Procedimento de troca da correia dentada 206 1.6 16V - admin - 03-03-2021
Procedimento de troca da correia dentada
Citroën C31.6 16V Peugeot 206 1.6 16V 207 1.6 16V
[attachment=3207][attachment=3208]
Citroên
C31.6
16V
Peugeot
2061.6
16V
207 1.6
16V
20
Procedimento de uoca da correia dentada
Período de troca: Verificar as condições da correia durante
as revisões periódicas a cada 10.000 Km e efetuar a troca a
cada 70.000 Km.
Ferramenta! específico necessário:
Ferramentas para travamento dos comandos
Ferramenta para travamento do tensor automáiiCõ)
Torques de aperto (em Nm):
Porca do rolamento tensor 1 22.o ±2,o
Parafusos da polia de acessórios no virabrequim 8,0
Tempos de reparo (em horas):
C3, 206 ou 207 : 2,40
CA = Comando de Admissão
CE = Comando de Escape
RA = Rolamento Auxiliar
RT = Rolamento Tensor
PB = Bomba D'água
VB = Virabrequim
Procedimento de troca da correia dentada
Precauções especiais:
Desconectar o ca o massa a bateria.
Não girar o virabrequim ou comandos de válvulas com a correia dentada removida.
Remover as velas de ignição para aliviar os movimentos do motor.
Não girar o motor através das polias dos comandos de válvulas.
Posicionamento e verificação dos pontos de sincronismo
a) nos comandos de válvulas: sincronismo dos furos existentes nas polias dos comandos de válvulas com os
furos no cabeçote e inserção dos pinos de travamento (figs. 02 e 03).
b) no virabrequim: Imobilizar o volante do motor utilizando a ferramenta específica (pino) (figs. 04 e 05).
Extração, reposição e tensionamento da correia
a) durante a extração:
Remover inicialmente, a roda dianteira direita, o pára-barro dianteiro direito (usar alicate específico para soltar presilhas),
a correia de acessórios, a polia do virabrequim.
Colocar um macaco para calçar o motor por baixo.
Remover o suporte do motor, o suporte intermediário e as tampas de proteção do sistema de distribuição (fig. 08).
Aplicar e manter posicionadas as ferramentas de sincronismo das polias dos comandos de válvulas e volante do motor
Aliviar a porca de travamento do rolamento tensor automáti co e com uma chave allen colocada no local "a" (fig. 07) rodar
o rolamento tensor e colocar a ferramenta de retenção (fig. 06)
Rodar o rolamento tensor para a direita até o ponteiro " c" atingir a posição " b" (fig. 07).
Colocar o pino no rolamento tensor nessa posição para esticar a correia dentada ao máximo.
Extrair a correia dentada. NOTA: Nunca girar o rolamento tensor uma volta completa.
Testar as condições de folga, desgaste ou existência de "pontos duros" nos rolamentos tensor e auxiliar.
b) durante a reposição:
Aplicar a correia dentada respeitando a seguinte ordem: Polia do comando de admissão, polia do comando de escape,
rolamento auxiliar, polia do virabrequim, fixando-a por meio do clip de retenção (fig. 09), polia da bomba d'água e final-
mente rolamento tensor.
c) durante o tensionamento:
Remover o clip de retenção da correia e os pinos de sincronismo das polias dos comandos de válvulas e volante do motor.
Com o auxílio da chave allen girar o rolamento tensor.
Esticar a correia e aplicar uma sobretensão posicionando o ponteiro "c" na posição "f" (fig. 07).
Reter o rolamento tensor através do pino (fig. 06).
Apertar a porca de fixação do rolamento tensor com 1 O Nm.
Girar o motor por 4 voltas no sentido de trabalho. Nota: Não deixar o motor girar no sentido contrário.
Instalar as ferramentas de sincronismo do volante do motor e comandos de válvulas para aferição (f igs. 03 e 05).
Nota: É permitida uma ligeira rotação nos comandos para facilitar a introdução das ferramentas.
Remover as ferramentas e iniciar a afinação da tensão da correia.
Soltar novamente a porca de fixação do rolamento tensor, manter o tensor com o auxílio da chave allen e levar ponteiro
do tensor até o entalhe "g" na placa do tensor deixando-o na tensão definitiva.
Apertar finalmente a porca do rolamento tensor com 22 Nm.
Montar os componentes removidos para durante a extração da correia na ordem inversa da desmontagem.
Citroên
C31.6
16V
Peugeot
2061.6
16V
207 1.6
16V
21
|