema. Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas associados ao código de falha 14 no sistema EEC-IV em veículos Volkswagen como o Gol 1.6, garantindo um diagnóstico preciso e um reparo eficaz.
|