CG 160 FAN ESDI 2016 com Dificuldade Para Funcionar e Falhando tudo Passo a Passo - Versão de Impressão +- Fóruns (https://www.msbig.net) +-- Fórum: Grupo Motos (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=1) +--- Fórum: Honda (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=19) +---- Fórum: Reparo (https://www.msbig.net/forumdisplay.php?fid=22) +---- Tópico: CG 160 FAN ESDI 2016 com Dificuldade Para Funcionar e Falhando tudo Passo a Passo (/showthread.php?tid=4470) |
CG 160 FAN ESDI 2016 com Dificuldade Para Funcionar e Falhando tudo Passo a Passo - Sr.Big - 19-01-2022 E aí galera quer uma Cg 160 Fan SDI 2016
e qual o nome dela aqui ela tá com dificuldade para funcionar vamos ligar de ignição e vamos dar partida agora Ah tá com dificuldade para funcionar e quando funciona ela fica falhando perto fica dando falhas no sistema é então que é que a gente tem que analisar aqui primeira coisa que a gente tem me avisar quando a moto é injeção eletrônica verificar mapeamento de combustível quero ficar combustível pressão de gasolina certo compressão de motor verificação de folga de válvula certo tudo isso a gente tem que analisar vai ficar centelha elétrica se tem ou não tem primeiro procedimento aqui nessa moto queremos fazer é verificar o mapa mente combustível como ela vai nos apresentar e já quase eu janto mas deve ser e morre analisar se tem algum código que foi armazenado para a gente ter um parâmetro de como iremos que você tem os testes e vai ficar uma frente combustível caso ela tenha mudado certo então vamos lá vamo tirar que a tampa lateral e fazer o jogo dele ser e fazer a verificação vamos lá Pronto direita pra lateral quando é que os links deve ser Vamos colocar o gente aqui fazer uma jantinha que meu fio azul é o que o azul e o verde com listra preta colocamos um janta aqui no local ó e Pronto agora vamos ligar a ignição e vamos analisar em qual mapa me de combustível está e verificar sua algum corte de faca me ligar a ignição pronto olha aqui ó [Música] ó ó já pescou quatro vezes aqui marcar meio de combustível o o número 4 que a gente tem 100 porcento de álcool Mas pode ser que tenha é somente gasolina do tanque Então ela mudou novamente que a gente tem que subir porque vou do movimento vamos agora qual o código que está armazenado natural 12 12 você vai dar outro código um 12 certo piscam uma vez longa que é 10 unidades e duas vezes curta então duas unidades então 12 certo então tá indicando aqui que o código do Zé do bico injetor Então vamos analisar o bico injetor verificar pressão da bomba de combustível que mudou o mapeamento aqui então esse problema pode ser mudado somente como o motivo do bico que está defeituoso ou sujo ou alguma alguma fiação que esteja interrompida de alimentação ou pulsação para objetor o mesmo ou a Bruna combust o que redunda em relação à pressão de linha de combustível Então vamos analisar vamos lá ó galera vamos medir aqui a pressão da bomba de combustível vou mostrar aqui um pouco aqui do sistema e como funciona a e essa mangueira aqui ó aqui vem lá da bomba de combustível é e ela vem certo passa pelo filtro não E ai vai e vem para ir para esse e vim aqui ó essa junção Central chegar aqui vai saiu vai ter duas saídas um aqui ó essa vai para novamente a bomba que justamente vai para o regulador de pressão dentro da bomba e essa outra aqui ó vai para é só ó o bico injetor como é que funciona a bomba Manda um abração acima de Três Barras em média de 4 a 7 bar certo quando vem para cá chega aqui aí essa mangueira que sai lá para bomba para o regulador ele vai regular essa pressão Tá certo ele vai deixar a pressão da linha de combustível que justamente é essa aqui que vai para o bico em Três Barras certo quando chega nesse Y essa mangueira vai para dentro da bomba novamente que é onde está o regulador e o regulador vai deixar essa pressão da linha de combustível entre eles bar de pressão certo é assim que funciona então