CG150 FAN Esi 2011 descarregando a Bateria com dois Dias Após Receber Carga - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG150 FAN Esi 2011 descarregando a Bateria com dois Dias Após Receber Carga (/showthread.php?tid=4417) |
CG150 FAN Esi 2011 descarregando a Bateria com dois Dias Após Receber Carga - Sr.Big - 19-01-2022 e o galera aqui é uma CG 150 Fan s i
2011 que tá acontecendo com dois dias depois da carga da bateria a bateria já descarrega por total é vem acontecendo está muito muito tempo Então primeiramente como vai ficar se realmente está gerando a bateria e depois começar a fazer os testes colocamos aqui o motivo na escala de 20 vou continuar certo ponta de prova preta no negativo da bateria EA vermelha do posto da bateria vamos funcionar moto e vamos ver se ela estar 01 Fala galera agora é E aí E aí E aí E aí Oi já chegou aqui 13.7 ver parcialmente ela está gerando mais não tá gerando corretamente certo então quer queremos fazer e quando está dessa maneira certo pode ser qualquer peças em curto o retificador o estator para bateria mas como é que foi colocado várias bateria e apresentou a mesma coisa então pode sustar o retificador um curto em algum conector elétrico ou em alguma conexão do estado do só que a gente do Farol só que as tuas top então iremos fazer o que iremos fazer vamos deixar esfriar novamente fazer recente que vai ficar recente do estator certo e medir a voltagem estator com ela feio com ela quente para poder a gente ver onde está algo de errado certo vamos lá para os testes problema já deixa ela esfriar agora vamos fazer o teste de resistência certo de voltagem com ela é fria e depois iremos fazer o teste de resistência com ela quente certo e de voltar às também com ela quente para a gente fazer as comparações como ela está parcialmente gerando Tá certo então provavelmente pode ter um curto no estator ou mesmo em algum componente elétrico mesmo chicote elétrico certo vamos lá Droga desconectei aqui certo o campo do estator desconectei o conector a fiação do conector o fio branco totalmente branco aí o fio verde certo agora eu vou colocar ponto de para o vermelho no fio branco e a ponta de prova preta no fio verde multímetro na escala de 200 comos sempre quando for medir resistência dos trator né na escala de 200 km EA resistência 0,80 j7 fomos Então como identidade 0,1 anos a um humano Então tá dentro do patrão OK agora iremos fazer o teste de voltagem do estator vamos reconectar o corretor do estator deixar o fio desconectado dessa maneira aqui ou Carlos na escala de 200 voo alternado iremos ver qual a voltagem que vai nos apresentar com ela fria e depois com ela quente vamos lá e pronto já reconectei aqui deixei só vir hoje Filó fio branco e o fio ver tu está toda a parte do sistema de carga o motivo na escala 200 volts vamos funcionar agora e ver qual a vontade que vai nos apresentar a o celular E aí a 138 volts então parcialmente está dentro do padrão né Agora vamos deixar ela comprou nem permitir uns vídeos a 30 minutos agora vamos ver conectar a fiação no sistema elétrico a poder ele flui A corrente elétrica AC ver e vai apresentar alguns curto em relação aos fatores vamos lá pro É porque tem que ter cinco minutos funcionando fazer o teste que se ela vai Vera certo e E aí eu não quero gastar mente a mesma coisa certo e responde quando aquele Concert média aí em uma rotação aí todo de 5 a 7 mil RPM e não gera os 14 volts certo agora o novo teste peças voltar a gente fazer a verificação de resistência e voltagem do estator Caso esteja dentro do padrão iremos fazer a verificação nos conectores e no sistema elétrico de sistema de carga vamos lá ó e agora já desconectei aqui certo não todo estátua e vamos voltar a verificar a resistência do estator com ela com ele quente ponta de prova Preta no Rio Verde EA vermelho no fio branco certo escala de 200 anos e a resistência A 0,9 ohms então está parcialmente dentro do padrão Ok então vamos agora Verificar como é que está a voltagem vamos reconectar colocar na escala de 200 volte alternado e voltar a fazer o teste para ver qual a voltagem que ela vai nos apresentar com estator quente vamos lá Pronto já conectei o método estator Tá certo os fios estão desconectados está toda a gente verificar voltagem motivo para ficar 200 volts vamos funcionar moto e fazer o teste voltagem C E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí galera na mesma rotação da primeira vez certo ou estator só chegou aí média de 110 volts então provavelmente já tem algo de errado aqui no estator certo vamos retirar ele fora e fazer a o análise visual vamos lá o galera já tirei aqui a tampa do estator certo e observe