Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Leves (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=28) +--- Fórum: FIAT (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=84) +---- Fórum: Eletrônica Embarcada (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=86) +----- Fórum: Outros (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=180) +----- Tópico: Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ (/showthread.php?tid=3368) |
Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ - admin - 03-03-2021 Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ [attachment=3209][attachment=3210][attachment=3211] FIAT Bravo 1.8 Doblô 1.8 ldea 1.6 ldea 1.8 Linea 1.8 Palio 1.6 Palio 1.8 Punto 1.6 Punto 1.8 Strada 1.8 Fiat
Bravo 1.8 Doblõ 1.8 ldea 1.6 ldea 1.8 Linea 1.8 Palio 1.6 Palio 1.8 Punto 1.6 Punto 1.8 Strada 1.8 22 Procedimemo de uoca da corrente de sincronismo motores E.torQ Ferramenta! específico necessário: Ferramenta 1860955000 junto com o relógio compara- dor para determinar o PMS 1° cilindro. fig. 01 fig.02 fig.04 Precauções especiais: Torques de aperto (em Nm): Parafuso do tensor da corrente de distribuição Parafuso de fixaçãoo da coroa dentada do comando de válvulas Parafusos do tampão de acesso ao tensor da corrente de distribuição Parafuso da polia do virabrequim Parafusos da tampa de válvulas Velas de ignição Parafusos de fixação do coxim do motor Parafuso M6 Torx 30 da bomba de óleo Parafuso M8 Torx 27 da bomba de óleo Parafusos M6 da bomba de óleo Tempos de reparo (em horas): Todos os modelos Remover as velas de ignição para aliviar os movimentos do motor. ,Substituir todos os elementos de vedação removidos durante a desmontagem. Posicionamento e verificação dos pontos de sincronismo motores E.torQ. a) no comando de válvulas: A marca na polia deve ficar faceada com o cabeçote conforme a figura 62,0 115,0 18,3 122,0 12,0 27,0 65,0 12,0 13,0 13,0 4,20 b) no virabrequim: Utilizar a ferramenta 1860955000 junto com o relógio comparador e colocar o pistão do 1 o cilindro em PMS Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ Extração, reposição e tensionamento da corrente. Informações importantes durante a desmontagem. Utilizar uma chave Allen 1 O mm, remover os tampões de acesso aos tensores da corrente de distribuição e remover os cabos de velas. Remover as velas de ignição. Utilizar a ferramenta 1860955000 junto com o relógio comparado r e colocar o pistão do 1 o cilindro em PMS (figs 1 e 2). Posicionar as referências no comando de válvulas. A marca na polia deve ficarfaceada com o cabeçote conforme a figura ( fig.5). Utilizar a ferramenta 60353295 para soltar e remover o prafuso da polia do comando de válvulas (figs.3 e 4). Remover o parafuso do tensor hidráulico e o tensor da corrente de distribuição. Remover os dois parafusos de fixação do tensor da corrente de distribuição. Para remover a corrente da distribuição deslocar a coroa dentada do comando de válvulas e desencaixar a corrente da parte inferior e deslocar conjunto para cima. Remover os tensores esquerdo e direito do bloco do motor. Informações importantes durante a montagem e tensionamnto da corrente. Instalar os tensores direito e esquerdo no bloco do motor. Instalar a ferramenta 1860895000 e junto com o relógio comparador colocar o pistão do 1 o cilindro em PMS (figs.1 e 2). Posicionar a seta da polia do comando alinhada ao elo cor de bronze da corrente (fig.5). Montar a corrente pelo cabeçote , encaixar na coroa do virabrequim com as duas setas da voltadas para baixo e alinhadas aos elos cor de bronze da corrente e finalmente encaixar a coroa dentada do comando de válvulas (fig.6). Nota: manter o lado da corrente oposto ao tensor hidráulico esticado durante a montagem (lado direito da corrente). Conferir se o alinhamento da marca na coroa do comando de válvulas está faceada ao cabeçote, usar um calibre de lâminas (fig.5). Nota : depois de girar o motor algumas voltas, os elos cor de bronze na corrente não coincidirão com as setas nas coroas dentadas. Nota: para tensionar corretamente a corrente travar o tensor hidráulico da seguinte maneira: Remover a capa do tensor e pressionar o embolo até o final do curso. Encaixar a capa no tensor e instalá-lo travado no local de trabalho e montar o bujão de fixação do mesmo. Utilizar uma espátula e comprimir a calha da corrente contra o tensor para destravar o êmbolo. Procedimemo de uoca da corrente de sincronismo motores E.torQ Instalar a da tampa dianteira do motor e não esquecer que o parafuso central (parafuso 3) que passa pela tampa dianteira e bomba de óleo possui um anel de vedação (fig.8). Sequência e torques de aperto dos parafusos da tampa dianteira do motor (bomba de óleo). Nota: Verificar a posição correta dos parafusos da bomba de óleo: O parafuso superior Torx 30 é plano e o inferior Torx 27 é côncavo. Parafuso M6 Torx 30 - 12 Nm Parafuso M8 Torx 27 - 13 Nm Parafusos M6- 13 Nm Rota da correia de serviço. Veículos: Bravo 1.8 16V E.TorQ Absolute Bravo 1. 8 16V E TorQ Absolute Dualogic Bravo 1.8 16V E.TorQ Essence Bravo 1. 8 16V E. TorQ Essence Dualogic Doblo 1. 8 16V E TorQ Adventure Doblo 1. 8 16V E TorQ Essence ldea 1.6 16V E.TorQ Essence ldea 1.6 16V E TorQ Essence Dualogic ldea 1.8 16V E.TorQ Adventure ldea 1.8 16V E.TorQ Adventure Dualogic ldea 1.8 16V E TorQ Sporting ldea 1.8 16V E.TorQ Sporting Dualogic Linea 1.8 16V E TorQ Absolute Dualogic Linea 1.8 16V E.TorQ Essence Linea 1.8 16V E.TorQ Essence Dualogic AC -Ar condicionado ALT- Alternador DH- Direção hidráuilica RA- Rolamento de apoio RT- Rolamento tensor VB- Virabrequim Palio 1.6 16V E.TorQ Essence Palio 1.6 16V E TorQ Essence Dualogic Palio 1.8 16V E.TorQ Adventure Palio 1.8 16V E.TorQ Adventure Dualogic Palio Weekend 1.6 16V E TorQ Trekking Punto 1.6 16V E. TorQ Essence Punto 1.6 16V E. TorQ Essence Dualogic Punto 1.8 16V E TorQ Adventure Punto 1.8 16V E. TorQ Adventure Dualogic Punto 1.8 16V E. TorQ Sporti ng Punto 1.8 16V E TorQ Sporting Dualogic Siena 1.6 16V E.TorQ Essence Siena 1.6 16V E.TorQ Essence Dualogic Strada 1.8 16V E.TorQ Adventure Strada 1.8 16V E.TorQ Sporting |