eu vou ver se conectado crédito do bico e vou fazer o teste na saída certo aqui ó para o bico injetor perto do sistema se ela der à pressão de 3 bar Ok então sistema está funcionando corretamente se não der essa pressão de 3 bar eu vou verificar aqui ó na saída da bomba de combustível para ver se o refil da bomba está mandando acima de 3 bar de pressão ok e depois disso Caso esteja tudo correto aqui nessa opção direito desmontar e aqui tirar o bico injetor me diga existência é medir no alimentação nos com do conector do bico injetor certo saber se está tudo correto mesmo que venha dar correto aqui a pressão da bomba eu tenho que tirar o bico injetor por causa que vocês tema de injeção me mostrou que tá com código 12 eu tenho que ir aí para poder fazer o análise mas esse código 12 pode estar aparecendo foi o motivo da bomba está baixa e o bico não dá trabalhando corretamente Ok e também isso fez com que mudasse o mapa mente combustível vamos analisar o sistema agora vamos lá programa já tirei aqui a mangueira lá do conector do bico injetor Já coloquei aqui o Mônico certa ó fechei aqui e agora eu vou ligar a ignição para ver qual a pressão que ela vai nos apresentar e olha garota tem uns bar de pressão Ah beleza então aqui a pressão da linha de combustível Está ok então agora eu vou retirar lá o bico injetor para poder fazer as verificações dele Certo faz as medições no conector do bico injetor e também no bijetor Lembrando que temos que também analisar folga de válvula certo vamos também analisar a folga de volta Caso esteja tudo correto aqui iremos passar para o outro e tem também o sensor é o ter certo vamos lá a prova já tirei aqui o coisa de aceleração fora agora vamos verificar alimentação positiva no fio preto com listra azul e o pulso negativo que vem do modo no fio rosa com a lista branca certo já liguei aqui minha caneta de qualidade com voltímetro tá na opção medição de volte certo ignição está ligada e eu vou colocar aqui a Ponta da Agulha no fio alfinete está aqui ó do que o rosa com a lista branca certo e ela tem que dar aqui ó a voltagem da bateria ó ó 12.9 volts porque deu voltagem da bateria no fio rosa com listra branca por causa que no bico injetor tem uma bobina azinha e alimentação 12 volts está chegando no fio preto com listra azul se esse fio preto construiu tivesse rompido ou o bico injetor estivesse defeituoso em relação a bobina interna dele Certo não daria essa voltagem vou simular aqui o defeito vamos supor que esse fio preto com ali Jesus tivesse rompido eu vou desligar que é ignição simulando que esse fio preto quando Jesus tivesse rompido em algum canto Observe caso eu ligasse ignição e colocasse o alfinete no filme rosa com listra branca e a caneta de polaridade com voltímetro no fio rosa com listra branca e não dessa voltagem certo estaria com defeito o fio preto com a lixa Azul Faria rompido em algum canto ou sistema daria defeituoso uma ignição fiação fusível Ok então vamos lá eu vou desligar aqui ó a ignição e observem se ainda se não tivesse ligada e apresentar essa leitura certo então iria dizer que a ignição estaria com defeito o fio preto quando Jesus teria rompido em algum canto ou a bobina do bijutaria defeituoso certo obrigada defeituoso lembrem que o alfinete está no fio rosa com listra Azul certo se eu pegar esse alfinete colocar no fio preto com listra azul com a ignição ligada vai dar a mesma voltagem então eu já faço o teste diretamente e quando isso Azul Vou ligar a ignição e olha aí é voltar agora iremos fazer o que o teste do pulso negativo que vem do modo pelo fio rosa com listra branca Quando eu der partida tá certo aqui no fio na luzinha verde ela vai ter que piscar quando eu der partida essa luzinha verde aqui ó vai ter que piscar vou dar partida agora olha agora você viu que a luzinha verde começou a piscar novamente Ah tá ficando gordinha que a gente não quer dizer que o sinal negativo o Sandy que vem do modo Pelo