Santana 2.0 - O motor apresentava oscilação da marcha lenta - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: Santana 2.0 - O motor apresentava oscilação da marcha lenta (/showthread.php?tid=3061) |
Santana 2.0 - O motor apresentava oscilação da marcha lenta - Sr.Big - 19-06-2020 Sistema: Sistema de injeção Marelli IAW 1AVP Combustível: Gasolina Problema: O motor apresentava oscilação da marcha lenta Veículo: Santana 2.0 Componente: Chicote elétrico Causa: Havia falta de alimentação +30 no borne 23 do ECM. A rotina Power-latch estava inativa Procedimentos e solução: Fizemos o rastreamento com o scanner. Nenhuma falha foi identificada. Verificamos as alimentações do ECM. Notamos que o sinal de tensão da linha +30 não estava chegando ao borne 23.Seguimos o chicote elétrico e observamos que essa alimentação havia sido eliminada.Foi feita uma alteração no chicote conectando o borne 23 à linha +15 para, teoricamente, eliminar "perdas" de energia no período de execução da rotina Power-latch. Esclarecimentos adicionais: Durante o Power-latch o módulo recebe alimentação, mesmo com o motor e a ignição desligadas, colhendo informações para a próxima partida do motor. A alimentação elétrica do sensor de oxigênio é proveniente da linha +30 e o sensor permanece alimentado durante a execução da rotina Power-latch. Se essa alimentação for eliminada, o módulo de comando não processa as informações e uma das consequências é a oscilação da marcha lenta. |