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IMOBILIZADORES
Criado com o objetivo de evitar o roubo do veículo os imobilizadores se
tornaram um sucesso sendo utilizado em varias montadoras nacionais ( VW,
FORD , FIAT e GM) e em muitos veículos importados.
A medida que surgem novas tecnologias , surgem também a
necessidade de se fazer a manutenção nestes veículos e para isso devemos
conhecer esse novo sistema de segurança .
A função do imobilizador é evitar que o motor entre em funcionamento
sem o código de acesso fornecido pela chave do veículo.
O imobilizador é composto de :
◼ CHAVE DE IGNIÇÃO
É uma chave que alem do segredo mecânico possui um micro-chip
(transponder ) ,que quando energizado pela bobina/antena envia por ondas de
radio um sinal para a central de imobilização . este sinal é um código secreto
específico para cada carro.
◼ BOBINA/ANTENA
Montada no comutador de ignição ( envolve o comutador ), possui duas
funções.
Na primeira etapa ao se acionar a chave de ignição , a central de
imobilização energiza a bobina/antena que por sua vez alimenta o transponder
da chave pois o mesmo não possui pilha ou bateria.
Na Segunda etapa a bobina antena capta o código da chave e envia para a
central de imobilização ( central code )
◼ CENTRAL CODE
Tem a função de receber o código da chave comparar se o código está
correto e enviar um sinal para a central de comando habilitar as funções do
motor.
◼ CENTRAL DE INJEÇÃO
Recebe o código secreto e habilita as funções do motor, ou seja bomba de
combustível começa a funcionar , válvulas injetoras pulsam e bobina gera
alta tensão. No caso da FORD, é feito também o corte do motor de partida
através de um relê auxiliar.
◼ LUZ DE ANOMALIA
Avisa se o funcionamento do imobilizador está correto . caso a chave não
seja reconhecida ou exista problemas na central code , a luz do
imobilizador ficará acesa ou piscando.