XTZ 150 Crosser com código 46 Passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: XTZ 150 Crosser com código 46 Passo a Passo (/showthread.php?tid=4334) |
XTZ 150 Crosser com código 46 Passo a Passo - Sr.Big - 19-01-2022 e o galera que é uma xtz 150 crosser e o
que está apresentando aqui no painel ela não está funcionando certo desligar aqui ignição e observar aqui o código de falha o 46 vamos ver se dá outro código e pronto repetir o mesmo código certo então 46 quer dizer que tem um falhamento no sistema de alimentação para o sistema da injeção eletrônica certo para é ceo então o sistema de carga está com algum problema então iremos verificar o que vai ficar à vontade estator vai ficar conexões elétricas é retificador bateria certo vamos lá para os testes o joão como é que eu te fazer é verificar carga da bateria colocamos a ponta de prova preta no aterramento da bateria ea ponto prova vermelha no positivo da bateria colocamos na escala de 20 volts tá certo e olha a tensão da bateria certo já tinha sido dado carga nessa bateria e ela voltou a descarregar certo ela está apresentando esse código de 46 por motivo de a bateria está fraca agora vamos identificar o porque a bateria está fraca certo verificar o sistema de carga dessa moto como a bateria descarregou iremos verificar fuga de corrente da moto no sistema elétrico e verificar o sistema de carga stator retificador e conexões elétricas vamos lá e vamos ver aqui ela vai funcionar certo provavelmente não mas vamos verificar liguei ignição hoje é que eu para 10 volts certo como o farol é direto da bateria então pegando quem vai nem funcionar vou apertar aqui a partida ó não deu partido nenhuma por motivos bateria estar realmente fraca então vamos dar carga em bateria e começar a fazer os testes vamos lá eu vou ver aqui já dei uma carga na bateria certo as pontas pela do multímetro aí ele já carrega bateria agora vamos ligar a ignição e vamos ver se vai apresentar o código novamente e pronto já está presente agora vamos funcionar motocicleta 1 nós vamos deixar ela funcionando e essa blusa aí da injeção ela vai apagar certo ela vai reconhecer que o sistema tá com uma alimentação correta olha que já apagou o é mesmo vou acelerar um pouco agora e aí eu não vou desligar e vou ligar somente a chave sem funcionar motocicleta para ver se ela vai apresentar o mesmo código e pronto quer dizer que o sistema agora está com a tensão correta certo então alfonso na moto o módulo reconheceu que o sistema está com a tensão correta certo agora vamos identificar o porquê a bateria descarregou perto agora vamos verificar o sistema de carga beleza vamos lá e agora vamos funcionar moto hoje e vamos ver se ela está gerando um a carla tá acelerando a e já voltar de novo aumenta a tá certo ah então quer dizer que tem algo de errado não se chama de carga beleza e queremos fazer agora verificar a voltagem dos tratores não vai ficar resistência e voltagem do estator vamos lá ó galera retiramos aqui o conector e no estatuto certo aqui os dois fios branco da parte do sistema de carga aqui ó certo aí colocamos as pontas de prova vermelha ea preta tanto faz a vermelha ficar em cima como a preta ficar embaixo tanto faz e também de resistência colocamos na escala de 200 comos ea resistência 0,5 ohms então tá dentro da tolerância e resistência que tem que ficar de 0,1 a 1,2 somos certo então agora vamos fazer o teste de que dê continuidade para o aterramento e deixamos uma ponta de prova é tanto faz se aprenda com uma vermelha colocamos na escala de continuidade e colocamos no aterramento do motor não pode dar continuidade e olha aí não deu continuidade certo então ok agora vamos fazer o teste de voltagem colocaremos a máscara de 200 voo alternado ou recolocar a ponta de prova preta no outro fio branco e vamos funcionar vamos lá e pronto agora vamos funcionar moto para voltar que ela vai chegar e aí e pronto galera aqui tem que chegar em média de 140 volts certo chegou aí no máximo 50 volts então já sei que aqui no estatuto no gerador tem algo de errado ou a bobina está queimada ou está o magnésio está danificado certo mesmo dando a resistência correta mesmo ou não dando continuidade de um dos fios branco para o aterramento à vontade estar errado então tem algo de errado no estator ou no magneto vamos lá desmontar para poder fazer a verificação visual vamos lá o mangá já tirei aqui a tampa do magneto e olha aí galera o estator queimado tá certa oi aqui é um estator bifásico certo por isso que eu fiz o teste do fio branco para o aterramento por isso que eu fiz o teste certo então vamos desmontar e fazer a reparação deste estator quer colocar no canto e voltar a fazer o teste de voltagem vamos lá e aí a novela depois da reparação do estator certo vamos voltar a fazer o teste aqui no estator coloca das pontas de prova multímetro na escala de 200 volte alternado vamos funcionar moto e aí e aí e aí e olha aí galera quase 190 voltes então estator agora está ok agora vamos reconectar e fazer o teste lá de voltar para bateria vamos lá e vão velho já que tá o motivo já está aqui colocar aqui na bateria quanto tá o vermelho no poster da bateria com prova preta no negativo da bateria vamos ligar a ignição vamos funcionar e aí e aí tá agora ela vai gerar um e não está gerando certo agora iremos verificar o que verificar essa fiação está chegando ao retificador certo disse está saindo para bateria ok como não está gerando mas agora eu sei que está tu está correcto agora vou ficar a criação até o registrador de rastreio a bateria vamos lá e aí galera aqui no conector do retificador certo colocamos um motivo para nós que ela de 20 volts continuo.de provar preta no aterramento da moto e a comprar o vermelha no conector no fio ver vermelho carga na bateria ok certo agora iremos colocar e essa é a linha positiva certo esse filho vai para a bateria iremos colocar na escala de continuidade a comprovar preta permanece um aterramento e agora colocar no fio preto ó continuidade então o aterramento do essa gostar ok e o positivo também está ok agora iremos colocar na escala de 200 volte e verificar entre os dois fios brancos que vai dar atenção certo que vem aqui do estator caso de atenção iremos verificar o retificador vamos lá e pronto já coloquei que ajuda se o branco e agora vamos funcionar moto olha aí galera então tá vindo atenção ok tá então agora vamos verificar o retificador vamos lá galera agora eu vou colocar um retificador e da magnetron santos tô vendo magnetron devemos confiar eu confio nas peças da magnetron então vamos conectar que o retificador é certo que vamos fazer o teste o motivo já está aqui na bateria liga achavam questionar vamos ver lá ó e olha aí galera e aí e aí e não é e aí e olha aí galera então tem feito a moto está tudo em feito osu queimado e regulador retificador defeituoso perto do educador defeituoso também então galera sempre quando aparecer o código 46 indicando aqui no painel tem que verificar o sistema de carga vai ficar bateria retificador regulador ou estator verificar se a são conexões certo então apareceu pode fazer três tem que verificar o sistema de carro então de feita a moto estator e retificador show |