frio rótulo azul que está correta então alimentação no conector obd2 está OK agora vamos verificar o bico injetor Vamos colocar ele na máquina para poder fazer as verificações vamos lá ó galera já coloquei o bico injetor na máquina nós vamos ligar aqui a máquina e vamos fazer os primeiros testes primeiro teste o que é verificar a resistência do dente gente vamos selecionar aqui ó a resistência certo e aciona pronto de 9 a 12 homens estão tá dentro do padrão OK agora vamos agora para estanqueidade vamos acionar Vamos colocar aqui em 13 bar para poder fazer de acordo com o a pressão de trabalho do bico injetor era tudo vamos selecionar aqui ó estanqueidade agora vamos selecionar ok e3va ok e vamos ver se ela vai aguentar essa pressão ressoa sem dar o vazamento ali sem gotejar e até agora tá ok tem que esperar um tempo para fazer verificar se realmente a válvula a tu vai aguentar essa pressão Ok beleza agora ia me fazer um teste de leque certo a mulher quantidade de vazão quem vai nos apresentar aqui certo vamos selecionar aqui o leque certo na pressão 3 vá OK tá chateando o que a certinho leque EA quantidade ó aí média de 15 ml Então tá dentro do padrão Beleza agora vamos parar aqui vamos lá e vamos achar aqui o líquido é para poder fazer o teste agora de equalização Pronto já esvaziou e agora vamos fazer o teste equalização certo como selecionar já se não tivesse bate trabalho e vamos agora esperar Aí gravei em quantos ml levar nos apresentar aí em menos de três minutos assim que nos mais ou menos a gente vai dar certo só aguardar agora é Oi gente meio mais ou menos já tá com 40 quase 50 ml pressão de 15 bar há 50 ml justo Então tudo dentro do padrão resistência está em Piedade leque equalização tudo dentro do padrão então bico injetor show de bola Ok então vamos parar mais teste na motocicleta galera já remontei aqui o bico injetor tudo certinho no bico injetor alimentação tudo ok pulso negativo também tudo OK agora vamos verificar aqui a parte da folga de válvula depois vamos verificar o sensor é o ter e depois conta na moto e verificar é o sinal da sonda para o modo como está claro já tirei que a tampa de válvula você já tira a requerente apresentou HC certo ela vai ficar aqui a coroa e Ok tudo certinho tá no tempo certinho coroa de comando tá com a bolinha para cima a linha da Cruz de comando está alinhado com alinhamento do cabeçote Ok folga de válvula 0,24 nesse cabo 0,8 de admissão para corretíssimo aqui na admissão tanto pode ficar 0,067 milímetros com pode ficar 0,10 centésimo de milímetro na Dias Cap pode ficar a 0,20 e 20 MM com pode ficar 0,26 centésimo de milímetro perto é 0,02 cm para menos e para mais ok então aqui na parte de válvula em relação ao cabeçote aqui está corretíssimo certo então vamos parar Outro ponto Agora vamos lá pro galera tudo prontinho aqui é agora vamos retirar que o sensor é o tecido temperatura e fazer a verificação de resistência e se ele vai mudar essa resistência de acordo com a temperatura ambiente certo vamos lá [Música] Fala galera para medir a resistência do sensor é o que se temperatura colocamos um motivo na escala de 20 cá coloquei dois certo Narizinho aqui ó vou poder fazer medição tem a borrachinha que eu poder Encostar um no outro a controlar frente aí um dos fios nos terminais e aprender ele é louco certo como é que a temperatura está em torno aí gente 30 a 35 graus a resistência que tem que dar em torno de 1,4 a 1,8 ohms tentar nessa média certo vou colocar aqui ó ok uma nas pontas de prova queria tem um dos fios EA vermelha no outro certo eu inverti vai dar mesmo chegar olha aí a seis Campos né então eu vou pegar aqui no onde se faz a leitura eu vou passar o dinheiro daqui para poder aquecer um pouco ele e aqui essa resistência vai ter que diminuir certo então vou encostar aqui ó ó [Música] e olha aí galera já tá dormindo ainda quanto mais e eu esperei aqui eu os dedos no terminal de leitura ele vai ter que baixar essa