aqui galera Ó e aqui ó e ao corpo que tem um [Música] E aí e olha galera aí foi o motivo desse pequeno curto aqui ó quando a moto esquenta certo quando o estator esquenta faz com que bloqueie a tensão elétrica para o sistema de carga Tá certo visualmente só dá para identificar e só que pode ter outro mas aqui e já é o primeiro defeito pode ser somente esse curto nesse defeito que tá causando todo esse ele essa moto ao esquentar ela perder a carga a moto a bateria perder a carga Como pode ter outra peça no sistema elétrico também com defeito o que é que temos fazer temos que reparar o estator né fazer a recombinação ou substituir o estator pelo novo quando a o substituir iremos Colocar no canto novamente e voltar a funcionar e verificar se ela vai chegar os 14 volts caso ela Gere 14 Gol iremos novamente esquentar é o sistema de o sistema da moto nessa chama de carta podemos ver assim e verificar se ela mesmo ela quente ela vai se a voltagem correta para bateria Ok vamos fazer reparação no estator e depois iremos voltar a fazer os mesmos testes vamos lá E aí galera já foi colocar do estator já foi reparado estator agora vamos voltar a fazer o teste de voltar para bateria ponta de prova preta no negativo da bateria contra o vermelha no posto da bateria multímetro na escala de 20 vou continuar vamos ligar a moto e e vamos ver se ela vai chegar o saco de novo é E aí é o que fala galera ainda ainda está baixa voltagem certa mesmo com a troca do estator certo que eu estava em curto mesmo assim não chega os 14 volts então vamos fazer o teste agora lá no conector do retificador certo vamos lá ó A Hora é Agora vou fazer o teste no conector do retificador Desde quando é que vai ficar o conector do retificador coloca o multímetro na escala de 20 volts curtindo ponta de prova preta no aterramento do motor e aqui no conector verificador iremos analisar se tem voltagem no fio vermelho com a lista branca Esse vermelho mancha branca ele vem aqui do posto da bateria aqui do conector e do relé de partida certo único fio aqui que pode dar voltagem com ele desconectado certo com ele conectado conectado é o fio vermelho com branco os outros fios perto ou vermelho amarelo e o vermelho não pode dar vontade nenhum então vamos lá ó em Portugal vermelha no fio vermelho com listra branca vamos lá e olha aí 12.9 vou no fio Amarelo não pode dar voltagem nenhuma Ok no fio branco também não pode dar vou faz nenhuma no fio vermelho com a lixa amarela também não pode estar voltagem do Fio Verde também não e no fio vermelho Opa 12.9 hoje no fio vermelho certo ó ó bom então já tem algo de errado aqui só pode sair voltagem no fio vermelho ao conectar e o conector do retificador no canto certo antes de conectar não pode sair voltagem no fio vermelho certo ou então onde pode estar o problema aqui no relé distribuição de carga ou na ignição aqui ou no meu do chicote algum curto elétrico certo então vamos verificar aqui no meio auxiliar no clientes plano de carga e lá na ignição vamos lá já tirei aqui a para facilitar o acesso EA visualização aqui na fiação certo aqui vamos tirar aqui a capa a dilatação olha aqui galera já foi passado uma fita isolante aqui então Vamos tirar essa fita isolante para a gente visualizar se tem algo ligado direto aqui vamos lá Paula queria fita isolante e realmente a ligação direta está aqui ó do fio vermelho certo para o fio realmente vermelho com branco Tá certo não pode fazer essa ligação aqui o OK Não pode ser feito essa ligação Então vamos desconectar aqui e olha aí o vermelho para o vermelho com branco Vamos tirar essa ligação e já tentaram é encontrar o definir essa moto mas já trocar o relé de partida da placa da bateria só que não analisar o sistema né passo a passo como a gente está analisando aqui então sempre quando for pegar uma moto bicicleta que esteja e não esteja funcionando corretamente tem que analisar passo a passo né onde começa o sistema até o final do sistema Então é isso que estamos tentando passar aqui para vocês então vamos lá certo vamos já tiramos aqui e a e o jumpeamento do fio vermelho para o fio vermelho com branco já tiramos OK agora vamos voltar a fazer o teste aqui no conector e do retificador no fio vermelho vamos ver se vai apresentar a voltagem Olha aí não Não Está apresentando Então quer dizer que realmente a ligação direta estava aqui agora ele é um fazer o queremos conectar ele no canto certo e fazer o teste com a moto funcionando do fio vermelho com a lixa amarela perto vermelho quando eu chamar ela para o positivo da bateria para ver se ela vai voltar a Gerar os 14 volts normalmente se gerar Aí sim a gente vai mas não passo a passo né identificar