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Caixa de Câmbio VT2412B - admin - 06-04-2021 Caixa de Câmbio VT2412B Código: 20210406234830 Download: [attachment=3443] [attachment=3440][attachment=3441][attachment=3442] Prefácio
Este pacote de treinamento descreve a caixa de câmbio Volvo VT 2412B, oferecida como opcional para caminhões. A mudança de marchas da VT 2412B é controlada eletronicamente mas também pode ser feita manualmente, se necessário. Além disso, o motorista tem a alternativa de troca de marcha totalmente manual. A embreagem é do tipo monodisco a seco com controle automático total, o que significa a inexistência de pedal de embreagem. A Volvo do Brasil se reserva no direito de efetuar alterações no conteúdo deste material sem previo aviso . Índice 1 Introdução...........................................................................3 2 Placa de identificação.........................................................5 3 Carcaça da caixa de câmbio..............................................6 4 Componentes principais.....................................................7 5 Engrenagem(“Split”)...........................................................8 6 Caixa de câmbio básica .....................................................9 7 Grupo Redutor..................................................................10 8 Fluxo de força...................................................................12 9 Embreagem ......................................................................13 10 Curso ................................................................................16 11 Valor X1-X2 ......................................................................17 12 Freio do Eixo Secundário.................................................18 13 Sistema de lubrificação ....................................................19 14 Bomba e filtro de óleo.......................................................20 15 Conexões elétricas e pneumáticas..................................22 16 Carcaça de controle (GCU)..............................................23 17 Cilindros seletores de marcha..........................................24 18 Inibidores e sensores de mudança de marcha................25 19 Válvulas solenóides..........................................................26 20 Placa de circuitos .............................................................27 21 Unidade de controle .........................................................28 22 Seletor de marchas ..........................................................30 23 Display, caminhões ..........................................................32 24 Resumo de sinais, caminhões..........................................34 25 Mudança de marcha.........................................................36 26 Marcha de partida.............................................................38 27 Kick-down .........................................................................39 28 Freios auxiliares................................................................40 29 Softwares de condução................................................... 41 30 Diagnóstico ......................................................................43 1 Introdução A caixa de transmissão VT2412B, com designação de produto I-shift (transmissão inteligente) é formada por uma caixa de câmbio básica de 3 velocidades não sincronizadas, sem a marcha superlenta (crawl). Ela possui o grupo desmultiplicador sincronizado na parte dianteira da caixa principal e um grupo redutor na parte traseira. A caixa tem um total de 12 marchas para frente e quatro para trás (Ré). A caixa de câmbio é mais leve e mais curta que a versão anterior , devido a mudanças funcionais que mais tarde serão explicadas . O sistema de lubrificação tem capacidade para 13 litros. A troca automática das marchas é controlada eletronicamente mas também pode ser feita manualmente, se necessário. A embreagem é do tipo monodisco a seco com controle automático total, ou seja, ausência de pedal de embreagem. A VT2421B contribui para um grau de segurança mais elevado, uma vez que o motorista fica livre para se concentrar na direção do veículo. O nível de conforto é também mais alto com trocas de marcha mais suaves e sem solavancos “trancos”, a maior produtividade é conseguida graças à otimização do consumo de combustível proporcionado pela caixa de câmbio. A caixa foi projetada e construída para suportar um torque máximo de 2400 Nm. O grupor redutor, situado na parte traseira da caixa básica, possui troca de velocidades sincronizadas, ele contém um sistema planetário com duas relações de marcha, redutor baixo e redutor alto. O grupo desmultiplicador “split”, também sincronizado, é localizado na parte dianteira da caixa de câmbio. O desmultiplicador consiste em um grupo de engrenagens que divide em duas as marchas à frente e à ré da caixa básica. Assim , as três marchas do eixo principal da caixa básica são individualmente divididas por dois, aumentando para seis as opções de marchas. O grupo desmultiplicador e o sistema redutor não podem ser operados separadamente, a troca de marchas é feita em etapas (Desmultiplicador, Redutor e Caixa básica), dependendo da marcha escolhida pelo sistema. A debreagem é feita automaticamente por um cilindro eletro-pneumático controlado por solenóides. Estes solenóides regulam o ar comprimido para o cilindro da embreagem que, por sua vez, controla o movimento de desengate. O cilindro eletro- pneumático da embreagem (CCU) está montado na carcaça da embreagem. O controle de marchas não é conectado mecanicamente à caixa de câmbio, mas é controlado eletro-pneumaticamente. Através de um botão na alavanca de marchas efetuamos a troca de marchas (Modo mecânico) ou selecionamos mudanças automáticas (Modo automático). 2 Placa de Identificação VT2412B é a designação do modelo, e a placa de identificação traz as seguintes informações: Componente Designação do componente VT2412B. (SP3190245) Número do componente. V Volvo T Transmissão 24 Torque máx. 2400 Nm 12 Marchas à frente B Modelo (Espiras Envolventes) Categoria de serviço (ver informação de serviço) Comp. id Número de peça de produção Número de série 20014010001 20014010001 Ano de fabricação/semana 40/dia 1/0001 numero seqüencial. |