resistência certa e olha isso quanto maior for a temperatura que ele está recebendo menor vai ser a resistência e Menor vai ser a voltagem para o módulo de sinal quando ele recebe a alimentação de 5 volts aí ele vai mandando essa voltagem para o modo de acordo com a resistência dele certo agora eu vou parar e aos poucos como tá no ambiente que tá ventilando então ele vai começar aumentar essa resistência observa 1 e olha aí então tá trabalhando corretamente então presta o sensor é o que está ok vamos colocar no canto e agora vamos fazer o teste lá fazer uma verificação na vela de ignição para ver se tem algo de errado nela também vamos lá a galera já conectar aqui o sensor tem no local agora vamos fazer uma verificação a expressão lá na vela de ignição vamos lá pro galera vamos retirar aqui a vela ignição para a gente analisar certo dando uma visualizada nela aqui ó essa vela ela não é a original ela é falsificada certo bom então vamos retirar ela aqui e vamos fazer uma análise ela é [Música] E aí G1 E aí E aí e olha aí galera como tá o ele acordou [Música] e como faço pino agora ele queimou irregular o motivo que essa vela é falsificada certo então vamos sem colocar uma vela nova certo e o chá mente por motivo que a vela está danificada Ok para o sistema ficar o mais correto possível não é Beleza depois colocava ela aqui vamos montar colocar o tanque e fazer a verificação ela em funcionamento iremos fazer o que iremos apagar os códigos o armazenamento Central certo iremos mudar uma coisa com o motivo funcionar ela e analisar ver se ela vai voltar esses código ou mudar o mapeamento de combustível beleza até agora não encontramos nada irregular somente a vela certo tava irregular Então vamos fazer é apagar os códigos falhas fazer essa mudança de mapeamento e verificar o que pode ter acontecido aqui talvez é tenha rodado somente com álcool perto e ela mudou o mapeamento certo e tá causando e essa variação de aceleração essa dificuldade para funcionar mas que uma vela também está danificada então isso pode ter ajudado a fazer essa mudança de mapeamento perto Como pode estar falhando e dificultando ao funcionamento Ok vamos lá olha aí galera diferenciadoras que eu uso de uma para outra hora começa está fina e essa perfeita e a diferença aqui ó ó Tá certo essa que tem uma coloração e é mais curta o espaço e esse aqui não tem coloração e é mais longo espaço certo e as iniciais aqui ó são maiores Beleza então vamos substituir a vela que realmente essa vela que é falsificada e ela está danificada Então vamos colocar essa vela para ter um melhor rendimento na mão vamos lá então galera já montei toda aqui eu tô aqui no canto OK agora o procedimento é apagar os códigos de falha armazenar Central depois fazer o reset do mapa vem de combustível e depois fazer o reset do PPS pelo sensor é o tempo certo como eu fiz a verificação de Val fiz a verificação do bico injetor vela tem que fazer o reset do CPF ok a primeira coisa a gente fala o shampoo aqui no planeta deve ser entre o fio verde quando cheguei aqui o fio azul certo e agora vamos Apagar o Spotify querendo fazer vamos ligar a ignição certo aí antes de 5 segundos iremos desconectar e assim que segundo depois que diz Conectar conectar novamente e a Lucy um diagnóstico começará a piscar certo então Jump feito liga esse ignição desconecta e conecta aguentem aqui ó a injeção vai começar a piscar para saber se realmente pagou o código a gente desliga a ignição liga novamente vai ficar aceso direto e e pronto OK agora vamos apagar aqui ó passou reset novamente combustível está no código mapa Quatro ó certo comeríamos fazer iremos fazer o champagne deve ser certo E aí iremos puxar o punho total do acelerador puxar deixar Total assim ó puxado e vamos ligar a ignição a Luizinha aqui do teu de álcool né irá acender irá pagar quando aceder novamente iremos soltar o ponho total já vimos aqui desconectamos e reconectarmos e a luzinha aqui do