YBR 125E 2002 sem da Partida sem Relé Auxiliar de Partida - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: YBR 125E 2002 sem da Partida sem Relé Auxiliar de Partida (/showthread.php?tid=4441) |
YBR 125E 2002 sem da Partida sem Relé Auxiliar de Partida - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera aqui é uma YBR 125e 2002
essa motocicleta ela não tá dando partida elétrica certo é aqui ó é onde fica o conector do relé auxiliar de partida aqui é o relé de partida então sem esse relé de partida tem como você certo fazer uma ligação direta aqui certo para mandar carga positiva desse conector para esse conector no relé de partida para um relé de partida amar ele precisa de uma corrente positiva e do aterramento Beleza então vamos lá aqui no conector do relé de partida existe o fio vermelho que é positivo certo da bateria existe o fio azul o branco é que é o negativo do relê da bobina do relé e existe o fio vermelho com branco que é o positivo positivo da bobina do relé negativo do relé e positivo direto que vai para a ignição e vem do retificador Tá certo e nesse mesmo fio Então vamos lá nesse conector do relé de auxiliar de partida existe o fio azul com preto vermelho com preto azul claro e e o vermelho com branco certo esse vermelho com branco é esse mesmo que ele com branco que está aqui ó um acidente partida Então vamos lá ó o azul Comprido ele é o positivo que vem lá do guiness top o vermelho com branco é o que sai com carga positiva daqui para alimentar o relé carga positiva azul claro é o aterramento que é o do neutro vem do negro e o vermelho com preto também aterramento que vem da do interruptor de embreagem por esse fio quando você segura embreagem ele se faz um jampe com aterramento e mandando um um pulso negativo aqui certa nenhum pulso é um aterramento para o armar o relé para quando está em marcha Ok o fio azul claro É para quando está no neutro ao você colocar no neutro vai vir aterramento para cá poder arrumar o relé para dar partida e o fio azul com preto vem lá do guiness top com carga positiva e ele com branco sai daqui do conector do relé auxiliar para o relé de partida Então vamos lá ou você liga a ignição e ao ligar o guiness top vai vir carga positiva por isso beleza e quando tá no neutro ele arma confio azul claro e faz konfirmand a carga positiva do azul com alexandrita para o fio vermelho e quando eu chegar aí para poder alimentar o relé Beleza beleza agora como está faltando tem que fazer uma ligação direta aqui mas antes disso tem que analisar você tá chegando atenção ali a positiva no fio azul com listra preta Ok vamos lá e pronto colocamos aqui o motivo para nós que ela de 20 minutos continua ponta de prova preta no aterramento da bateria certo ligamos a ignição e quanto que é uma vermelha colocamos aqui ó no fio azul faixa preta azul com listra preta e olha aí 2.6 volte Ok então está vindo aqui certo uma observação está sem o chinês top daqui ó então foi feita uma ligação direta lá dentro do farol provavelmente ó sobre o azul com listra preta chega na bateria Ok beleza uma observação e no fio vermelho com branco tinha que chegar mas não tá são positiva certo fizeram uma ligação aqui ó do fio vermelho com branco para o fio azul claro em vez de tá chegando uma função positiva Tá chegando uma aterramento por causa que colocaram o fio azul vermelho com branco no fio azul claro então tá chegando um aterramento quando a gente apertar o botão de partida vai vir também um aterramento pelo fio azul com a lista branca então a moto não vai dar partida Ok não vai dar partida Então o que é que temos que fazer ou a gente coloca o relé auxiliar de partida ou pega esse fio vermelho com a lista branca e coloca no fio azul com listra preta Ok para o relé de partida receber alimentação positiva pelo fio vermelho com listra branca a beleza iremos fazer isso tá certo no fio azul com a lista branca ao apertar o botão de partida tem que chegar um aterramento aqui certo tem que chegar uma continuidade para o aterramento então vamos fazer um testes se vai chegar um aterramento pelo fio azul com a lista branca quando a gente apertar o botão de partida