Jet 50 Shineray sem Funcionar, Passo a Passo, defeito Surpreendente - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Outras Marcas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=56) +---- Fórum: Diversas (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=333) +----- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=59) +----- Tópico: Jet 50 Shineray sem Funcionar, Passo a Passo, defeito Surpreendente (/showthread.php?tid=4411) |
Jet 50 Shineray sem Funcionar, Passo a Passo, defeito Surpreendente - Sr.Big - 19-01-2022 e o galera que é uma Jet 50 da Shineray
e o cliente falou que ela parou de funcionar certo então vamos tirar aqui as carenagem para a gente fazer alguns testes vamos lá já tirei que as carenagem já tirei aqui o assento uma das primeiras coisas a se verificar é o combustível certo se tem combustível ó então tem combustível o que é certo agora e o segundo passo é verificar se tem corrente elétrica aqui para a vela vamos lá pronto vai querer que o cachimbo de vela já encostou o cabo de vela aqui no cabeçote vamos ligar a ignição pisar no freio e da partida vamos ver se tem centelha a e não tem centelha elétrica Ok então agora o próximo passo é verificar a resistência de bobina de pulso e bobina de faísca certo eu tanto posso fazer aqui diretamente no conector do estator como posso fazer aqui no conector do CDI como não existe centelha elétrica Então quais são as possíveis causas a ignição serve pode causar o corte corrente elétrica o CDI a bobina de ignição e a bobina de pulso ou no estator e a bobina de faísca Ok ou então curto elétrico no chicote elétrico né uma dessas causas e pode ocorrer e cortar a corrente elétrica então o que queremos fazer iremos desconectar aqui o conector do CDI iremos desligar o fio preto com a lixa Branca certo esse fio preto não chegou aquele se encontra aqui ó e na ignição a festa e a Keila o teste aqui é o preto com listra branca quando desliga a ignição faz o chapeamento do fio preto coxa-branca para o fio verde certo Justamente para cortar a corrente para desligar a motocicleta certo então seguindo se não tiver com defeito é mesmo com a ignição ligada ela vai cortar essa corrente então para gente fazer o teste se é ignição ou se é esse fio preto quando chega Branca em curto com aterramento em algum ponto do chicote elétrico Então vamos retirar esse fio do conector do CDI certo que geralmente é o corta corrente da do CDI Então vamos retirar e voltar a fazer o teste da centelha elétrica vamos lá e pronto já desconectei aqui o fio preto mancha branca doce daí e vamos repetir o teste agora da centelha a ignição ligada pisar apertamos o freio e vamos dar partida e e não tem centelha elétrica Beleza então agora o que queremos fazer aqui no conector do CDI iremos desconectar e fazer as medições de resistência no fio preto quando eu vermelha dá um grande Faísca e no fio azul com listra branca da bobina de pulso e a resistência no fio preto ou a lista amarela que a da bobina primária da bobina de ignição perto então vamos lá para as medições e pronto já disse Conecte o conector do CDI ponta de prova preta do multímetro negativo né da bateria ou mesmo um quadro da moto nós iremos fazer o garoto teste continuidade certo do Rio Verde que é o aterramento do CDI para o negativo da bateria para o quadro da moto colocamos na escala de continuidade certo e a prova vermelha no fio verde vai ter que dar continuidade o fio verde Ok deu continuidade a ponta de prova preta permanece no aterramento da bateria e colocamos agora na escala de Dois Mil Anos Outra vermelha no fio preto com a lixa vermelha resistência 405 uns Tá OK agora. Prova vermelha no fio azul com a lista branca a 170 ohms também está OK agora colocamos na escala de 200 anos e colocamos a pro vermelha no fio preto com a lhe chamar ela e aqui a resistência a 1,3 Somos Tão tá bem dentro do padrão OK agora vamos verificar o pico de voltagem de da bobina de faísca no fio preto com Jô Emília e o pico de voltagem da bobina de pulso aqui no conector que no fio azul com a lista branca vamos lá e pronto já coloquei aquilo lá do olha todo tipo de voltagem certo multímetro na escala de 200 volts continuam a prova preta continua no aterramento certo ia vermelha coloquei aqui ó no fio preto com listra vermelha tem que dar um pico de voltagem acima de 100 Volte no mínimo sem volte Então vamos lá em Minas São ligado e da partida e olha aí galera Ó o 25 volts tão tem já tem algo de errado ali no estator mesmo dando a resistência correta da bobina de faísca certo ela não deu o pico de voltagem correto como não deu o quê que voltasses correto aqui então iremos lá no conector do estator lá na saída do estator desconectar e fazer esse teste diretamente lá perto mais antes vamos analisar também aqui no fio azul com mecha Branca o pico de voltagem como é que vai estar vamos lá Pronto apoio para o vermelho já tá aqui no fio azul com a lista branca e vamos dar partida aqui no mínimo tem que dar 0,7 volte certo vou colocar agora na escala de o 20-volt continuo certo e vamos dar partida na moto no meio tem que dar 0,7 V vamos da partida e e pronto deu 3,6 volt então pico de votar alguém de pulso está ok certo mais