VW Gol 1.0 - Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas. - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: VW Gol 1.0 - Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas. (/showthread.php?tid=2894) |
VW Gol 1.0 - Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas. - Sr.Big - 16-06-2020 Marca: VW Sistema: Injeção Modelo: Gol Fabricante: Magneti Marelli Motor: 1.0 16V Power Versão: IAW 4LV / 4SV Combustível: Gasolina Problema: Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas. Retorno do scanner: Falha no sensor de fase. Histórico/Causa do Problema: O veículo estava “lerdo”, potência e em acelerações rápidas pipocava. Testado chicote e tensão de alimentação do sensor de fase pinos 1 e 3 do conector do sensor com 5V ok. Substituído o sensor de fase e o defeito persistiu. Tendo examinado toda a parte elétrica suspeitou-se de uma falha mecânica. Examinado o sincronismo do sistema de distribuição, porém tudo estava em ordem. Com o motor em funcionamento desligou-se o sensor de rotação, em instantes o módulo entrou em estratégia de recuperação (recovery), passando a trabalhar apenas com o sinal do sensor de fase, nesse momento o defeito desapareceu. Removido o câmbio verificou-se que a flange da roda fônica estava totalmente desalinhada (atrasada) em relação ao sensor de rotação. Solução: Substituição e sincronismo do conjunto retentor do volante do motor e roda fônica. Esclarecimentos Adicionais: Mesmo com a indicação do scanner de havia falha no sensor de fase o defeito se encontrava no sinal do sensor de rotação devido a falta de sincronismo com a roda fônica. |