YBR 125 2006 sem Funcionar, Dicas Extras Top - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Yamaha (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=51) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=54) +---- Tópico: YBR 125 2006 sem Funcionar, Dicas Extras Top (/showthread.php?tid=4454) |
YBR 125 2006 sem Funcionar, Dicas Extras Top - Sr.Big - 19-01-2022 e o galera aqui é uma Ybr 2006
é um companheiro nosso que tu gosta muito a gente analisar aqui ela não tem corrente elétrica perto tá sem centelha elétrica vamos analisar é assim direto agora vamos vou mostrar que ela não tem corrente elétrica vamos lá e ela veio aqui sem os preços de ruídos em um cachimbo de vela vou ligar aqui ignição certo e vou dar partida Observe que não vai ter corrente elétrica Center Observe o e não tem corrente elétrica certo Então nesse caso aqui pode ser bobina de ignição pode ser o CDI pode alguém de pulso pode ser a chaveta do magneto quebrada né o Mack vai tirando em cima do virabrequim pode ser alimentação positiva aqui no conector do módulo pode ser fio rompido Tem várias coisas que pode acontecer de faltar a corrente elétrica certo é podemos já chegar aqui no conector do CDI e fazer as verificações e já que no conector mas também podemos ir lá no conector do do estator da bobina de pulso e fazer também a zero ficar são Isla certo podemos começar por lá ou mesmo por aqui um dos dois que nós podemos já começar E se a gente fizer a verificação aqui né no conecta do CDI e não tiver tudo correto certo iremos lá no conector do estator certo mais também já podemos ir lá no cantor estátua e fazer a verificação lá de resistência e pico de voltar ao grande impulso certo mas também podemos fazer aqui eu tô eu tô dando opções que vocês podem estar fazendo treinamento perto de Diagnóstico pode fazer aqui pode fazer lá ok Tô mostrando detalhes que vocês podem estar fazendo já tô com quando o mecânico reparador já tem experiência é muito da vida de já vai aqui faz as medições ferro mais sempre sempre é bom começar de onde começa o sistema de ignição que é no conector do estator Então vamos para lá a fazer as medições iniciais vamos lá ó galera desconectado aqui para todos estátua Vamos colocar aqui a ponte para vermelha no fio azul quando chamar ela que é o post da bobina de pulso e o aterramento iremos colocar aqui no motor ou então negativo da bateria certo colocamos aqui no negativo da bateria por favor preta e a vermelha colocamos aqui no fio azul com amarelo para poder medir a resistência da bobina de pulso multímetro na escala de dois mil anos Vamos colocar aqui é bom pro vermelha 246 ohms Então tá dentro do padrão Beleza agora vamos medir o pico de voltagem da bobina de pulso certo vamos colocar o Multi o pico de voltado arrepende vontade aqui no tinto Vamos colocar o multímetro na escala de a 20 vou continuar e fazer o teste do Piquete vontade vamos lá hora era para fazer o teste de voltagem porque o azul com uma lixa amarela desconectado da instalação elétrica um de pro vermelha Duo adaptador de voltagem né que vem do multímetro colocar no fio azul com amarelo e é para um prova preta certo no aterramento da bateria o mesmo do motor motivo daquela de 20 volts e agora eu vou da partida Vou ligar a ignição certo e vou dar partida e aqui tem que dar uma voltagem mínima de 0,70 volt que é 700 millivolt sempre tem que dar acima de 0,7 millivolt vou dar partida agora e observem e olha aí 3.3.9 volt mais ou menos então está dentro do padrão certo então agora iremos fazer o que já sei que aqui está com a regência correta o pediu a idade correta certo então iremos fazer o análise aqui ó no conector do CDI verificar o aterramento verificar alimentação positiva no coletor do CDI e vai ficar também o pulso da bobina de pulso aqui nesse conector pode estar chegando aqui certo tá saindo aqui e talvez não esteja chegando aqui ok esse fio azul com uma de postar rompido aqui tá certo então vamos lá para o teste no conector do CDI da moto vamos lá a madeira aqui ao fundo pro vermelha já está no fio branco com a lixa azul que esse fio branco de Jesus é o positivo da bobina de pulso aqui ó ele sai azul com a lixa amarela do estator e passa para instalação elétrica branco colete azul e ele vai direto para o conector do CDI Ok então vamos medir aqui o pico de voltagem serve com óleo de voltagem as múltiplas causa de 20 volts pode pegar o Palito no aterramento da bateria ou mesmo no motor ou mesmo na carcaça do chassi EA comprou vermelha aqui no seu branco com leite Azul ignição ligada e vamos dar partida certo tem que dar a mesma voltagem acima de 0,7 volte vamos lá milivolt as 2 pontas 73 volte então ok então já fizemos um teste aqui no fio branco com a listra Azul Beleza agora vamos fazer o teste de continuidade do fio preto que é o aterramento a fazer o teste continuidade certo vamos colocar as pontas de provas convencionais sentir a hora de voltar de fazer os testes de aterramento