Onde está defeito se ela gerar então a possibilidade do defeito é o fio vermelho quando chamar ela rompido saindo do conector do retificador até chegar no conector do relé de distribuição de carga aquele e pode estar com defeito o fio vermelho com a lista branca saindo do eleição de carga até o relé de partida pode estar rompido aqui a base do relé de partida para chegar à o polo da postura da bateria certo pode estar rompido o fio amarelo quando tinha Verde vindo do modo até o relé de som de carga então iremos analisar todos os passo a passo também pode estar com defeito o relé de Chão de carga Então vamos analisar tudo passo a passo agora pede que a gente irá fazer é o fio vermelho com amarelo né daqui para o posto de bateria vamos lá pro agora e já conectei o fio certo lá no conector do retificador no fio vermelho com a lhe chamar ela e puxei ele para o positivo da bateria certo ponta de prova preta está no aterramento da moto e a vermelha no postinho da bateria e vamos agora ligar a ignição e vamos funcionar e vamos deve ser agora que vai chegar aos 14 21 o apetite nos 14125 o ponto 4 gold-hemmed aí a menos que 5.000 RPM OK agora vou desconectar aqui ó esse fio tá vindo lá do fio vermelho quando eu chamar ela do conector do retificador vou desconectar vou deixar ele aqui ó isolado certo e vou funcionar novamente para ver se ela vai gerar um E aí [Aplausos] e agora que não gerou mesmo certo porque não gerou como estava gerando 13.4 a 13.7 vou por causa que ele aquele frio vermelho eu estava ampliar para o fio vermelho com branco por isso estava gerando os 13.431 pontos at vou só que não estava correta a voltagem sim nessa maneira que quando eu peguei esse fio vindo o fio vermelho que ele chamar ela vindo do retificador até ao posto de bateria ela gerou então ali sim é a voltagem correta 14.2 a 14.4 volts aí OK agora como eu tirei e não gerou mais certo então onde está o defeito justamente no que eu falei provavelmente no fio vermelho com amarelo até chegar aqui então vamos fazer os testes né nesses nessas fiação aqui no vamos comer fazer o teste aqui de alimentação do relé de submissão de carga vamos lá e agora vamos fazer o teste agora aqui no conector do relé distribuição de carga multímetro na escala de 20 volts continuar ponta de prova preta no negativo né no aterramento e a vermelha e iremos colocar aqui na fiação certo vamos lá com a ignição desligada o e com o conector do retificador conectado Quando eu colocar contra o vermelha do multímetro no fio vermelho com branco tem que dar a voltagem da bateria e colocar no fio ver totalmente vermelho tem que dar uma voltagem e média 12 volts certo vamos lá aqui no fio vermelho com a lista branca 12.8 volts e agora no fio vermelho 12.4 ver ok certo e isso com a ignição desligada OK agora eu vou colocar o multímetro na escala de continuidade certo quando eu colocar apontar o vermelha no fio amarelo com deixa verde Tem que dar continuidade tem que dar um bip aqui certo esse teste tem que estar com a ignição ligada liguei a ignição e vou colocar para o vermelha no fio Amarelo com a lixa Verde a ponta de prova preta tem que estar no aterramento vou conectar aqui ó e no fio verde amarelo quando chega Verde ó está conectado e não deu continuidade Então quer dizer que o sinal negativo do módulo para armar o relé não está funcionando então não tá amando o relé certo como ele não tá mandando o pulso certo pode estar com defeito o módulo certo a SM ou esse fio amarelo com chá verde rompido Então vamos desligar a ignição de se conectar o modo e fazer o teste quantidade daqui para o conector do módulo vamos lá programa já desconectei aqui o conectado o módulo né e sempre foi desse mercado desligue a ignição ou a ignição desligada colocamos aqui a ponta cor preta no pino 7 Justamente que é o fio amarelo quando essa Verde mesma coisa vale com chá verde na pinagem 7 no furo 7 aqui ó certo e agora procurar o vermelha agora no fio amarelo com deixa Verde certo que escala de continuidade ao conectar aqui tem que dar o bife ó não deu VIP então pro aumente esse fio amarelo com deixa verde e vai estar rompido certo ou aqui no conector ou aqui ou então no meu do chicote Então vamos verificar aqui no conector verificar aqui caso esteja correto Então vamos abrir o chicote aqui verificar se está corrompido algum canto no meio do chicote vamos lá para mostrar que está correto aqui ó o multímetro certo tá dando continuidade OK agora vamos parar Rua da Fiação do Fio amarelo quando estiveste galera que tava tirando aqui a instalação para poder fazer a verificação do Fio amarelo com verde Olha aqui ó olha onde ele está rompido aqui ó E aí galera oi vem aqui