marcador de teu de álcool irá ficar seis permanente certo então vamos usar já perfeito puxar emos aqui o por um total do acelerador seguramos e ligamos a ignição quando 2014 de ter o diabo ali ó acender só tamo saindo do acelerador desconectamos e conectamos novamente vai ter que ficar aceso direto ó não ficou acesa é é isso quer dizer que pode ser algum problema no TPS para que como a gente fez o procedimento correto só sei que o TPS esteja irregular e no teste desde deixando fazer o reset Então vamos tentar só mais uma vez desliguei uma ignição shampoo conectado ou totalmente puxado liga apreensão acendeu apagou quando aquele novamente soltamos desconectamos e reconectados ficar ser direta não tá ficando aceso direto continua piscando Então quer queremos fazer agora iremos verificar ou TPS o sinal do TPS vamos lá como é que iremos proceder e aqui ó dá um dado sensores ali ó iremos colocar um alfinete no fio Amarelo certo e iremos verificar a voltagem dele para o módulo iremos colocar um afinete no seu Amarelo múltiplo na escala de 20 igual de continuar ponta de prova preta no aterramento do motor EA vermelha no alfinete Aonde está o justamente o que o amarelo tem que ficar em medi 0,4 a 0 a 5 volts é com a borboleta fechada ao a gente começa a acelerar ela tem que ir de 0,4 ou 0,5 até 4.3 ver sem da corte de falha no decorrer dessa atenção até chegar no quadro quando fez vou vamos lá então galera coloquei um alfinete lá no conector da unidade de sensores núcleo Amarelo Lembrando que lá no conector da hoda sensores tem um fio amarelo com essa vermelha é para falar e somente no fio amarelo que é o sinal do TPS para o módulo contra o vermelha no alfinete no fio Amarelo ponta de prova preta no aterramento do motor multímetro na escala de 20v certo então vamos lá ignição Ok olha aí 0,4 aí agora é o seguinte iremos puxar o acelerador agora certa iremos puxar que o acelerador lentamente e ela vai variar de 0,4 a 4,3 volts certo não pode dar falha na leitura aqui da voltagem Então vamos lá puxar lentamente e E aí [Música] E aí [Música] E aí galera chegou em 3.8 volte já caiu criar um volte eu vou soltar um pouco acelerador vou soltar o qual o tava tocando aí ó 3.194 volte agora eu vou acelerar mais e ela já cai para 0,7 V Então esse é o motivo que a gente não tá conseguindo fazer o reset do mapeamento de combustível certo vou soltar acelerado agora foi para que esse ponto ou depois quando sete vou continuar acelerando ela tinha que ir para 4 controles volte eu vou chorar tudo olha aí fui para 0.6 volte então isso quer dizer o que quer dizer que a unidade de sensor está defeituosa ou sensor TPS está com defeito tem que ser substituído a andar de sensores Mas vamos lá para a gente conseguir fazer o reset do marcamento combustível que queremos fazer iremos puxar o ponho aqui Tá certo a iremos puxar o ponho aqui ó até 3.8 volte a botar aqui até pronta aqui a 3.8 vou tiramos segurar nessa posição certo iremos igual nessa posição aqui iremos fazer a mesma coisa iria me ligar a ignição quando a luzinha do teu do álcool acender a pagar novamente a acender a gente soltaremos o punho do acelerador desconectamos o conector LC e como é que nos novamente que iremos conseguir fazer o reset do mapeamento de combustível Então vamos lá vamos para o procedimento Lembrando que esse procedimento somente para a gente fazer a mudança de mapeamento Lembrando que tem que ser substituído a andar de sensores Ok só para vocês verem que o motivo que a gente não tá conseguindo fazer o reset do mar durante combustível é por motivo do TPS defeituoso Então vamos lá para o procedimento Fala galera vamos lá para você de medo a injeção tá ligado Por enquanto a gente deixar o punho Aqui de acordo com o que a gente precisa Então vamos puxar aqui o acelerador vamos deixar aqui na média de peraí 3.8 o João galera Ó já está segurado aqui ó na maneira de 4 volts ok certo agora vou desligar a ignição ó certo ou ponho