alimentação certo e o pico de voltagem da bobina de pulso iremos fazer aqui ó nesse terminal certo iremos fazer o teste curiosidade o fio laranja que sai do CDI para a bobina de ignição se tiver inteiro frio iremos fazer o teste de voltagem aqui nesse conector mas também pode fazer o teste de voltar aqui na saída do CDI se eu fizer aqui e não dê nada iremos fazer aqui na sair o CDI que esse fio caso ele esteja rompido ele vai só dá esse sinal aqui nesse conector Ok vamos lá para os testes e Pronto coloquei as pontas de prova já agora colocamos no multímetro na escala de continuidade certo ponto e prova preta no negativo da bateria EA vermelha aqui aonde vai o fio preto certo nos colocar aqui ó tem que dar continuidade Ok eu continuidade Então se azul branco com a lixar Azul Está ok e de voltar quando de curso e o preço também tá ok e agora vamos colocar o multímetro na escala de o 20-volt continuar para poder medir a tensão de alimentação positiva no fio marrom certo ponta de prova permanece no negativo da bateria EA vermelha colocar colocar agora no fio no terminal onde vai o fio marrom o ok ó e aqui ó 12.1 multi Ok alimentação que esse teste tem que ser com a ignição ligada OK aí vamos fazer o teste agora novamente com Oi ó o guiness top desligado e observem tá no fio aqui ó no terminal no fio marrom a voltage nada porque não deu nada por causa que o guiness top ó está desligado certo desliguei agora eu vou ligar ele ó novamente vou pegar pão para o vermelha vou colocar novamente no pino marrom certo e olha a voltagem 11.9 volts Ok porque eu fiz isso para mostrar para vocês de onde vem esse fio marrom vem lá do guiness top mesmo com a ignição ligada se o guiness top não tiver ligado ele não vai dar atenção aqui então quando não tem atenção nesse fio certo pode estar rompido e ele vem lá do guiness top daqui beleza só para vocês entenderem Como funciona o sistema de educação positiva OK agora vamos verificar a continuidade do Fio laranja se desconectar aqui ó de laranja vamos pegar comprova Preto domo tinto colocar que no fio mas quem idade dele E aí e pronto já coloquei certo agora colocamos um multímetro na escala de continuidade EA comprou vermelha vamos trocar aqui no corretor você daí no fio laranja vai ter que dar continuidade Olha tenho continuidade então ok alimentação positiva continuidade do Fio laranja até o munição Ok fio positivo algo de posto também ok pico de voltagem Ok então tá tudo ok aqui no conector do CDI aterramento também tá ok vamos reconectar e fazer o teste de pico voltage aqui no conector da bobina de ignição com os fios ligado vamos lá vamos reconectar aqui certo é conectar e fazer o teste pro galera um carro vermelho já está aqui no fio laranja no conector aqui do tamanho de pulso o ponto prova preta no aterramento do motor multímetro aqui ó na escala de 20v continuam como o pico de voltagem E baixa então de 1 a 4 volte mais ou menos certo então fica na escala de 20 volts e a o cabo de bobina ignição colocamos aqui no aterramento do motor como eu estou sem um cachimbo de vela vamos encostar ele aqui beleza e como não tem centelha certo podemos deixar ele aqui mas mesmo que tem a centelha não vai ter problema nenhum ele está nesse local Importante é não deixar aqui direto na vela para não funcionar caso chega uma centelha Inesperada Ok então vamos lá vamos dar partida na moto ignição ligada e vamos verificar o pico de voltar acho que vai apresentar aqui ó e não tem pico de voltagem nenhum certo então quer queremos fazer agora quando acontece isso de não dar pico de voltagem nenhum dos defeitos seria a bobina de ignição ou o CDI comum no qual Fizemos o teste aqui no conector do CDI e tá tudo ok então as possibilidades eh de defeito o CDI ou a bobina ignição certo vamos substituir aqui o CDI e fazer o teste vamos lá no agora já está conectada que você daí certo então vamos dar partida nós vamos tomar outro e ver qual o pico de voltagem que vai nos apresentar vamos lá: há 8 volte mais ou menos novamente o teste 2.687 e agora Observe aqui a centelha a bom então de feita moto CDI Ok então sempre quando for analisar um sistema na usar um defeito sempre passo a passo fazendo um teste com calma e com as ferramentas específicas certo Vocês conseguem encontrar o defeito o podemos assim o mais rápido possível perto mas para isso tem que ir estudar estudar os manuais de serviços é a fazer um treinamento na motocicleta seu multímetro para poder fazer os testes aprender a usar o multímetro certo e isso essas dicas é para vocês estudarem fazer treinamento nas motos certo não perder tempo serve por causa que a era da elétrica da eletrônica nas motocicletas já chegaram e aqui para frente vão ficar mais complicado ainda de se consertar motocicleta principalmente nessas motos mais novas então estudem estudo e mesmo para poder ficar capacitado para consertar motocicletas e tenho então o seguinte defeito da motocicleta somente o CDI o show |