ó eu vou puxar ele aqui ó E aí Rosinaldo que tenha Tá rompida certo então se você olha aí se você conhece o sistema certo então fica fácil de encontrar o efeito fazendo um teste passo a passo vai ficar fácil de grau de feito um exemplo aqui se eu não faço o teste o passo a passo tipos eu não faço o teste aqui do estator beijo que ele está com defeito certo por causa que na lenta ele é Cuidado tá frio ela gerava não é parcialmente bom se eu conserto Se eu vou procurar somente aqui né se eu não faço o teste Inicial padrão né Como manda o manual iria fazer a junção do fio aqui iria reparar o fio iria funcionar moto iria gerar na lenta e iria gerar com ela fria certo só que quando esquentasse iria descarregar novamente a bateria por causa que o estator estava em curto se eu não faço o procedimento padrão correto de verificar a tensão AC Tá certo com ela fria com ela quente eu não tinha descoberto e esse defeito aqui eu iria fazer a reparação do Fio a moto iria gerar eu ia liberar a moto e depois de uns 3 ou 4 dias iria voltar descarregar a bateria então sempre passo a passo e sempre começo do sistema de carga que aqui ó Ok então vamos lá continuar vamos fazer a reparação do Fio Vamos conectar novamente e vamos fazer o teste de voltar com a bateria sem puxar o fio vermelho quando eu chamar ela para o posto da bateria vamos lá o progresso já fiz a reparação do Fio certo agora coloquei um multímetro aqui na escala de continuidade ponta de prova preta no negativo da do aterramento né do quadro é o moto a vermelha aqui no frio amarelo e quando chá verde certo agora vou ligar a ignição e vamos ver se realmente vai dar o bico e olha grande deu continuidade para aterramento OK agora vamos ver se conectar aqui vamos colocar o relé o Ok vamos colocar o multímetro na escala de a voltagem a continuar 20-volt Vamos colocar a ponta de prova vermelha no Positivo da bateria Tá certo agora vamos ligar moto funcionar e vamos ver se mais gerado está perto de volta E aí E aí o uniforme Então é isso galera o defeito da moto estator defeituoso que estava com curto ao esquentar ela bloqueava voltagem certo não carregava o suficiente não mandava voltar à frente para o retificador e o jamp aqui do relé à espera de carga certo do fio vermelho para o fio vermelho com branco e o motivo total né de não está gerando corretamente o fio amarelo quando chá verde a rompido com esse fio né amarelo com cerveja rompido o mecânico jamp ou o fio vermelho com a com branco para o fio vermelho certo fazendo com que eliminando é que o relé Ok só que essa ligação tinha que ser do fio vermelho com branco para o fio vermelho com amarelo e não do fio vermelho certo para o fio o branco Ok tinha que ser do fio vermelho com branco para o fio vermelho com amarelo Ok Lembrando que só pode fazer é esse Jump do fio vermelho com amarelo para o vermelho com branco quando o sinal de aterramento pelo fio amarelo e com deixa verde não vier do módulo quando ele está defeituoso aí sim você pode fazer porque por causa que esse sinal amarelo com lixa verde é um sinal de bloqueio quando o módulo recebe uma tensão acima de 18 volts aí ele vai para de mandar o pulso negativo para ele não receber para bloquear a voltagem certo atenção que vem do retificador pelo fio vermelho quase chamar ela não vai passar para o fio vermelho com branco a poder ir lá para bateria e alimentar todo o sistema é elétrico e o sistema de injeção por isso que ele corta pelo fio Amarelo polícia Verde Ok somente quando o sinal do módulo negativo pelo fio amarelo com lixa verde quando ele não vem do módulo quando ele está defeituoso podemos fazer esse Jump do fio vermelho com a lista branca para o fio vermelho com listra amarela antes que ele bloqueie esse essa ele queima essa saída não podemos fazer que é uma segurança esse pulso aqui negativo é uma segurança Ok para não danificar o modo mais quando ele já tiver danificado pulso para não não Armando relé Aí sim pode fazer mas antes disso não pode e quando for fazer é do fio vermelho com branco para o fio vermelho com a lista amarela Ok então é isso sempre quando for analisar qualquer sistema principalmente o sistema de carga de uma motocicleta tem que começar pelo início de todo o sistema que o gerador certo o arquivo estator Windows passo a passo certo conseguimos identificar mas para isso temos que ter o conhecimento de como funciona o sistema para Justamente não acontecer certo o que aconteceu é que faz o grampeamento do fio vermelho com branco para o fio vermelho certo então sempre passo a passo conseguimos identificar o defeito então defeito da moto estátua em curto e fio o amarelo quando chá verde rompido beleza show |