como o pico de voltar a bobina de faísca no fio preto com mancha vermelha deu abaixo muito abaixo de 100 volte então vamos fazer o teste lá na saída do estator vamos lá e o galera tinha uma fita isolante aqui certo na no cabo do estatuto tirei estava aqui feita essa emenda certa mas tá tá ok aqui então mas vamos fazer o teste aqui no conector certo pegar aqui a ponta de prova preta colocar tanto posso colocar aqui no Rio Verde como no aterramento do motor certo vamos colocar aqui no chassi da moto OK agora aponta para vermelha Tá certo vamos colocar no fio preto com lixo vermelha multímetro na escala de 200 vou continuar certo ia comprar o vermelha no fio preto com listra vermelha em Ok e agora vamos dar partida vamos lá E aí E ai lá eu senti e dois volte repetindo a e a 116 ver certo lá no conector do CDI deu 20 algumas coisas de volte certo então com ele desconectado se deu essa voltagem esse fio preto laranja vermelha pode estar perto com algum culto no meio do chicote elétrico ele pode estar com algum curto ou encostando no aterramento certo não que queremos fazer Hoje iremos reconectar o conector do estator no chicote elétrico iremos colocar esse fio preto com essa vermelha por fora certo até chegar lá no conector do CDI isolando esse fio aqui ó o fio preto quando eu vermelho vamo solar ele que o teste que eu fiz agora não aguentou do estator deu essa voltagem certo acima de 100 volte Então quer dizer que o pico de voltagem está na bobina de pulso de país que está Ok só que ao conectar aqui ela não deu eu peguei o tarde lá no primeiro CD Então vamos fazer por fora esse teste vamos lá Fala galera Ó conectei certo ele os tratou no chicote elétrico conectei certo e tô pegando somente nesse fio saindo do estator somente o fio da bobina de faísca perto a controlar preta continua no aterramento aquele Chelsea e motivo das causas 200 volts continuam e vamos dar partida certo agora com conector do estator conectado no chicote elétrico certo só que o fio preto com a lixa vermelha não está conectado ao fio preto corante vermelho no chicote elétrico certo que que você Surgiu Em Curto vai acontecer essa baixa voltagem Então vamos lá e a partida novamente E aí galera 29 volts certo já aumentou um pouco então mesmo assim está errado tinha que dar no mínimo aí sem voo Então o que pode estar acontecendo algo de errado aqui no no estator relação ao Magneto um das duas peças pode estar danificada certo Um dos Testes que a gente deve vemos fazer é o que é desconectar o conector do retificador certa que o retificador e vamos desconectar aqui ele que caso tenha um defeito no enrolamento do estator na parte de carga para a bateria certo ele vai deixar o Magneto mais lento certo então vamos fazer esse teste agora tá desse conectado ou conectado estator do do retificador esculpe do indicador do status está conectado certo e vamos lá repetir o teste com pro vermelha no fio preto com roxo vermelho Preto permanece no aterramento e vamos lá agora somente desliguei o conector do retificador vamos lá ó e olha aí o 107 volts certo então tem algo de errado aqui no estator em relação a bobina de carga então elas pode estar danificada e tá prendendo a rotação do magnésio em Observe que os outros liguei conector do retificador Tá certo então vamos identificar se é o com o resultado o que está com defeito Vamos colocar outro retificador vamos lá e pronto eu coloquei outro retificador da que o recado novo e aqui o resultado velho certo e vamos repetir o teste vamos lá caso o defeito seja o retificador vai dar a voltagem aqui de 100 volte caso o defeito seja no estator certo não vai dar a voltagem 100 volts vamos lá e a quinta vou então o defeito não está no retificador da motocicleta e sim no estator Então vamos retirar aqui o a tampa do estator e fazer uma visualização no status vamos lá antes de retirar que o estator vamos ver se tem sentir elétrica ao a gente desconectar o retificador certo vamos deixar sem estar conectado o retificador e vamos lá ver se tem a centelha vamos religar aqui o fio certo ligar o CDI e vamos fazer o teste de centelha vamos lá Pronto já está conectado aqui já coloquei o fio aqui ó e aqui no CDI e também já conectei certo e agora vamos fazer o teste de ir centelha vamos lá E aí galera já voltou a centelha certo então realmente tem algo de errado no estator no enrolamento do estator e não na bobina de faísca certo então vamos verificar a parte do status certo antes de verificar lá vamos ver se ela vai funcionar Vamos colocar novamente o cachimbo de vela e esse ela vai funcionar vamos lá Pronto colocar o cachimbo de vela e vamos dar partida na motocicleta Olha aí o show de bola galera Então realmente o defeito tá no estator vamos retirar ali fora para dar uma visualização dele Fala galera Ó eu tirei aqui é tampa e olha aí galera Ó Olá tudo queimado o enrolamento do estator de carga sistema de carga como ele está queimado certo ele prende a rotação do volante Magneto do rotor fazendo com que ele gire lento se atingir uma gira lento e ficar usando a não gerar um pico de voltagem é o suficiente para poder alimentar os ele poder liberar a centelha elétrica certo então vem feita moto e o estator o show |