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Como Usar o Multimetro em Qualquer Moto - Sr.Big - 17-01-2022 e o galera como usar o multímetro na
moto certo vamos lá agora vamos medir a carga da bateria em qual escala eu vou usar aqui ó na voltagem continuar ok onde tem um ver e tem esse risco é tu né e os pontinhos embaixo como eu sei que a bateria 12 volts então vou usar na escala de 20 volts né que é acima de 12 volts aqui teria 2000 millivolt significa que é dois volts até dois você pode medir aqui aqui até 20 volts ok então vamos lá ponta de prova preta no multímetro negativo da bateria o e ponta de prova vermelha do multímetro no positivo da bateria 12.8 volts então o que agora vamos inverter os polos da bateria para ver o que acontece já coloquei aqui a ponta de prova preta do motivo não positivo e agora vermelha vou colocar no negativo vai dar a mesma carga só que vai aparecer o menos no painel ali ó no display indicando que a polaridade está invertida ok só para a mãe informaçãozinha aí caso vocês ótimo tipo de essa leitura ou significa que os pólos né os cabos do motivo que estão investindo vamos lá lá e aí galera para poder saber a voltagem que tá chegando no fio certo isso aqui é o fio positivo do relê de pisca esse aqui ó fio preto pode chave só vai chegar a corrente aqui né só que só vai chegar atenção ela é porque aqui quando eu ligo a ignição como fazer o teste aqui na mesma escala em 20 volts certo e eu vou ligar a ignição e colocar a conta de prova vermelha aqui no fio preto certo e a ponta de prova preta permanece no aterramento da morte ok vamos lá para coloquei aqui a minha ponta de prova vermelha no rio preto né e a controlar preto permanece aqui na escala 20-volt né agora eu vou ligar a ignição observe ó que tal ter um link que o pisca tá ligado vou desligar agora o ok 12.5 volts ok está correto aí é um pouco atenção aí observe a ponta prova vermelha no fio preto né aterramento e observa atenção ok ao desligar a ignição o e ela perde atenção então quer dizer que o sistema está ok pronto para medir a tensão em qualquer fio né na moto positivo é dessa maneira e aí e aí galera agora vamos medir é a tensão alternada que sai do estator tensão alternada como a gente vai medir iremos colocar aqui ó na tensão alternada em 200 volts tá certo hoje iremos desconectar esse conector nós colocaremos ponta de prova preta do multímetro no fio verde rio verde escuro e a prova vermelha é no fio amarelo e depois no fio branco para fazer o teste de tensão alternada vamos lá e pronto já coloquei aqui nas conexões control preto no verde ponto para vermelha no amarelo agora vamos funcionar moto cross galera tá funcionando ok observe como se faz a medição beleza agora só só medir no fio branco é só tirar daqui ó e colocar no fio branco pronto agora coloquei no rio branco a beleza é assim que faz o teste de voltagem alternada essa maneira nessa escala intenção alternar empresa e o galera agora vamos medir a resistência da bobina de pulso certo do motor essa nessa escala e essa forma é a mesma coisa ele medir bobina de faísca certo aqui só tem a bobina de pulso só azul com listra amarela só que ainda tem nas motores tem bobina de faísca pelo fio preto com mancha vermelha mas a maneira de fazer o teste é a mesma só vai dar uma resistência diferente dessa aqui colocamos na escala de dois mil anos o neto dois mil anos é pelo manual aqui é em torno de 250 anos beleza como eu sei que há 250 então eu tenho que colocar numa escala maior do que 250 então como aqui ó tem 200 mas não posso colocar aqui por causa que eu sei que esse essa bobina ela vai dar uma assistência maior beleza aí vou colocar na escala de ir dois mil anos beleza vamos lá oi ó colocamos aqui ó ponto de prova preta do multímetro no fio verde perto da do estator ea ponta vermelha no fio azul com listra amarela observe 250 ohms ok é assim que se mede resistência certo vamos supor que fosse uma uma bobina de pulso é que me disse 121 eu iria colocar aqui em 200 mas eu colocando em 2 mil vai dar o mesmo resultado da leitura do da bobina beleza agora vamos para o próximo passo e pronto agora vamos medir a resistência da bobina primária da bobina de ignição sempre quando sempre quando for fazer medição da bobina de ignição é na escala de resistência certo nessa escala aqui ó onde tem a ferradura zinho e sempre 200 somos como se faz aqui colocamos a ponta de prova preta no negativo da bobina certo e apontar vermelha no fio de entrada de sinal que vem do cdi beleza vamos lá a fralda dessa maneira ponta de prova preta no terra da bobina e quando logo vermelha no fio né na entrada do fio positivo né que vem do cdi aí agora a resistência 0,4 ohms beleza se eu colocar aqui em 2 mil vai dar uma leitura errada vejo ó tá mais cara de dois mil e a leitura zero se você for medir aqui você vai achar que essa bobina não tem resistência nenhum então tá com defeito mas ó tá conectado aqui ó que a leituras é só vou