vamos lá pronto para fazer esse teste temos que desconectar o conector do relé de partida retiramos do local quanto para ver vermelha no fio azul com Alexandre ela é branca com prova preta no aterramento com multímetro na escala de continuidade e agora vamos apertar o botão de partida não precisa a ignição está ligada Ok vamos apertar aqui o botão de partida apertei segurei e da dando uma pequena resistência variante ó Soltei o botão apertei mas não dá continuidade tem que dar continuidade Olá tudo errado aqui certo então vamos lá no conector do Farol para a gente ver o que é que tem de errado lá vamos lá ó galera esse é o conector da chave de partida né aqui ó o fio Amarelo Esse é o do estoque fio marrom pós-chave habitação positiva fio marrom pós chave fio azul com listra preta é o que vai lá para o relé de partida com carga positiva ao vio azul com listra branca e olha só que quando cheguei aqui a gente vai para o relé de partida certo e esse preto é o aterramento observem tá chegando carga positiva lá no conector do relé auxiliar de partida Porque fizeram jamp aqui ó ó do Fio marrom que é pois chave para o fio azul com a lista preta certo já fizeram ser que por causa que não tem o guiness top dela então nessa parte aqui está correta só não tá da forma correta feita aqui ó qui ó e aqui ó a ligação Ó do botãozinho de partida está ligado no fio ó ó azul com listra branca e e o fio o pós chave latim chegar uma um aterramento e não uma carga positiva tá certo está al rogar o sistema mas mesmo assim está totalmente errado o sistema aqui então que queremos fazer iremos desconectar esse e esse fazer uma reparação correta aqui ó isolante como está ia fazer uma avaliação correta iremos ligar no fio azul com listra branca certo e no fio preto para quando eu apertar o botão de partida jampear o fio preto com fio azul com listra branca e levar aterramento para o conector e aqui ó do relé de partida Tá certo havia aterramento como o fio as vermelho com branco já vai estar jampeado confio o azul com essa preta com a carga positiva certo aí sim vai dar partida na moto certo então vamos lá fizeram uma ligação ao contrário do original inverter uh certo mas vamos colocar na posições corretas Tá certo vamos fazer uma ligação direta aqui por um motivo que não tem o relé auxiliar de partida vamos lá bom galera já fez a reparação aqui dos fios certo Observe vem fiz as emendas Distante uma da outra Ok já fiz um shampoozinho aqui ó o corretamente ok ok champignon champignon ando o fio marrom com fio azul com essa preta e coloquei o conector em entre o fio azul quando chapéu aqui aí o fio preto que é uma ferramenta certo algo sempre tá botando partida o Jan peia o fio azul com a lista branca para o fio preto mandando aterramento lá para o conector do relé de partida certa o azul com branco quando eu apertar o botão vai vir aterramento e aqui eu já fiz um jampe do fio azul com a lixa preta vermelho com listra branca beleza azul com listra preta positivo manda Positivo pelo azul vermelho polícia branca para o conector do relé de partida certo e o azul com listra branca ó vem aqui ó eu fui apertar o botão de partida mas jampear o preto com a letra branca Ok então vamos lá agora ligar a ignição e apertar o botão de partida Vamos ver aí galera Ó Ah beleza então é isso galera então sempre analisar passo a passo para identificar Onde estão os erros e outra estudar em relação às parte elétrica identificar a função de cada fio certo de um de ele vai de onde ele sai de ti para onde ele vai tá ok e assim você consegue fazer as Reparações mesmo sem a peça mas tem que entender o sistema para poder fazer a ligação certa beleza porque se fizer uma Ligação Errada aqui ao você apertar o botão de partida e ele engraxar o botão de partida vai pegar fogo em toda a instalação elétrica Então quando for fazer uma alteração dessa tem que entender o sistema para poder não causar um incêndio ou mesmo curto casos ele causa um curto e queimou o fuzil tudo bem mais caso não ela vai queimar toda instalação elétrica Ah beleza então deixa ele da moto somente as reações invertida somente a fiação ligado errado beleza show |