Parati 1.8 - O motor estava sem suavidade na progressão da aceleração - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: Volkswagen (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=124) +---- Fórum: Dicas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=127) +---- Tópico: Parati 1.8 - O motor estava sem suavidade na progressão da aceleração (/showthread.php?tid=3062) |
Parati 1.8 - O motor estava sem suavidade na progressão da aceleração - Sr.Big - 19-06-2020 Sistema: Sistema de injeção Marelli IAW - 4PV Combustível: Gasolina /álcool Problema: O motor estava sem suavidade na progressão da aceleração Veículo: Parati 1.8 Componente: Sensor de PMS x FASE Causa: O sincronismo entre PMS e FASE estava incorreto Procedimentos e solução: Suspeitamos, inicialmente, que fosse um defeito relacionado com o sistema de ignição, mas todos os componentes estavam em ordem. Também formulamos a hipótese de que alguma válvula injetora pudesse estar com o débito abaixo do especificado. Nada de anormal foi encontrado. No decorrer das nossas averiguações vimos que havia sido trocado o retentor com o respectivo flange e roda tônica. Identificamos que havia sincronismo entre os sinais dos sensores PMS e de FASE: estava na referência do 14 2 dente, como é determinado para esse sistema. Entretanto, essa observação nos alertou para um detalhe: será que tinha sido efetuada a "Adaptação" desses dois sensores? Resolvemos, então, fazer a "Adaptação", solucionando um defeito bastante crítico. Esclarecimentos adicionais: Processo de adaptação: Obs.: O motor deverá estar aquecido a 80° C, no mínimo; 1 - Acelere o motor até 5000 rpm e tire o pé do acelerador. Deixe o motor retornar naturalmente ao regime de marcha lenta. 2 - Repita o processo anterior por 3 vezes. Nota 1: A adaptação é realizada na desaceleração e não na aceleração. (5000 rpm) Nota 2: Esse procedimento deve ser realizado em toda troca do conjunto do flange com a roda tônica. |