ter que vou ver aqui para a escala de 200 comos e a leitura 0,4 então ok medir bobina primária da alumina ignição é dessa maneira agora vamos medir as secundárias e aí e pronto almedia secundária combinava para medir a bobina secundária da rua de ignição sempre na escala de 20k que a resistência aí é alta é acima de 1000 ombros certo mas que ela de 20 car colocamos ponta de prova positiva lá no finalzinho do cabo né onde o cachimbo supressor de ruído encaixa temos que tirar o caixinha para poder fazer medição e colocamos a controlar preta no aterramento da bobina e observem 7.9 carro menos quase 8.000 homens beleza então é assim que você faz o teste de resistência até com da área da bobina de ignição e agora para medir a fuga de corrente da moto certo tiramos a ponta de prova vermelha do multímetro do lado de cal aonde mede tensão e colocamos aqui onde tem 10 amperes certo essa ponta de prova preta nunca se mexe daqui aonde tem um com nunca se faz amor deslocação dele sempre vai ficar aqui só vai mudar essa então vamos tirar daqui onde mais de tensão e vamos colocar para cá onde mede amperagem vamos lá pronto já fiz a mudança aqui ó tirei daqui outra coloquei para cá pronto já colocamos aqui na escada da isabel certo aí desde conectar o cabo negativo da bateria colocamos a ponta de prova preta do multímetro no negativo da bateria ea vermelha no cabo mede aterramento da bateria do cantor para a situação elétrica ó deu zero de a amperagem zero de fuga certo se tivesse uma fonte de corrente seria assim ó vou simular aqui vou ligar a ignição observa em daria um resultado parecido com esse essa nessa moto aqui seria 0,01 é miliamperes ok tá dando 270 miliamperes se existisse uma fuga de corrente aqui um a ignição desligada ter que dá 0,00 como a ignição ligada então diz uma um consumo aqui certo e para medir o consumo seria sim vamos lá oi para mim do consumo seria assim ó a ponta de prova positiva do multímetro né no negativo da bateria e apontar o preta do multímetro no cabo de aterramento aqui tá dizendo que tá tendo um consumo nas menos menos quer dizer o que quer dizer que tá tá saindo amperagem da bateria para o sistema certo então tá menos menos 0,270 miliamperes de consumo certo quando aparece nozinho aqui de menos por causa que eu investir o os cabos de ponta de prova do multímetro então tá dizendo para mim que tá uma um consumo negativo tá sendo retirado da bateria essa carga aqui ó tá sendo consumido da bateria essa carga que 280 miliamperes beleza e sempre com terminar esse teste de consumo da de amperagem você tem que desconectar né sempre e imediato terminou o teste já tira daqui e coloca para o lado de cá e se vocês for usar e pensam continuar tensão alternada resistência nessa com a ponte prova vermelha aqui vocês provavelmente vão queimar o fusível ou então danificar o multímetro beleza obra agora vamos fazer o teste de continuidade como que eu vou estar de quantidade colocamos aqui ó na escala de diodo certo ó não tem motivo que tem esse sinalzinho aqui sonoro embaixo quer dizer que ele vai emitir um som quando você for fazer o teste de continuidade mas tem motivo que não vai ter esse sinalzinho de sonoro vai ter só esse sinalzinho de outro beleza como a gente vai medir continuidade não não tem é posição dos cabo tanto faz a colocar o cabo positivo aqui como negativo aqui vamos colocar aqui no positivo da bateria e o outro é a comprar o vermelha vou colocar aqui no fio vermelho com listra branca que é o mesmo né possível da bateria vamos lá ó oi ok certo precisa observar o que deu uma leitura 0 e deu o bipp então quer dizer que esse fio é está inteiro ele vem aqui ó aí vai ó ó continua passa aqui passa pelos terminais do relé e sai aqui é no fio vermelho com branco então quer dizer que esse fio está ok é assim que falta de continuidade agora não foi o teste continuidade do aterramento vamos lá pronto coloquei aqui no polo negativo da bateria certo e agora vamos colocar na massa da moto aqui ó na terra da moto beleza vamos colocar aqui pegar o terra aqui no fio verde observe o fio verde ó colocar aqui ó e observe o que deu continuidade estão ok então esse aqui é o ter da bateria então tem que ser o terra também aqui é o é a massa né então vamos botar aqui ó ó ó observe ó deu sinal né de 100 observe o ponto provas milho aqui uma poderia colocar a prova preta aqui e a vermelha aqui no negativo da bateria o resultado seria o mesmo beleza sujeirinha ali e aí agora o teste em um fio pronto agora vamos fazer o teste aqui ó nesse fio verde com a lixa vermelha certo ó verde com lixa vermelha ele vem para cá também certo tá aqui ele aqui ó vejo vermelha agora vou colocar aqui ó é a escala de continuidade ok e vamos colocar aqui ó em rio verde com deixa vermelha observem e deu continuidade se ele tivesse rompido né eu colocaria aqui no canto e ficaria assim ó sem leitura beleza como ele tá bom ao eu colocar o e ele dá a leitura da obf e fica tudo zero e aí |