está puxado aqui ó né na média de quatro volts agora vou ligar a ignição o Jampa e já está aqui ó então eu vou ligar a ignição agora aí ó Vai acender pagou quando acender a gente solta o. e voltamos o punho desconectamos e conectamos novamente Pronto agora vamos ver se após se fosse é direto olha aí galera já ficou a ser direto show de bola agora para gente confirmar se o novamente realmente mudou deixamos janta aqui conectado desligamos a ignição e ligamos e vai ter que ficar pescando somente uma vez [Música] E ai galera show de bola já mudou para o mapa uma Então OK agora o procedimento agora é funcionar motocicleta desligamos aqui a direção desse conectamos o shampoo só que a gente funcionar vamos fazer o reset do sensor é o teste do sensor TPS certo vamos fazer o reset pelo sensor at do sensor PPS vamos lá ó galera para fazer o reset do TPS aqui certo ao lado sensores fazendo o Japão DLC entre confio azul com fio verde com chá preto desse conectamos conector do sensor é o que e fazemos Jump entre os dois fios meu gente aqui ó essa pecinha aqui peguei um sensor eu ter danificado Tirei essa parte aqui e já peguei de um lado para o outro certo E aí o seguinte o estágio ampliado aqui quando eu ligar a ignição a luzinha da diagnóstico lá e irá começar a piscar antes de 5 segundos eu tenho que ir somente desconectar o jumpeamento da do conector do sensor é o que ao retirar irá piscar bem rápido a luzinha do diagnóstico lá certo vou mostrar lá no na ignição vamos lá na frente jamp Conectado e observe eu vou ligar que ignição e ela vai começar a piscar aqui ó pronto e agora eu vou retirar aqui e observe lá a posição que vai ficar eu tirei Observe que ele ficou bem rápido várias vezes certo vocês viram que preciso bem rápido várias vezes então duas vezes vezes bem rápido então isso aqui quer dizer que conseguimos fazer o reset do PPS Beleza agora desligue a ignição Oi Rê conectamos o conector do sensor é o que é o desconectamos andar de sensor ou conector DLC e agora vamos colocar a motocicleta para funcionar ligamos a ignição vamos dar partida agora é e agora vamos ajudar na na acelerador e E aí e quando funcionou agora iremos deixar aqui em média de 10 minutos ela funcionando para destino um ajuste do sistema de injeção da correia depois iremos verificar o sinal da sonda para o modo mesa o funcionamento está show de bola qual iremos aguardar e uns 10 minutos Vamos esperar agora 10 minutos vamos lá volta depois de 10 minutinhos funcionando perfeito funcionamento e agora vamos verificar o sinal da sonda lambda sensor de oxigênio para o móveis colocamos aqui alfinete no fio preto certo do lado das ondas ou mesmo no lado do chicote elétrico no fio preto com listra branca Ok no fio preto do lado da sonda ou no fio preto colete aguenta do lado do chicote elétrico no conector da sonda é um troll vermelha justamente no fio preto aqui ó um alfinete e com prova preta no aterramento com multímetro na escala de 20 volts e ela tem que ficar alterando de 0,1 a 0,9 mini router olha não funcionamento ela fica alterando a Hora Está rica hora está pobre a mistura Ok então show de bola o funcionamento Então galera um defeito da moto e e somente a unidade de sensores defeituoso Ô TPS defeituoso quando a o condutor estava acelerando ela ela chegava nesse ponto mais alto onde falava e ficava mandando uma voltagem é de 0,67 vou te uma temperatura lá em cima certo ou sensor eu mandava uma leitura ou TPM já mandava a outra uma uma resistência muito alta no sensor é o ter uma alimentação de retorno para o modo muito baixa 200 UTI e já do sensor TPS já mandava uma leitura em regular a temperatura que já estava certo tava uma alta temperatura e o sensor TPS mandava uma leitura abaixa então indicando que estava na podem descer ainda tava em um funcionamento lento E aí mandava pouco gasolina então isso mudava um mapeamento de combustível certo então defeito da moto a unidade sensores defeituosa show |