Fóruns
VW Gol 1.0 - Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas. - Versão de Impressão

+- Fóruns (https://www.msbig.net)
+-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124)
+---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127)
+---- Tópico: VW Gol 1.0 - Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas. (/showthread.php?tid=2894)



VW Gol 1.0 - Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas. - Sr.Big - 16-06-2020

Marca: VW
Sistema: Injeção
Modelo: Gol
Fabricante: Magneti Marelli
Motor: 1.0 16V Power
Versão: IAW 4LV / 4SV
Combustível: Gasolina

Problema: Motor sem potência e “pipocando” em acelerações rápidas.

Retorno do scanner: Falha no sensor de fase.
Histórico/Causa do Problema:
O veículo estava “lerdo”, potência e em acelerações rápidas pipocava.
Testado chicote e tensão de alimentação do sensor de fase pinos 1 e 3 do conector do sensor com 5V ok.
Substituído o sensor de fase e o defeito persistiu.

Tendo examinado toda a parte elétrica suspeitou-se de uma falha mecânica.
Examinado o sincronismo do sistema de distribuição, porém tudo estava em ordem.
Com o motor em funcionamento desligou-se o sensor de rotação, em instantes o módulo entrou em estratégia de recuperação (recovery), passando a trabalhar apenas com o sinal do sensor de fase, nesse momento o defeito desapareceu.
Removido o câmbio verificou-se que a flange da roda fônica estava totalmente desalinhada (atrasada) em relação ao sensor de rotação.

Solução: Substituição e sincronismo do conjunto retentor do volante do motor e roda fônica.

Esclarecimentos Adicionais:
Mesmo com a indicação do scanner de havia falha no sensor de fase o defeito se encontrava no sinal do sensor de rotação devido a falta de sincronismo com a roda fônica.