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Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ - Versão de Impressão

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Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ - admin - 03-03-2021

Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ
[attachment=3209][attachment=3210][attachment=3211]
FIAT
Bravo 1.8
Doblô 1.8
ldea 1.6
ldea 1.8
Linea 1.8
Palio 1.6
Palio 1.8
Punto 1.6
Punto 1.8
Strada 1.8

Fiat
Bravo 1.8
Doblõ 1.8
ldea 1.6
ldea 1.8
Linea 1.8
Palio 1.6
Palio 1.8
Punto 1.6
Punto 1.8
Strada
1.8
22

Procedimemo de uoca da corrente de sincronismo motores E.torQ
Ferramenta! específico necessário:
Ferramenta 1860955000 junto com o relógio compara-
dor para determinar o PMS 1° cilindro.
fig. 01
fig.02
fig.04
Precauções especiais:
Torques de aperto (em Nm):
Parafuso do tensor da corrente de distribuição
Parafuso de fixaçãoo da coroa dentada do comando de válvulas
Parafusos do tampão de acesso ao tensor da corrente de distribuição
Parafuso da polia do virabrequim
Parafusos da tampa de válvulas
Velas de ignição
Parafusos de fixação do coxim do motor
Parafuso M6 Torx 30 da bomba de óleo
Parafuso M8 Torx 27 da bomba de óleo
Parafusos M6 da bomba de óleo
Tempos de reparo (em horas):
Todos os modelos
Remover as velas de ignição para aliviar os movimentos do motor.
,Substituir todos os elementos de vedação removidos durante a desmontagem.
Posicionamento e verificação dos pontos de sincronismo motores E.torQ.
a) no comando de válvulas: A marca na polia deve ficar faceada com o cabeçote conforme a figura
62,0
115,0
18,3
122,0
12,0
27,0
65,0
12,0
13,0
13,0
4,20
b) no virabrequim: Utilizar a ferramenta 1860955000 junto com o relógio comparador e colocar o pistão do 1 o cilindro
em PMS
Procedimento de troca da corrente de sincronismo motores E.torQ
Extração, reposição e tensionamento da corrente.
Informações importantes durante a desmontagem.
Utilizar uma chave Allen 1 O mm, remover os tampões de acesso aos tensores da corrente de distribuição e
remover os cabos de velas.
Remover as velas de ignição.
Utilizar a ferramenta 1860955000 junto com o relógio comparado r e colocar o pistão do 1 o cilindro em PMS (figs
1 e 2).
Posicionar as referências no comando de válvulas. A marca na polia deve ficarfaceada com o cabeçote conforme
a figura ( fig.5).
Utilizar a ferramenta 60353295 para soltar e remover o prafuso da polia do comando de válvulas (figs.3 e 4).
Remover o parafuso do tensor hidráulico e o tensor da corrente de distribuição.
Remover os dois parafusos de fixação do tensor da corrente de distribuição.
Para remover a corrente da distribuição deslocar a coroa dentada do comando de válvulas e desencaixar a
corrente da parte inferior e deslocar conjunto para cima.
Remover os tensores esquerdo e direito do bloco do motor.
Informações importantes durante a montagem e tensionamnto da corrente.
Instalar os tensores direito e esquerdo no bloco do motor.
Instalar a ferramenta 1860895000 e junto com o relógio comparador colocar o pistão do 1 o cilindro
em PMS (figs.1 e 2).
Posicionar a seta da polia do comando alinhada ao elo cor de bronze da corrente (fig.5).
Montar a corrente pelo cabeçote , encaixar na coroa do virabrequim com as duas setas da voltadas
para baixo e alinhadas aos elos cor de bronze da corrente e finalmente encaixar a coroa dentada do comando
de válvulas (fig.6).
Nota: manter o lado da corrente oposto ao tensor hidráulico esticado durante a montagem (lado
direito da corrente).
Conferir se o alinhamento da marca na coroa do comando de válvulas está faceada ao cabeçote, usar um
calibre de lâminas (fig.5).
Nota : depois de girar o motor algumas voltas, os elos cor de bronze na corrente não coincidirão com
as setas nas coroas dentadas.
Nota: para tensionar corretamente a corrente travar o tensor
hidráulico da seguinte maneira:
Remover a capa do tensor e pressionar o embolo até
o final do curso.
Encaixar a capa no tensor e instalá-lo travado no local
de trabalho e montar o bujão de fixação do mesmo.
Utilizar uma espátula e comprimir a calha da corrente
contra o tensor para destravar o êmbolo.
Procedimemo de uoca da corrente de sincronismo motores E.torQ
Instalar a da tampa dianteira do motor e não esquecer que o parafuso central (parafuso 3) que passa pela
tampa dianteira e bomba de óleo possui um anel de vedação (fig.8).
Sequência e torques de aperto dos parafusos da tampa dianteira do motor (bomba de óleo).
Nota: Verificar a posição correta dos parafusos da bomba de óleo:
O parafuso superior Torx 30 é plano e o inferior Torx 27 é côncavo.
Parafuso M6 Torx 30 - 12 Nm
Parafuso M8 Torx 27 - 13 Nm
Parafusos M6- 13 Nm
Rota da correia de serviço.
Veículos:
Bravo 1.8 16V E.TorQ Absolute
Bravo 1. 8 16V E TorQ Absolute Dualogic
Bravo 1.8 16V E.TorQ Essence
Bravo 1. 8 16V E. TorQ Essence Dualogic
Doblo 1. 8 16V E TorQ Adventure
Doblo 1. 8 16V E TorQ Essence
ldea 1.6 16V E.TorQ Essence
ldea 1.6 16V E TorQ Essence Dualogic
ldea 1.8 16V E.TorQ Adventure
ldea 1.8 16V E.TorQ Adventure Dualogic
ldea 1.8 16V E TorQ Sporting
ldea 1.8 16V E.TorQ Sporting Dualogic
Linea 1.8 16V E TorQ Absolute Dualogic
Linea 1.8 16V E.TorQ Essence
Linea 1.8 16V E.TorQ Essence Dualogic
AC -Ar condicionado
ALT- Alternador
DH- Direção hidráuilica
RA- Rolamento de apoio
RT- Rolamento tensor
VB- Virabrequim
Palio 1.6 16V E.TorQ Essence
Palio 1.6 16V E TorQ Essence Dualogic
Palio 1.8 16V E.TorQ Adventure
Palio 1.8 16V E.TorQ Adventure Dualogic
Palio Weekend 1.6 16V E TorQ Trekking
Punto 1.6 16V E. TorQ Essence
Punto 1.6 16V E. TorQ Essence Dualogic
Punto 1.8 16V E TorQ Adventure
Punto 1.8 16V E. TorQ Adventure Dualogic
Punto 1.8 16V E. TorQ Sporti ng
Punto 1.8 16V E TorQ Sporting Dualogic
Siena 1.6 16V E.TorQ Essence
Siena 1.6 16V E.TorQ Essence Dualogic
Strada 1.8 16V E.TorQ Adventure
Strada 1.8 16V E.TorQ Sporting